Resenha: "Férias Misteriosas"

28/11/2016 20:53

 

 

 

  Editora: Civilização

  Autor: P D Baccalario e A Gatti

  Edição: 1

  Número de páginas: 176

 

 

 

Sobre os autores

Ambos nasceram em Piemonte (Itália) entre 1974-75. Baccalario começou a escrever, afirmando-se um explorador curioso (embora discreto) desde esse tempo, no qual criava histórias enquanto fingia tirar apontamentos.

Já Gatti, resultado do mesmo espírito de aventureiro, explorou as imensas gavetas misteriosas de sua casa, tendo começado por escrever as histórias que estaria por trás dele.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

A resenha de hoje é do quarto livro desta coleção que tanto marcou a minha infância!! Para quem não conhece aqui vai um resumo…

 

Os detetives da Viela Voltaire são um grupo de vizinhos, fãs de romances e, acima de tudo, de um bom mistério. Cansados das reuniões de condomínio, decidem desvendar os segredos da cidade do amor…

 

Neste volume, os nossos protagonistas (Anette e Fabò) e os seus pais vão passar férias a um hotel saudável e zen.. Tudo para se tornar uma valente seca para as duas crianças.

 

Mas não é isso que acontece!! A chegada do famoso escritor Pennac não deu lugar a uma estadia longa, já que o mesmo desapareceu… Novo mistério para a nossa equipa! :)

 

 

Vocês já sabem: eu adoro o estilo leve, descontraído e até, por vezes, exagerado desta coleção. O que se acentuou ainda mais neste volume! Amo os personagens, engraçados, com humor, cativantes, acima de tudo!!

 

Devo confessar que a diagramação está irrepreensível, assim como a capa e as ilustrações, estas últimas a preto e branco, muitas vezes apenas contornos. Gosto muito do traço!! :)

 

O livro consegue o espírito e ambiente parisienses, assim como momentos de diversão e outros de um relativo suspense. Um ponto bem positivo, parece-me!

 

 

Ao contrário do livro anterior, os autores conseguiram manter o mistério, desvendado apenas nas últimas páginas!!

 

Neste volume, senti falta dos restantes personagens que não a família principal… Tiveram um papel menos importante… Ainda que ganhemos uma maior conhecimento da família e respetiva dinâmica.

 

Enfim, é um livro para crianças e para todos os adultos que gostam do género (e que, tenho quase a certeza, não descobrirão a verdade…). :)

 

Boas leituras!! ;)

 
 

Livros da coleção:

Um Copo de Veneno

Não Se Mata Um Grande Mágico

O Estranho Caso do Retrato Flamengo

 Férias Misteriosas 

A Baronesa no Baú

O Mistério Caderno Chinês

O Esqueleto Debaixo do Teto