À conversa com... Francisco Meneses Pereira

19/02/2016 19:47

Olá a todos!!

 

Hoje, como prometido, venho trazer-vos a conversa com o escritor Francisco Meneses Pereira, autor de “Demónios de Uma Mansão” (Resenha).

 

Espero que gostem! :)

 

1. Em primeiro lugar, e não sendo muito original, pedia-lhe uma breve descrição para que os leitores o possam conhecer melhor…

Sobre mim… Sou uma pessoa de hábitos, são eles que me ajudam melhor a escrever. Teimoso, sou muito teimoso. Tenho vinte e um anos, vivo em Lisboa, como já tinha dito em vários sítios. Sou o autor do livro “Demónios de Uma Mansão”, que não sei quantas pessoas já leram, mas espero que tenham sido muitas… e que e tenham gostado. Em termos de escrita, gosto de escrever fantasia, principalmente. Sou uma pessoa bastante imaginativa. Costumo estar sempre a imaginar coisas novas para escrever. Tenho vários projetos para livros novos, já! Pronto, sou eu…

 

2. Começando pela parte da leitura, gostava de lhe perguntar por um livro especialmente inspirador para si…

Inspirador… Bem, tenho de falar dos livros do Harry Potter, não só pelo próprio livro, porque gostei bastante de todos (tinha 11 anos quando saiu), mas também pela história da autora, por aquilo que se sabe dela e da pessoa que ela é em geral. Acaba por ser uma inspiração não só o livro como própria autora em si. Mas há muitos outros que eu gostei de ler até agora e que são sempre inspiradores. Acabo por dizer que tudo o que acontece há minha volta é sempre uma inspiração. Porque, mesmo sem me aperceber, há coisas que me ajudam a ter uma nova ideia, coisas novas… Tudo ajuda.

 

3. Como descobriu o gosto pela escrita?

Eu escrevo desde que aprendi a escrever… Foi uma daquelas coisas que sempre me saiu, e me ajudou a acalmar… sempre foi algo que fiz por natureza e não por querer. Em relação a tudo: não só fantasia, mas também cobre coisas que me acontecem, desabafos,… Sempre foi a forma com a qual me identifiquei para fazer tudo isso… Cheguei a tentar desenho, mas não funcionou… (risos)

 

4. Disse-me que tudo o que vai acontecendo acaba por ser uma inspiração. Gostava realmente de lhe perguntar qual foi a inspiração para “Demónios de Uma Mansão”…

Foi fruto de uma conversa com um amigo… Uma discussão sobre uma série de televisão. Eu sou uma pessoa bastante crítica. Critico tanto pela positiva como pela negativa. É algo que não consigo controlar... E, ao criticar a série que o meu amigo me tinha recomendado, comecei a ter ideias. Ao mesmo tempo que lhe dizia o que estava bem e que se encontrava mal, pelo menos na minha opinião, comecei a ter as ideias e a escrever tudo…

 

5. Gostei bastante da obra, confesso, tendo encontrado nela mistério, terror e mesmo romance. Qual destes géneros considera mais desafiantes?

Acho que são todos desafiantes… Como escritor, ou como alguém que escreve para um público, é preciso ter sempre na mente o que é que uma pessoa fora de mim iria achar do que se está a passar. Se é natural, se era assim que as coisas se passariam… Portanto, todos são desafiantes. Não só o romance (porque não envolve apenas a personagem com a qual me identifico mais), mas também o terror (pela maneira como cada que a personagem se sente). Depende da personalidade da personagem… Mas os acontecimentos vão-se desenrolando.

Também depende das fases da vida… há dias em que escrevo melhor o terror e este sai-me muito mais naturalmente, tal como existem outros em que o romance é ,ais “fluido”.

 

 

6. Falando, então em personagens, existe alguma pela qual nutra um carinho/gosto especial..?

Os quatro principais, ou seja, os três irmãos e Eva. Foram aquelas criações mais pensadas e trabalhadas, ao longo de todo o livro. Tenho mais dificuldade em fazer-lhes mal, ou não. Depende do que vier no próximo… Mas, sim, são essas as que eu tenho melhor “guardadas”.

 

7. Ouvi “próximo”… Queria colocar uma questão, já que não resisto fazê-lo. O final de “Demónios e Uma Mansão” pareceu-me apontar para uma continuação… Podemos esperá-la?

Logo se vê…

 

(foi esta a única expressão que consegui… :( Mas pareceu-me um “sim” disfarçado ahah)

 

8. Tem algum conselho destinado a escritores que estejam a pensar publicar um primeiro livro?

O conselho que eu dou mais é não pensar no que se vai passar a seguir. Porque uma pessoa acaba ter medo de enviar o livro, das críticas que possam vir… Mas um não é um não, e cada pessoa é cada pessoa… Portanto, cada pessoa tem a sua opinião, e a pessoa que leu pode não gostar daquilo. Portanto, é não desistir ao primeiro não. Acontece muitas vezes encontrarem milhares de pessoas que não gostam do livro, mas que até se tornam bem sucedidas. Um desses casos é a própria J K Rowling (autora de Harry Potter). É esse mesmo o meu conselho: não desistir e tentar sempre continuar. Se é para isto que estamos cá, continuaremos esse sonho. Principalmente nos dias que correm…. Trabalhar por obrigação ao invés de por gosto, em termos financeiros, acaba por ser o mesmo…

 

9. Termino, perguntando-lhe quais os seus planos, neste momento, quanto à escrita…

Eu tenho várias ideias gerais sobre o que possa vir a escrever. Os meus objetivos são estar tanto na escrita como no cinema e televisão. Neste momento, pretendo entrar em concursos de guionismo. Aliás, o primeiro será uma adaptação de “Demónios de Uma Mansão”.

 

Resta-me agradecer-lhe pela disponibilidade e desejar-lhe o maior sucesso, manifestando o desejo de ler mais obras suas!

 

Assim, podem ficar a conhecer um bocadinho melhor este escritor…

 

O que acharam?

 

No domingo, o blog celebrará meio ano! O que acham de um passatempo? Portanto, não percam a sua publicação nesses mesmo dia… :)

 

Boas leituras!! ;)