Resenha: "Electrões de Um Átomo"

24/10/2017 20:27

 

 

  Editora: Chiado Editora

  Autor: Nuno Silva Caeiro

  Edição: 1

  Número de páginas: 116

 

 

 

 

Sobre o autor

Nascido em 1978, Nuno foi criado pelos seus avós maternos, numa pequena aldeia nos arredores de Vila Nova de Famalicão. Foi obrigado a abandonar os estudos no final de 2000, por dificuldades económicas, e nunca conseguiu estabelecer uma carreira. Os insucessos que tem sofrido, marcam profundamente o seu espirito sensível.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Como sabem, não sou leitor habitual de poesia. Raramente leio e, quando o faço, apenas me foco num ou noutro poemas avulsos, nunca num livro organizado. No entanto, este foi enviado de “surpresa” pela editora, e eu tive todo o gosto em fazer a leitura! :)

 

Bem, antes de mais, devo dizer que não esperava o que encontrei. Pensei em algo mais intrincado, de difícil compreensão. E, pelo título, até algo mais negro ou negativista. Mas digamos que é “venda de gato por lebre”… No meu caso, resultou, mas não posso garantir que o mesmo vá acontecer aos que preferem uma perspetiva mais negra.

 

 

De qualquer das formas, achei a ideia curiosa, e alguns dos poemas atingiram a originalidade. Como aquele que se resumia a uma metáfora respeitante a Deus e o Diabo a jogarem xadrez! Esse foi um dos meus favoritos.

 

Já outros não passam do cliché da amada, da sua beleza infinita, do seu jeito cativante, etc e tal… Primeiro uma, depois um fim de relação; mais tarde, é outra… Essas partes não me agradaram tanto, ainda que façam notar uma certa organização, uma estrutura minimamente coerente (mesmo que não perfeita).

 

O estilo do autor á bastante leve, humilde até. Vamos seguindo a sua escrita com uma rapidez e fluidez bastante agradáveis. No entanto, este acaba por ser atrapalhado pelos erros de revisão, que, na poesia, são verdadeiramente incómodos, e imperdoáveis.

 

 

Finalmente, tenho a dizer que li o livro em pouco mais de uma hora. Lê-se rapidamente, com um certo gosto. No entanto, por muito que se queira, não passa disso. Lê-se, compreende-se e passa-se o tempo mais facilmente. É um livro “ok”…

 

Visto que se trata de um livro de diversos poemas, não posso avaliar a história ou as personagens, nem nada daquilo a que estamos habituados, pelo que a resenha ficará por aqui, bem curtinha. Se gostarem de uma poesia levezinha e rápida, sem grandes expectativas, arrisquem na leitura deste livro.

 

Boas leituras!! ;)

PS: Na véspera da noite de Halloween, contem com a opinião de um filme mais ou menos relacionado, um filme mais “atemorizante” do que o habitual. :P

 

Oferta de:

Tópico: Resenha: "Electrões de Um Átomo"

Comentario

Data: 31/10/2017 | De: Ana Souza

Infelizmente não tenho a sensibilidade de compreender poesias, mas gostei de conhecer o livro aqui no seu blog.
Vou anotar a dica para futuros presentes.

Beijinhos!!

#Ana Souza
https://literakaos.wordpress.com

...

Data: 27/10/2017 | De: Valéria

bem, até que gosto de poesias mas não me senti tentada a encarar essa leitura, mesmo que fosse feita em poucas horas...

pena os erros de revisão terem tirado um pouco do prazer da leitura...
pela capa, nunca diria se tratar de um livro de poesias...
bjs...

comentário

Data: 27/10/2017 | De: Fábrica dos Convites

Quando vi a foto do livro não imaginei em momento algum que teria algo haver com poemas, uma surpresa total para mim! Que bom que você gostou da leitura.
Bj, Rose

Oi, tudo bem?

Data: 27/10/2017 | De: Maria Luíza Lelis

Eu confesso que também não gosto muito de poesia e, talvez por isso, ainda não conhecia esse livro. Uma pena que a leitura tenha sido apenas razoável, mas que bom que pelo menos foi fluida.
Mas você tem razão quanto aos erros de revisão. Acho que em livros de poesia eles se tornam ainda mais evidentes e imperdoáveis.
Beijos!

Livro para ler sem grandes pretensões

Data: 27/10/2017 | De: Anna Caroline

Eu gostei muito da sua resenha, foi bem sincera. Eu acho que a poesia carrega um grande peso, já que temos grandes autores clássicos no gênero, portanto sempre lemos com a expectativa alta. Eu acredito que a poesia precisa ser intensa, despertar sentimentos, fugir do comum... não cabe um livro OK nesse gênero, por isso vou passar a dica.
Obs: Julgando pela capa não acharia jamais que esse é um livro de poesias.
Beijos

Comentário

Data: 26/10/2017 | De: Aline Furtado

Olá!
Em primeiro lugar, parabéns pela resenha, está ótima!
Eu não tenho muito o hábito de ler poesias, assim como você leio algumas avulsas, às vezes.
Pela suas impressões posso dizer que a obra não me chamou muito a atenção, principalmente quando li sobre os erros de revisão.
Beijos.

Opinião

Data: 25/10/2017 | De: Morgana

Oiii Diogo tudo bem?
Que demais essa resenha guri, eu sou fascinada mesmo por poesia e cada vez que leio encanto-me,gostei de saber a sua opinião, ainda mais sendo um nacional, tão cheio de leveza com as palavras.
Beijinhos

Vêvévi

Data: 25/10/2017 | De: Vêvévi

Olá,
Já li muita poesia e acabei cansando um pouco do gênero, mas volta e meia eu me pego lendo algo, as vezes até sem querer.
Fico feliz em saber que foi surpreendido pelo livro.
Beijos

Ótima resenha

Data: 25/10/2017 | De: Andrea Morais

Olá!
Também não sou uma leitora ávida de poesia, mas fiquei intrigada com o que você disse em sua resenha que ficou muito bem escrita e sincera, parabéns!!

Novo comentário