Resenha: "Belgravia"

02/07/2017 16:46

 

 

 

  Editora: Editorial Presença

  Autor: Julian Fellowes

  Edição: 1

  Número de páginas: 448

 

 

 

 

Sobre o autor

Nascido no Cairo, Julian Fellowes é um multipremiado ator, escritor, realizador e produtor. Conquistou três prémios Emmy como criador, autor e produtor executivo da série de televisão Downton Abbey. Escreveu dois bestsellers, assim como argumentos de diversos filmes, e, em 2011, foi nomeado membro vitalício da Câmara dos Lordes, vivendo em Londres com a esposa, Emma.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Já há algum tempo que ansiava pela leitura deste livro. Em primeiro lugar, estou neste momento a assistir à 4ª temporada de Downton Abbey. Depois, li imensos elogios acerca deste livro, e é claro que queria confirmá-los.

 

Infelizmente, a leitura teve de ser interrompida por causa dos exames. No entanto, mal “me livrei” destes, terminei esta viagem pelos anos 40 do século XIX, em cerca de duas tardes.

 

Após o famoso baile da duquesa de Richmond, em Bruxelas (aquando da Batalha de Waterloo), uma filha de burgueses descobre ter sido enganada por um jovem visconde que morreu em batalha. Percebendo que o seu casamento com ele fora forjado, Sophia vê-se grávida de um bastardo, e acaba por morrer durante o parto.

 

 

Os pais de Sophia conseguem esconder este segredo durante vinte e cinco anos, e o bebé (deixado ao cuidado de um clérigo) é já um homem de negócios prestes a começar o seu empreendimento. Mas uma pequena fuga de informação traz a verdade aos ouvidos da avó paterna, e esta (tal como o avô materno) procuram estabelecer uma relação discreta com o neto.

 

Mas, no meio da alta sociedade inglesa, as coisas não são assim tão simples. Levantam-se suspeitas, e desencadeiam-se jogos de interesses, relacionados com heranças e ciúmes. E até os serviçais têm a sua intervenção. Ah, e nunca esquecendo o romance…!

 

Para alguém que não se costuma “adaptar” à maioria dos romances de época que se encontram nas livrarias, é extraordinária a forma como este livro me cativou tanto! Não há dúvidas que o livro tem um toque bastante diferente.

 

A ambientação ao momento histórico foi perfeita. Realmente, confirmo que Julian Fellowes tem um talento natural para nos integrar numa determinada época histórica, e para simplesmente nos deixar envolvidos pela história, fazendo com que cada costume específico (pormenores incluídos) pareça ao leitor parte integrante da sua rotina.

 

 

A escrita do autor é muito madura e mantém um ótimo ritmo de leitura. Para além disso, a narrativa é bem trabalhada e flui com facilidade, com a ajuda das situações que permitem equilibradas doses de ironia, numa subtileza experiente.

 

Quanto às personagens, não há muito a dizer. À exceção de uma, todas são muito cativantes, ao que acresce o facto de compreendermos (quase) todos os seus motivos. As suas personalidades (próximas de serem planas na aparente complexidade) provocam diversos momentos caricatos (ou enervantes, dependendo do ponto de vista).

 

A parte gráfica dispensa descrições. Já viram bem esta capa?? É uma das mais bonitas que tenho na estante! E a diagramação está também muito bem conseguida. O único “senão” é o facto de os capítulos serem um pouco extensos.

 

Resumindo (e terminando a resenha, desculpem a extensão!), Belgravia é um livro histórico bem construído, que envolve intrigas no meio de uma visão um tanto crítica e bem divertida, que conduz toda a história, e torna o livro simplesmente delicioso! Leiam!!
 

Boas leituras!! ;)

 

Oferta de

Comprem o livro aqui.

 

Tópico: Resenha: "Belgravia"

Comentario

Data: 06/07/2017 | De: Shayanne

E cá entre nós, quem não ama uma boa intriga? Esta resenha está maravilhosa em todos os sentidos, ela tem uma ótima estrutura na escrita e informações no relatos do livro, e olha, com toda certeza me deixou na enorme vontade de ler ele.

Resenha fofa!

Data: 06/07/2017 | De: Roberta Gouvêa

Olá, tudo bem?
Eu adoro essas intrigas tenebrosas de livros de época, ainda mais quando de família. A capa está linda e me chamou bastante atenção, assim como a premissa do livro.
Beijos <3

Comentário de Resenha

Data: 06/07/2017 | De: Priscila

Oi,
Já vi algumas pessoas elogiando a série e tinha lido que a intrínseca publicou o livro. Essa é a primeira resenha que leio e gostei muito da trama. Essa parte dos empregados estarem envolvidos nas intrigas deve ser muito tenso, pois são pessoas que estão dentro da casa deles. Vou anotar a dica. Parabéns pela resenha.
Bjs.
Pri.
https://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

Opinião

Data: 06/07/2017 | De: Tahis

Olá!
Estou louca para ler esse livro, ainda mais sendo um livro de romance histórico, está na minha lista de desejados. Gostei de saber mais sobre a história, e saber que ela te cativou, pois isso me deixa bem animada rs' espero ler e breve!

beijos!

Resenha Belgravia

Data: 05/07/2017 | De: cila-leitora voraz

Oi. tudo bem?
Eu estou louca para ler esse livro, romances épicos e históricos são os meus preferidos. Achei o enredo desse bem diferente, pois é mais voltado para as intrigas e o que esse segredo causou na família. Sua resenha ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
https://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

Quero Ler

Data: 05/07/2017 | De: Grazielli

Oie amore,

Que capa lindeza.. curiosa já!
Ainda não parei pra ler nenhum desses livros de época, mas confesso que cada resenha que leio nessa temática fico bem curiosa.
Vendo sua empolgação, já anotei a dica por aqui!

Beijokas!

Resenha

Data: 03/07/2017 | De: Neyla

Li Belgravia ano passado e ele entrou para a lista dos melhores de 2016. A história me cativou e todas as intrigas só fizeram com que eu ficasse mais curiosa a cada novo capítulo. E a reviravolta? Meu queixo foi no chão e voltou! Hahahaha
Fico feliz que tenha gostado!
Beijos

comentário

Data: 03/07/2017 | De: Fábrica dos convites

Belgravia é um livro que me encantou desde a primeira vez que o vi, mas que infelizmente ainda não consegui parar para ler. Que bom que mesmo não sendo tão fãs de romances de época, este conseguiu te cativar, então fico imaginando comigo, que sou fã do gênero.
Bjs, Rose.

Comentário

Data: 03/07/2017 | De: Adriana Moreira

Oi, Diogo!
Eu adorei sua resenha e fiquei curiosa para saber mais sobre o destino desse bebê que agora já é adulto e não sabe de sua verdadeira história. Será que isso vai mudar alguma coisa na trama? Vou procurar saber lendo.... A capa é belíssima mesmo e sua resenha está maravilhosa! Parabéns! Abração,
Drica.

Belgravia

Data: 03/07/2017 | De: Jessica Christina

Oi, tudo bem?
Estou ensaiando para começar a assistir Downtown Abbey a tempos! Amo a Inglaterra e amo tudo relacionado a esse amado lugar. Esse livro parece ser um tipo de leitura maravilhosa para se realizar, espero poder conferir em breve!

1 | 2 >>

Novo comentário