Resenha: "Convergente"

15/07/2016 19:58

 

 

Editora: Porto Editora

Autor: Veronica Roth

Edição: (março de 2016)

Número de páginas: 416

 

 

 

 

Sobre a autora

Veronica Roth nasceu em Nova Iorque, a 19 de agosto de 1988. Nos seus tempos de faculdade, escreveu esta obra, a sua primeira. Esta coleção valeu-lhe uma série de prémios literários muito conceituados.

 

A obra

Olá a todos!!

 

Acabei de ler este livro há poucos minutos. Prefiro escrever a resenha de imediato, para aproveitar o choque que ainda me domina e me anestesia nesta tarefa, acompanhado das minhas fieis notas.

 

Infelizmente, esta autora não foi tão “fiel” assim, o que me faz querer largar um spoiler daqueles bem grandes… Mas não vou fazê-lo, já que isso estragaria a toda a leitura da série.

 

Bem, depois de Divergente e Insurgente,  este livro termina a trilogia de Veronica Roth de uma maneira arrasadora!!

 

(SPOILER DOS VOLUMES ANTERIORES!!!)

 

Para começar, os acontecimentos sucedem-se a um ritmo frenético. Depois da bomba largada no ataque dos sem fação, a população da cidade divide-se e formam-se grupos revolucionários. Tris e Tobias, acompanhados de personagens já por nós conhecidas, saem das fronteiras… E descobrem algo que muda as suas vidas e a forma como veem o seu mundo, o mundo que até então conheciam.

 

As revelações vêm umas atrás das outras, deixando-nos boquiabertos a cada página virada. Passamos a compreender (ou não) vários episódios dos livros anteriores e até a ver diversas personagens de uma forma diferente, tais como Peter, a mãe de Tris, e até mesmo Quatro.

 

Isto porque, neste volume, a nossa protagonista divide de forma quase igual a narração com o namorado, o que nos permite conhece-lo de outra perspetiva. Confesso que, a início, esta rotatividade se tornou um pouco incómoda, mas rapidamente me acostumei e percebi as suas vantagens.

 

Outro aspeto que adorei foi o facto de não serem deixadas pontas soltas, porque, como vocês sabem, fico sempre desconfortável com finais abertos.

 

 

Não posso deixar de elogiar a escrita de Veronica Roth novamente, que apreciei bastante!! Direta e objetiva, permite-me visualizar e sentir (física e emocionalmente) tudo o que é descrito, perceber as emoções repassadas.

 

Já sabem que o romance é o centro, até porque o livro se baseia nas relações entre as personagens e no que elas sentem com estes episódios todos e as reviravoltas!

 

A reflexão assume um papel ainda maior! Para além de nos fazer pensar nas reações e em como devemos agir, deixa-nos uma “ponte” entre o mundo do livro e a realidade, criando muitas outras questões (além daquelas que já pairavam dos volumes anteriores…).

 

Também o ambiente e as personagens foram muito bem criados, elaborados e desenvolvidos ao longo do livro! :)

 

Resumindo, bem escrita e desenvolvida, a coleção teve tudo para acabar em grande mesmo! Nada a apontar, na minha opinião!

 

Só deixo um pedido: leiam!!!!! Por favor!! Esta trilogia é digna de ser lida e relida vezes sem conta!!!!

 

 

Quanto à próxima leitura, vem aí "A Cabana"!

 

 

Boas leituras!! ;)

 

Volumes existentes da coleção:

Divergente

Insurgente

Convergente

 Quatro