Resenha: "O Quarto de Jack"

11/02/2017 20:03

 

 

 

  Editora: Porto Editora

  Autor: Emma Donoghue

  Edição: (2016)

  Número de páginas: 336

 

 

 

 

Sobre a autora

Emma Donoghue nasceu em 1969, em Dublin (Irlanda). Para além deste livro ("Room", com direito a filme e tudo!), já publicou diversos livros e recebeu ainda mais prémios!!

 

A obra

Olá a todos!! :)
 
 

Acabo de ler “O Quarto de Jack”, com ligeiros arrepios a percorrerem-me as costas, ainda tocado com o final. Tudo se liga, se compreende, ganha um propósito. Não poderia ter havido melhor desfecho!

 

Mas como é suposto começar pelo princípio, aqui vamos. Jack vive no Quarto com a sua Mamã, sem contacto com o mundo exterior (o Espaço Lá Fora), iniciando-se o livro com o seu quinto aniversário. Desde o início, sentimos vontade de descobrir a razão do seu isolamento e atiramos hipóteses que acabam por sair ao lado… A verdade é que ambos vivem confinados nessa divisão e o seu contacto com o mundo chega por meio de uma televisão.

 

Depois, a tentativa de mudança, a mudança e, finalmente, a adaptação: não referirei os factos, como devem perceber… Mas leiam para conferir!!

 

 

Como todas as crianças da idade, Jack é (ainda mais) inocente e traz-nos uma narração diferente, cheia de dúvidas e com momentos que nos fazem rir e outros que nos tocam profundamente. Talvez seja isto que contribui para a grande emoção que este livro carrega: o facto de ele não perceber grande parte do que se passa à sua volta, os sacrifícios da Mamã.

 

Mas não pensem que é um livro sentimentalista nem nada do género, não se põe com lamechices e afins..! Consegue ser comovente, intenso, por todas as verdades das quais nos apercebemos e que Jack não entende… Seja a situação em que vivem, as reações da Mamã, etc.

 

A escrita da autora é super fluida, e madura, para além de muito visual! É acompanhada por algumas maiúsculas e expressões bem conseguidas que nos elucidam sobre a vida de Jack, uma vida nada comum…

 

 

Também as personagens são muito bem construídas, com especial destaque para os dois principais (Jack e a Mamã – já agora, a Mamã é sempre a Mamã, não temos referência ao seu nome de batismo, ok?; e isto é ótimo para o sentimento que acabamos por nutrir por ela).

 

A ideia foi bem original e muito bem aproveitada, com momentos de introspeção, diversão, comoção, culpa, e mesmo desespero. E tudo isto enquanto nos leva a refletir imensas coisas: a mudança, a ilusão, o amor da Mamã que sempre prevalece.

 

A capa e a diagramação estão irrepreensíveis, assim como a tradução, incluindo a de certas expressões idiomáticas. Parabéns ao trabalho da Porto Editora!

 

E mais ainda só à autora! Num livro irrepreensível, num livro que não posso criticar, só posso dizer que ele passa diretamente para os meus favoritos e que se torna um dos meus queridinhos mais queridinhos da estante!!!! Quero ler mais livros dela rapidameeeente!

 

Leiam, não se arrependerão! Ah, e preparem-se: o mundo não será o mesmo depois de o lerem!

 

Boas leituras!! ;)

 

Oferta de

Tópico: Resenha: "O Quarto de Jack"

Resenha

Data: 02/03/2017 | De: Ana

Aqui no Brasil ele tem como nome só Quarto, tive problemas com a narrativa pelo fato de ser o menino contando... ainda não vi o filme, mas pretendo pra pelo menos ver se gosto.
www.belapsicose.com

Uau

Data: 26/02/2017 | De: Rafaella

Oiiii, tudo bem?

