Resenha: "Maze Runner: Provas de Fogo"

30/03/2016 19:31

 

 

  Editora: Editorial Presença

  Autor: James Dashner

  Edição: 4

  Número de páginas: 368

 

 

 

 

 

Sobre o autor

James Dashner nasceu em novembro de 1972, na Geórgia, e especializou-se em contabilidade. Já publicou cerca de duas dezenas de livros, tendo maior destaque as coleções “The Maze Runner” e “The 13th Reality”. As suas obras dirigem-se ao público infanto-juvenil e são, na sua maioria, livros de ficção científica e especulativa.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Hoje venho partilhar a minha opinião do segundo livro de Maze Runner, “Provas de Fogo”…

 

Como já sabem, eu adorei o outro!... E neste, não me dececionei!! Achei um pouco diferente, talvez com uma maior carga emocional, mas também “tensão”… Mas isso é ótimo!! :)

 

Bem, primeiro, conto-vos um pouco da história…

 

Depois do labirinto (Correr ou Morrer), os clareirenses sentiram-se descansados.. Finalmente acabara! Pois, talvez não… Vai ser ainda pior!!

 

Quando acordam e saem do seu quarto, deparam-se com os seus “salvadores” mortos e com o desaparecimento de Teresa… No seu lugar está Aris, um jovem do outro grupo… “Mas que outro grupo?!?”, perguntam vocês (eu também me questionei assim!). Pois, ao que parece, para além do grupo de clareirenses que conhecemos, existiu outro labirinto, no qual “viveram” um grupo de raparigas e Aris…

 

O nosso grupo, agora só de rapazes, recebe uma “missão”: caminhar para norte uma distância enorme até chegar a um refúgio. Escusado será dizer que as armadilhas são muitas, assim como as mortes…

 

Mas Thomas e os outros também conhecem pessoas novas… Crankos, ou seja, pessoas que sofriam do Fulgor (a doença que deflagrou na época e que levava, aos poucos, à loucura). Sim, porque os clareirenses também estavam infetados… Portanto, a razão do desafio era eles conseguirem a cura, quando chegassem a esse tal refúgio e dentro do tempo previsto!!

 

Continuo a afirmar! O livro é IM-PRE-VI-SÍ-VEL!! Tudo pode acontecer… E acontece, com uma rapidez desenfreada de um capítulo para o outro!

 

Eu devorei completamente cada página, na incessante procuro do “o que vem a seguir?”… Sempre que podia, lá ia eu a correr, para ler mais umas (muitas) páginas!! :)

 

E claro que a tensão e suspense, que reinaram na história, me deixaram com “menos unhas”.. ahah ;)

 

Nas últimas partes, MEU DEUS, eu odiei Teresa!! Não vou dizer por quê, mas tinha de desabafar!! Ela foi horrível! Ou então não… Eu sei que é confuso, mas só lendo (até lá, se fica!).

 

O autor continua CRUEL (bem assim, como a organização!)… Ele mata os personagens sem dó nem piedade… Por sorte, neste segundo volume, não me chateei muito com ele… As minhas personagens favoritas saíram ilesas…

 

Ah! Conseguimos ainda perceber mais sobre a razão das “provas” pelas quais eles têm passado, mas ficaram mesmo muitas pontas soltas; e eu não vou aguentar muito sem ler o próximo volume!! :) Até porque o final é simplesmente horrível! Deixa-nos a “morrer” para saber o que acontece a seguir…!

 

Assim, já consegui completar as três categorias da Maratona... Agora, a TBR "escolheu" este: "Os Guardiões da Luz"! :)

 

 

Bem, espero que tenham gostado! :)

 

Boas leituras!! ;)

 

Volumes publicados da coleção:

Correr ou Morrer

Provas de Fogo

Vírus Mortal

A Cura Mortal (prequela 1)

Tópico: Resenha: "Maze Runner: Provas de Fogo"

Juliane

Data: 05/04/2016 | De: a world to read

Eu tinha tanta expectativa pra Prova de Fogo depois daquele epílogo INCRÍVEL de Correr ou Morrer, mas acho que fui a única pessoa que não gostei. Pra mim não funcionou, sério. James perdeu a mão. Li em três dias, concordo que é impossível parar, mas na verdade só li rápido porque tive esperança que melhoraria. Pra mim, o primeiro é o melhor, depois o terceiro e, por último, Prova de Fogo:/
Parabéns pela resenha e pelo carinho com o blog, é lindo.
Abraços

Re:Juliane

Data: 08/04/2016 | De: No Conforto dos Livros

Muito obrigado!! :) Fico muito contente que tenhas gostado do blog e da resenha!! :) É muito bom ouvir isso!! ;)

Quanto ao livro, realmente nao chegou ao patamar do outro, mas nao cheguei a ficar desiludido... Podia ter sido um pouco melhor, sim, mas agora que disseste que o terceiro e melhor, fico curioso!! :)

Comentário

Data: 02/04/2016 | De: Carla

Oie!
Eu ainda não conheço a narrativa do autor, assim como a série. Comprei o box com todos os volumes, mas ainda não consegui ler, rs. Sò assisti o primeiro filme baseado na obra, e gostei bastante da trama. Com certeza o livro é melhor, só preciso iniciar a leitura \o/
Bjks!
Histórias Sem Fim

Re:Comentário

Data: 08/04/2016 | De: No Conforto dos Livros

Por favor, lê!! :) ahah Vale mesmo a pena, se gostares do genero!! ;) Força nisso! ;)

Maze Runner

Data: 01/04/2016 | De: Rodrigo Lopes

Não li os livros, mas gostei dos dois primeiros filmes. O autor parece dominar bem estrutura narrativa, sempre intercalando intensos momentos de ação com outros mais calmos e nunca deixando a trama ficar estagnada. De fato as ações de Teresa no final são pouco justificadas, o que leva o leitor a sentir um pouco de antipatia pela personagem. Abraços!

Re:Maze Runner

Data: 08/04/2016 | De: No Conforto dos Livros

Verdade! :)

Novo comentário