Resenha: "Gregor: A Primeira Profecia"

12/09/2017 20:29

 

 

 

  Editora: Editorial Presença

  Autor: Suzanne Collins

  Edição: 1

  Número de páginas: 256

 

 

 

 

Sobre a autora

Suzanne Marie Collins, nascida a 10 de agosto de  1962, é uma escritora e roteirista de ficção científica e literatura infantojuvenil americana, conhecida principalmente pela trilogia “The Hunger Games”.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Como já sabem, eu tenho imensa vontade de começar a ler esta coleção. E especialmente devido à autora, que escreveu a minha adorada trilogia “The Hunger Games”! Mas ambas as criações dispensam comparações…

 

Na verdade, o que encontrei neste livro foi bem diferente do que esperava. Primeiro, é-nos apresentado Gregor, um rapaz de onze anos que vive com a mãe, a avó senil e as irmãs mais novas, Lizzie e a pequena Boots, de dois anos.

 

Um dia, quando está a tomar conta delas, vai com Boots até à lavandaria, onde é sugado para dentro da conduta de ar, caindo num mundo cheio de aranhas, baratas e ratos enormes, assim como morcegos unidos aos humanos que lá vivem. É a Subterra.

 

 

Não podendo regressar de imediato, os subterrestres acolhem-nos na cidade de Regalia. Mas descobrem que Gregor pode ser o guerreiro que tanto esperam e que lhes trará a luz. E Gregor acredita que poderá encontrar o pai, desaparecido há mais de dois anos, pelo que aceita a perigosa aventura rumo à Terra Morta…

 

Antes de mais, tenho de dizer que, desde que iniciei a leitura, só descansei quando a terminei! Não é que os momentos de tensão sejam mais fortes do que  em “Os Jogos da Fome”, por exemplo, mas a verdade é que há qualquer coisa que me consegue cativar e manter o ritmo de leitura até à última página.

 

Suzanne Collins comprova a sua criatividade, conseguindo criar um mundo completamente distinto e que tem os seus traços próprios. Não é um livro muito complexo, mas cativou-me na sua simplicidade! Essa é que é essa!

 

A autora, talvez pelo contacto com os programas infantis, é capaz de criar cenas que me lembram perfeitamente alguns clipes de desenhos de animação. As cenas engraçadas são bem conseguidas (alegrando também o leitor mais velho), e as mais tristes ou sombrias conseguem ser mais leves, tirando a carga e profundidade. Senti-me enlevado até ao fim!

 

 

Algo que me chamou a atenção foram os apelos (in)diretos à igualdade e ao igual tratamento entre os diferentes povos, assim como a simplicidade com que os mais novos são capazes de agir sob estes princípios, de modo espontâneo.

 

A escrita é já chamativa (tendo em conta que este livro foi publicado bem antes de “Jogos da Fome”) e permite uma fluidez de leitura. No entanto, creio que existem um ou outro (raros) erros de revisão. Já a capa é maravilhosa, na minha opinião, igualmente simples e bela.

 

Finalmente, as personagens. Estas conseguem cativar. E até as que não aparecem em cena nos conseguem transmitir sentimentos e mensagens.

 

Bem, depois de uma entrada tão boa na coleção (cujo último volume foi publicado o mês passado pela Editorial Presença), espero mesmo vir a ler o seguinte em breve!! Aliás, todos os da coleção! Estou ansioso por saber o que acontecerá no segundo volume, e, claro, por me deixar levar por mais uma aventura de Gregor, o Sobreterrestre!!
 

Boas leituras!! ;)

 
 
Comprem o livro aqui.
 
 
Oferta de:

Tópico: Resenha: "Gregor: A Primeira Profecia"

comentário

Data: 20/09/2017 | De: Marina Brum

Adoro as obras da Suzanne Collins, esse título ainda não li porém ja está na minha lista e quero muito fazer a leitura em breve!

Não conhecia a obra

Data: 18/09/2017 | De: Michele Lopez

Olá,
Não conhecia essa obra da Suzanne, mas de cara já fiquei bem intrigada pelo fato de a capa dele me chamar muito a atenção.
A premissa é mais um ponto positivo e que me agrada. Torcendo junto com você para que os próximos volumes sejam lançados o quanto antes para que você possa continuar acompanhando Gregor.

Comentários

Data: 18/09/2017 | De: Mari

Dessa autora só li Jogos Vorazes e gostei bastante. Não conhecia essa obra.
Beijos
Mari

^^

Data: 17/09/2017 | De: Valéria

Olá, moço... eu nunca tinha visto esse livro da autora, só a trilogia famosa devido aos filmes...
não curti muito a escrita dela,mas os fãs certamente vão apreciar... bacana a leitura ter fluido bem...
beijos... ^^

Comentário

Data: 16/09/2017 | De: Fabiana

Olpa, tudo bem?
Confesso que não conhecia a autora. Estou embarcando agora mais a fundo nesse gênero de fantasia e essa obra tem uma ótima premissa.
Curti a sua resenha e saber que a obra te fisgou tanto.
Se surgir a oportunidade certamente realizarei a leitura.
Beijos

comentário

Data: 16/09/2017 | De: Fábrica dos Convites

Minha colaboradora do blog leu e resenhou esta série, ela adorou. Uma pena que eu não tenha lido ainda. A capa está bonita mesmo, concordo contigo.
Bjs Rose.

Oi

Data: 16/09/2017 | De: Bruna Costabeber

Oi tudo bem?
Já li Divergente dessa autora e, confesso, não quero muito ler outras coisas dela porque me decepcionei um pouco, sabe? Fiquei contente por a autora ter mostrado sua criatividade nesse livro e intrigada para saber como tudo se desenrola apesar de não ter muita vontade de fazer essa leitura.
Beijos

Vêvévi

Data: 15/09/2017 | De: Vêvévi

Que legal poder saber mais sobre esse livro.
É uma série continuação da série de Gregor O Guerreiro da Superfície, ou foi relançamento da editora com capa e nome diferente?
Beijos

Re:Vêvévi

Data: 15/09/2017 | De: No Conforto dos Livros

É o primeiro volume da série, só que este é o título em Portugal :)

Comentário

Data: 14/09/2017 | De: Gleyse Vieira

Olá, confesso que não sou muito chegada no gênero, mas imagino que a escrita da autora seja primorosa, tendo em vista o que ela já escreveu antes, neh... Bjs

1 | 2 >>

Novo comentário