Resenha: "O Fabricante de Bonecas de Cracóvia"

12/11/2017 13:33

 

 

 

  Editora: Editorial Presença

  Autor: R M Romero

  Edição: 1

  Número de páginas: 288

 

 

 

Sobre a autora

R M Romero é uma autora cubana-americana. Formada em Escrita Criativa, vive em Miami Beach e, quando não está a ler, gosta de ler contos de fadas, tomar conta de diversos animais e estudar línguas.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Após o simpático envio deste livro pela Editorial Presença, lancei-me a ele mal pude, curioso com o que o livro me reservaria. Passando-se na II Guerra Mundial e com uma capa tão apelativa, seria difícil deixá-lo na estante por muito tempo… :P

 

Bem, antes de mais, tenho de vos dizer que o trabalho gráfico está muito bom. Acho que a Presença está a apostar (e muito bem!) na diferença pela imagem interior do livro, sem nunca descorar a qualidade, como já tive oportunidade de perceber em “Belgravia”.

"O Fabricante de Bonecas de Cracóvia" apresenta-nos um desenho no início de cada capítulo e ainda uma moldura por página naqueles que se passam no País das Bonecas. São a preto e branco e integram-se muito bem!

 

Mas vamos à história!

 

(a propósito, decidi passar a incluir uma espécie de "marca d'água" nas nossas fotos) :)

 

Karolina é uma boneca que deixou o seu país em guerra para o salvar. Acorda no belo corpo de uma boneca feita pelo simpático e bondoso Cyryl Brzezick, o Fabricante de Bonecas, dono de uma loja de brinquedos em Cracóvia. Os dois desenvolvem uma forte amizade, que se vai estendendo a dois amigos, Jozef e a filha Rena, que são judeus.

 

No entanto, Karolina vai percebendo que também no mundo dos humanos há guerra e dor. Mas, mais forte do que isso, há magia, aquela que vem do amor que falta aos bruxos alemães, que invadiram Cracóvia e desprezavam os judeus. E é essa magia que a nossa combativa Karolina vai querer que o Fabricante de Bonecas use, porque essa magia não lhe falta.

 

Neste contexto, importa ajudar os outros, independentemente das consequências. Importar ter esperança. Amar.

À medida que a história vai avançando, alguns capítulos vão-nos integrando no País das Bonecas e no que ele se tornou depois de invadido pelos malvados ratos… A autora consegue fazer uma boa ponte entre os dois mundos.

 

 

Bem, a criatividade da autora é muito boa, criando um mundo novo, diferente de todos os pressupostos de magia e fantasia que nos são familiares, conseguindo criar uma relação bem interessante (e simbiótica) entre os sentimentos e a magia.

 

As personagens não poderiam ser mais cativantes. Ainda que lhes falte um pouquinho mais de construção, elas tomam-nos o coração com uma facilidade genuína. O estilo da autora é muito peculiar, acho que nunca encontrei um parecido antes. É muito pessoal, simples, puro. Torna-se belo na sua simplicidade, emotivo até (sim, porque o final foi bem triste…). Senti-me completamente envolvido pelo quentinho desta história.

 

 

A leitura fluiu muito bem, e possui certas passagens mais poéticas na sua narrativa. A meu ver, só lhe faltou uma coisinha: em certos momentos, os diálogos e formas de pensar eram demasiado “infantis”, mesmo para aquele que será o público-alvo.

De resto, não tenho nada apontar. Só queria ficar aqui o dia todo a escrever parágrafo atrás de parágrafo sobre como o livro nos faz sentir tão cheios e quentinhos, tão reconfortados.

 

Como não o posso fazer, fico-me por aqui: crianças ou não, se gostam de se sentir assim com um livro, avancem! Conheçam o País das Bonecas, a nossa guerreira Karolina, e a bondade do Fabricante de Bonecas.

 

Boas leituras!! ;)

 
Oferta de:
 
 
Comprem o livro aqui.

Tópico: Resenha: "O Fabricante de Bonecas de Cracóvia"

olá

Data: 16/11/2017 | De: Kelly Potter

Nunca li nada desta autora, mas achei interessante a proposta do livro... e gosto de histórias que se passam na guerra... e já se preparando para chorar no final... rsrsrs.... lindos desenhos que você postou....

Olá!

Data: 15/11/2017 | De: Ane Karoline

Que livro lindo! Me lembrou os contos peculiares, muito caprichado. Gostei da sua resenha, parabéns!
Abraços,
Ane

Olá.

Data: 15/11/2017 | De: Barbara

Oi.
Gosto desse tipo de livro que nos fazem sentir reconfortados. Gostei também da premissa da história, por se passar durante a segunda guerra e esse toque de fantasia que parece ser muito legal.
Anotei a dica.
Beijos.

Ótimo post.

Data: 15/11/2017 | De: Haise

Gosto bastante de fantasia e o perfil dessa autora me interessou bastante, não li tantas escritoras cubanas, então já fiquei curiosa. O trabalho da editora com o projeto gráfico do livro realmente está sensacional. Espero conseguir achar esse livro por aqui, pois fiquei bem interessada.

Beijos!

Ótima resenha

Data: 14/11/2017 | De: Daniela

Olá! Adorei a sua resenha. E que livro lindo, capa e miolo são maravilhosos. A história parece bem curiosa e diverida. ;)

bj
Dani, do Blog Sabe o que é?
https://sabeoque.blogspot.com

Livro

Data: 13/11/2017 | De: Leticia Golz

Olá!
Confesso que ainda não conhecia o livro, mas faria a leitura. Gosto de livros mais infantis. Fico feliz que tenha gostado, apesar de algumas ressalvas sobre a obra. Se a escrita é boa e os personagens cativantes, vale a pena a leitura.

Novo comentário