Resenha: "Área 51: A Descoberta"

08/09/2016 20:01

 

 

 

  Editora: Chiador Editora

  Autor: João Pedro Rodrigues

  Edição: 1

  Número de páginas: 500

 

 

 

 

Sobre o autor

Nascido em 1993, concluiu o ensino secundário em Economia, tendo sempre manifestado o gosto pela leitura e, desde cedo, também pela escrita. Aos 16 anos começou a escrever este mês livro, publicado em setembro de 2015.

 

A obra

Olá a todos! :)

 

Eu li este livro em 2 ou 3 dias na maratona de verão, e não me arrependo de o ter feito (até foi bom, devido ao seu tamanho).

 

Este livro conta a história de 4 amigos que pretende descobrir o que esconde a Área 51, que tanto aguça as mais diversas curiosidades, sejam elas de índole científica ou não.

 

Para além disso, estes enfrentam alguns problemas familiares e entre eles até, o que os atrasa nessa descoberta. Mas o que será que vão encontrar?

 

 

Confesso que gostei do estilo do autor, leve e descontraído. Contudo, sente-se uma escrita ainda “verde”, não amadurecida, e até com algumas repetições desnecessárias. Ainda assim, a leitura é minimamente fluida.

 

Por vezes, foi descontraído demais, usando calão até na narrativa. Porém, é capaz de passar sentimentos ao leitor.

 

Por outro lado, considero que os diálogos podem ser o ponto forte do autor, para além das reviravoltas planeadas.

 

Acho tudo demasiado detalhado e que não se justifica a sua extensão. Isto também porque existem segmentos demasiado parados (até de 100 páginas). A meio do livro, um jogo de paintball descrito ao pormenor; os problemas pessoais (alguns cliché) tomaram demasiadas páginas sem ação. Enfim, pareceu-me que o autor perdeu a mão na história. Se não fosse a maratona, essa parte demoraria alguns dias a ler…

 

Tom, o protagonista, não me cativou muito. Apenas no final. Excessivamente confiante e sempre centrado em si e no que pretende, perde a noção da realidade e toma atitudes que não me agradaram em nada.

 

 

Como de costume, erros ortográficos em excesso…

 

Os momentos de tensão foram bem conseguidos e ainda nos são passadas algumas lições, (não muito originais...).

 

Resumindo, tem alguns defeitos, mas gostei de o ler e adorei a aventura, também porque a temática me agradou.

 

 

A propósito, tenho uma(s) surpresas para vocês depois de amanhã!! A sério! :)

 

Boas leituras!! ;)

 

Oferta de