Resenha: "Os Guardiões da Luz"

10/04/2016 20:04

 

 

 

  Editora: Chiado Editora

  Autor: Maria Luiza Xavier

  Edição: 1

  Número de páginas: 234

 

 

 

 

Sobre a autora

Nascida e criada no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, Maria Luiza Xavier é a autora da Triologia Os Guardiões da Luz - O Despertar. Nascida em 1997, tomou gosto pela leitura aos poucos, sendo incentivada pela família, até descobrir o gosto pela escrita também.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Hoje escrevo a minha opinião do livro “Os Guardiões da Luz”, o primeiro volume de uma trilogia com o mesmo nome.

 

Começarei, então, pela história em si…

 

O seu nome é Bianca. Tem 17 anos e a sua mãe faleceu quatro meses antes de “o livro começar”… Vive com o pai e com Emma (uma empregada da família que vê como uma mãe) num apartamento, em Nova Iorque.

 

Depois da morte da mãe, Bianca tem sonhado o mesmo vezes sem conta.. Que está a ser perseguida num castelo que desconhece por completo!

 

Mas algo mais estranho acontece: o seu corpo aquece demasiado, quase como se estivesse em chamas! E foi aí que o pai lhe revelou que ela era uma guardiã e que tinha de trabalhar os seus poderes, de modo a controlá-los convenientemente. Mas para tal seria necessário ela mudar-se para um castelo da sua família…

 

E lá começou a aventura.. Em conjunto com dois amigos, que afinal também eram de famílias de Guardiões, foi ensinada por outros três jovens que lá viviam, Jake, Tom (que veio a saber ser seu irmão…) e Serena.

 

Deram-se algumas perseguições, não só por parte de vampiros, mas também por uma tal “Milady”… Bem gostava de vos revelar a sua verdadeira identidade, mas seria um grande spoiler e teria de saltar para o final do livro…

 

Também nos deparamos com um pouco de romance: Bianca e Jake apaixonam-se..

 

 

Vamos, agora, à minha opinião… Fiquei muito desiludido, sabem? Pelo tema e pela trama (e mesmo pela capa rsrs), pensei que fosse algo diferente, mas para melhor! :(

 

Como devem ter percebido, a história podia ter sido aproveitada de outra forma, e bem trabalhada.. E, infelizmente, não achei que tivesse sido!

 

Desta vez, a escrita da autora não me cativou muito… E as repetições iam-me enervando, tanto em palavras usadas duas e três vezes na mesma frase, como em expressões repetidas vezes sem conta…

 

Erros! Eram uns atrás dos outros, mas não sei se é só culpa da autora, porque (e vou ser sincero, mesmo que a editora seja minha parceira; e tenho descoberto bons livros por meio dela!) eu ainda não li um livro da Chiado Editora que não tivesse erros…

 

Achei também um pouco cansativo o facto de serem sempre introduzidas descrições, principalmente de roupa… SEMPRE, mas SEMPRE que uma personagem entrava em cena, as suas roupas eram descritas ao pormenor (às vezes, uma página inteira!!).. E o pior era que  se tratava quase sempre da mesma descrição: jeans, blusa e all stars…

 

Bem, existe ainda outro pormenor: considerei o livro um tanto superficial.. Sim, existiam certas partes que “exigiam” um toque pessoal, um desabafo das personagens, e ele simplesmente não existiu (SPOILER – nem quando o pai foi assassinado!!).

 

Gostava de terminar com um pequeno comentário: o livro e a história em si até não é má; só peço à autora que atente em alguns pontos (quem sou eu..? Mas…) e que tente desenvolver a história de uma outra forma (porque ela TEM muito sumo!!).

 

No entanto, tenho ainda alguma curiosidade quanto ao próximo volume! :) Vou dar uma “nova oportunidade” à autora! Ahah :)

 

Claro que isto, como sabem, é subjetivo: e o que eu não gosto, o outro pode adorar…

 

Vou ficar por aqui, então! :)

 

Boas leituras!! ;)

 

Oferta de:

Tópico: Resenha: "Os Guardiões da Luz"

Grata pelos toques!

Data: 05/06/2016 | De: Maria Luiza Xavier

Hey, fico contente e agradecida pela resenha, mais ainda pelos toques que deu. Não se preocupe, o segundo livro está em andamento e certamente será melhor(tanto quanto nas pequenas tramas que o constituem, quanto no concerto dos pequenos erros (Desculpe!) e no melhor aproveitamento dos personagens).
Novamente, obrigada!

Comentário

Data: 15/04/2016 | De: Priscila Assis

Oii,

Primeiramente não conhecia esse livro, e quando comecei a ler a sua resenha, até que a história tinha me chamado uma certa atenção. Mas ao ler sua opinião sobre a história e como isso não lhe agradou muito, fiquei com meio assim em me interessar pelo livro.

Realmente é muito ruim quando temos alguma expectativa com um livro, e quando finalizamos, nos decepcionamos. Mas que bom que você vai dar uma nova chance a autora e a história.

Adorei a resenha.

beijos

Re:Comentário

Data: 18/04/2016 | De: No Conforto dos Livros

Verdade! Infelizmente... Mas espero pelo próximo volume! ;)

Comentario

Data: 13/04/2016 | De: Giovana Soares

Olá, tudo bem?
Eu confesso que gostei muito da premissa do livro, mas fiquei um pouco desanimada pela historia não ter sido bem desenvolvida. Mas mesmo assim tenho muita vontade de o conhecer.

Re:Comentario

Data: 18/04/2016 | De: No Conforto dos Livros

Espero que gostes mais do que eu!! :) Boa sorte, então! ;)

Leituras

Data: 12/04/2016 | De: Leticia Golz

Oi, tudo bem?
Que pena que o livro não te agradou e apresentou tantos erros e pouquíssimo desenvolvimento.
Eu confesso que ainda não conhecia a obra, mas de fato não me chamou muita atenção. Acho que só li um livro da Chiado ate hoje, mas não me recordo dos erros de revisão.
GOstei da sinceridade.

Re:Leituras

Data: 18/04/2016 | De: No Conforto dos Livros

Obrigado!! :) Ainda bem! ;)

:/

Data: 11/04/2016 | De: Gaby Marques

Repetição exagerada de palavras e erros de revisão também me deixam bem chateada :/ Acabamos por não aproveitar tanto a leitura quando isso acontece...
Que pena que não gostou do livro! Pela premissa acredito que não faz meu estilo de leitura mesmo, portanto irei passar...
(não gostei dessa capa, também).

Beijos <3 <3

Re::/

Data: 18/04/2016 | De: No Conforto dos Livros

Verdade! :) ahah Obrigado! ;)

Comentário

Data: 10/04/2016 | De: FECPRATES

Não conhecia esse livro, mas acho que deve ser uma leitura válida. Pelo que entendi de sua resenha, a história só deve ser um pouco mais desenvolvida, certo?
De qualquer maneira, se tiver oportunidade, irei ler sim.
Beijos, Fer

1 | 2 >>

Novo comentário