Resenha: "A Célula Adormecida"

15/09/2017 21:00

 

 

 

  Editora: Topbooks
  Autor: Nuno Nepomuceno
  Edição: 1
  Número de páginas: 590

 

 

 

 


Sobre o autor

Nascido nas Caldas da Rainha, em 1978, Nuno Nepomuceno é licenciado em Matemática. É muito conhecido pela trilogia de espionagem “Freelancer”, cujo primeiro volume lhe valeu o prémio literário “Note!”.


A obra

Olá a todos!! :)

O livro ao qual me tenho dedicado a ler nos últimos dias foi enviado pelo autor para uma resenha sincera, tendo sido ainda um dos prémios da Maratona Quiz!

Tudo começa com um panorama de terror em Lisboa: um autocarro é feito explodir no meio da cidade, provocando mortos e feridos; além disso, o futuro primeiro ministro aparece morto em plena noite eleitoral, e tudo aponta para o suicídio... Terá sido mesmo isso? Só lendo saberão... Mas uma coisa é certa: o medo e o perigo chegaram à capital portuguesa!

No meio disto tudo, o professor catedrático Afonso Catalão é envolvido no mistério, após uma entrevista dada a uma estação televisiva. Não obstante o seu passado (ainda mais incógnito), o professor irá ajudar a descobrir se existe uma célula adormecida em Portugal, já tão próximo da Cimeira da NATO, que decorrerá dali a um mês... Terá sido este o verdadeiro ataque ou uma mera distração?

 


Antes de mais, tenho de vos dizer que gostei da ideia, do facto de o autor envolver o nosso pais no tema do terrorismo, que (felizmente) ainda desconhece a realidade. Gostei da teoria desenvolvida ao longo da obra, a qual já chegara a ponderar.

Acima de tudo, estou certo de que os temas desenvolvidos completam a tematica geral: é-nos apresentada uma família de refugiados em Portugal, conhecemos um pouco da cultura islâmica e dos conflitos no Médio Oriente, a mediatização dos atentados e as represálias que caem sobre os inocentes muçulmanos que apenas visam a paz. Por acaso (ou nem tanto!), ao longo de toda a obra, a distinção entre o islamismo e terrorismo e perfeitamente desenvolvida e conseguida: islamismo é paz e respeito, terrorismo é morte e deturpação dos princípios de Alá.

E tudo é acompanhado de um toquezinho de espionagem com o qual me deliciei...

A narrativa em terceira pessoa alterna entre o professor Catalão, a família de refugiados e uma jornalista de renome que investiga o caso para apresentar aos portugueses. Já a escrita, não me agradou assim tanto: nitidamente, vocabulário não falta ao autor, mas creio que lhe faltou um bocadinho de ritmo, frases um pouco mais longas e ligadas, menos interrupções. Desta forma, até os momentos de suspense no final dos capítulos teriam outro impacto.

 

(Vejam só o autógrafo do autor!!)


As personagens são bastante cativantes, ou melhor, vão-se tornando à medida que vamos avançado e conhecendo melhor o seu caráter. E mesmo o seu passado (existem alguns recuos aos anos anteriores, e nas doses certas).

A capa, bastante simples, representa uma simbologia presente em toda a obra. A diagramação auxilia a fluidez da leitura.

Enfim, gostei da abordagem do autor, mesmo que não tinha sido a mais criativa. Conseguiu cativar-me durante toda a leitura, o que é um ponto mais que positivo. Aconselho a todos, para que sejam cidadãos mais conscientes acerca do que ocorre à sua volta, e do que o terrorismo engloba, os seus objetivos. E, já sabem, aproveitem que é nacional!

Boas leituras!! ;)

 

Oferta de:

Tópico: Resenha: "A Célula Adormecida"

comentário

Data: 09/10/2017 | De: Luana Alves

Olá! Não conhecia o autor ou a obra, mas gostei de saber mais sobre o enredo. A sinopse me instigou, deu vontade de ler, apesar da falta de ritmo apontada na resenha.
Bjs

comentário

Data: 08/10/2017 | De: Fábrica dos Convites

Não conhecia o livro, mas achei legal a temática abordada, além de importante pelo momento que vivemos. Melhor ainda é saber que ele mostram bem a diferença entre a religião e o terrorismo.
Bjs, Rose

Resenha

Data: 24/09/2017 | De: Nina Spim

Oi, tudo bem? Fiquei interessada no livro, especialmente porque não conheço nada da literatura portuguesa contemporânea, não sei se realmente chega aqui no Brasil, eu nunca vi :/ Gostei da temática, essa coisa policial meio frenética, engajando assuntos atuais e sobre os quais precisamos muito refletir. Com certeza, leria! Quanto à capa, eu não a acho simples (e acho que um designer gráfico te diria o mesmo haha). Gostei muito da dica e da resenha! :)

Love, Nina.
http://ninaeuma.blogspot.com/

Resenha

Data: 22/09/2017 | De: Gabriela

O enredo não me atraiu muito, fico bem intrigada quando vejo nos jornais o tema terrorismo, mas não leria.
Sua resenha está ótima, parabéns.


Beijos

Olá!

Data: 19/09/2017 | De: Lucy

Gostei da sua resenha! Faz tempo que não leio Literatura Portuguesa contemporânea, parece ser um livro bem bacana!
Bjos!
<a href="http://poressaspaginas.com/">Por essas páginas</a>

Resenha

Data: 19/09/2017 | De: Vivianne Sophie

Olá,

Não conhecia esse livro, mas gostei muito da sua resenha, a obra parece carregar mistérios interessantes e uma trama muito consistente. Excelente resenha!

Abraços,
Cá Entre Nós

Olá!

Data: 19/09/2017 | De: Camila de Moraes

Não conhecia essa obra, mas fiquei super interessada com a premissa. Só fico um pouco com receio com essas questões na trama e de com isso deixar a leitura arrastada a ponto de abandonar.
Beijos!

Comentário

Data: 17/09/2017 | De: Kamila Villarreal

Olá!

Não conhecia esse livro, mas parece ser um tanto interessante. Legal sua resenha, mesmo eu tendo que pesquisar o significado de "autocarro" na internet hahaha

Resenha

Data: 16/09/2017 | De: Jennifer Silva

Oii! Nossa, parece ser uma história bem interessante, envolvente e muito atual. Eu não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa para conferir. Sua resenha está ótima, espero ler essa obra um dia, bjss!

Nacional, amo...

Data: 16/09/2017 | De: Cabine de Leitura

Algo novo pra mim, usar Portugal como cenário, já gostei disso.
No geral o enredo me lembra muito Anjos e Demônios, o que também é bom uma vez que curti muito.
Agora eu tenho que tirar o meu chapéu e dizer que teria prazer em ler uma vez que é de autor nacional.

Beijos e obrigada pela dica.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

1 | 2 >>

Novo comentário