Li esse livro bem antes de ser cogitado virar filme, deve fazer uns quatro anos. Não lia muito na época e comprei pela capa. Serio na hora que vi do que tratava tive um arrependimento momentâneo, assim que li esse arrependimento passou.
O livro é realmente incrível né? Mas mexe muito com a gente, nossa fiquei um tempo chocada. kkkk
Adorei a resenha.
Bjus Rafa

Uau

Data: 24/02/2017 | De: Brooke S.

Gente, tenho que confessar que nunca imaginaria uma história tão complexa e incrível como essa que me deparei aqui. Realmente é algo que mexe muito e já fiquei curiosa sobre os sacrifícios e o porque deles não saírem do quarto. Tenho certeza que irei me emocionar e espero gostar tanto quanto você, não tem nada melhor do que uma obra que te faz sentir arrepios e te marca!
Um beijo
www.brookebells.com

Álbum de Leitura

Data: 23/02/2017 | De: Milena

Olá! Não conhecia o livro ainda, mas me interessei bastante pela história de Jack, pois me animei com sua resenha, principalmente no que diz respeito a uma narrativa e personagens bem construídos e que não há pontos negativos.
Espero ler qualquer dia.

Beijos

Olá!

Data: 23/02/2017 | De: Priscila Alexandre

Tenho visto boas impressões sobre esse livro!

E depois de tantos elogios de sua parte só posso esperar o melhor dessa obra! Quero muito saber porque viviam num quarto e por enquanto só posso imaginar!

Entrando para a minha lista de desejados ja já!

Abraços!
www.asmeninasqueleemlivros.com

emocionante

Data: 22/02/2017 | De: Licavargas

SAbe que faz muito tempo que tenho vontade de ler o livro e ao mesmo tempo tenho um certo receio?
É que todos falam que é emocionante, que não tem o que criticar e que, por ser narrado por Jack, em sua inocência fica tudo ainda mais marcante de se ler. Está na minha lista, mas vivo adiando a leitura. Nem o filme quis assistir por querer ler primeiro. Acho que tenho que parar de adiar e embarcar de vez nessa leitura...
Beijinhos,
Lica

Já quero!!

Data: 22/02/2017 | De: Krizia Loiola

Olá, tuuudo bem?
Eu estou louca para assistir esse filme. A sua dissertação do livro me deixou louco pelo mesmo também. O que fazer? haha
Adc a listinha de leitura. ;)

<a href="http://www.cantinhodabruna.com.br/">Cantinho da Bruna</a>

Abandonei a leitura por enquanto.

Data: 21/02/2017 | De: Our Brave New Blog

Oi, tudo bem?
Comecei a ler esse livro e não passei da página 80. Por enquanto estou achando o Jack muito insuportável hahahaha. Não consigo lidar ainda com ele como narrador e as implicações disso, já que é uma criança de 5 anos.
Assisti ao filme e achei bem mais interessante, pois as coisas acontecem de forma mais rápida.
Mas pretendo terminar a leitura.




Quero muito ler

Data: 21/02/2017 | De: Thiana Sanatana

Olá,
Já tem um tempinho que esse livro lançou, mas nem mesmo o filme tinha chamado minha atenção. O filme até estreou em um canal fechado recentemente aqui no Brasil e eu fiquei mais animada em conferir.
Acho que o livro deve ser muito bom e o que mais me chama atenção é ele ser narrado pelo ponto de vista do Jack.a Já é difícil trazer essa perspectiva em uma criança em condições normais, imagina na realidade do Jack?!
Amei a resenha,

Amei

Data: 20/02/2017 | De: Grazielli Moraes

Oie amore,
Que capa linda... já quero... e ao saber que o livro recebeu prêmios confesso que fiquei ainda mais curiosa pela leitura.
Gostei também do fato de o livro ser bem escrito e fluido e ter personagens bem construídos.
Dica anotada!
Beijokas!
www.facesdeumacapa.com.br

1 | 2 | 3 >>

Novo comentário