Resenha: "Tempos Interessantes: Uma Vida no Século XX"

17/01/2017 20:42

 

 

 

  Editora: Campo das Letras

  Autor: Eric Hobsbaum

  Edição: 1

  Número de páginas: 552

 

 

 

Sobre o autor

Nascido em 1917, no Egito, Eric Hobsbaum teve nacionalidade britânica, vindo a falecer em 2012. Dedicou a sua vida à política, do lado do comunismo, tendo escrito esta biografia.

 

A obra

Este livro é uma biografia de Eric Hobsbaum (a introdução ao livro é a nota “Sobre o autor”, acima). No fundo, assistimos aos seus passos no caminho da vida.

 

Começamos com Eric criança, depois jovem e progressão política… Atravessando quase todo o século XX e os seus acontecimentos políticos essenciais.

 

E isto, numa perspetiva pessoal e simultaneamente demasiado crítica e irónica, chegando mesmo a ser rude.

 

Não vou esconder, foi um livro que não me marcou muito até porque 1. não gosto de biografias, e 2. ainda que goste de História, achei demasiado… A verdade é que são quase 600 páginas..! Considero que poderia ser mais sucinto (sendo mais histórico do que reflexivo, e tendo que em conta que é muito opinativo e “influenciado” pelas suas ideologias).

 

 

Temos muitas reflexões sobre diversos aspetos e mudanças: mentalidades, crenças, lideranças, etc. Para além de que o autor (Ponto positivo aqui!) consegue alternar rapidamente entre uma perspetiva histórica (objetiva, fria) e outra mais ternurenta, subjetiva e sentimental.

 

Devo confessar que a leitura não foi muito fluida, até porque a escrita é bem trabalhada e não “corre” tão bem, até porque as frases são demasiado longas, permitindo que nos percamos a meio.

 

A parte gráfica do livro não é lá muito boa, não acham?

 

Enfim, uma vida cheia e uma boa ideia, mas é uma pena que não tenha ficado do meu agrado, mas muito gostaram, e outros tantos gostarão!!

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Resenha: "Tempos Interessantes: Uma Vida no Século XX"

Resenha

Data: 21/11/2018 | De: Miguel A.

Olá,
acho que o livro seria mais interessante se vc fosse mais velho, ou da área das Ciências Humanas e Sociais. Realmente o designer desse edição é bem esdruxula... a edição brasileira da Cia das Letras é muito mais bonita e interessante. Acredito que você tenha resumido o autor de forma bem "non sense", o cara não é alguém que pode ser simplesmente resumido como uma pessoa que "Dedicou a sua vida à política, do lado do comunismo [...]", inclusive essa afirmação chega a ser irresponsável. Eu tomaria mais cuidado. Se daqui a 30 anos se lembrar desse livro, é bom que tente dar outra chance rsrs.

Parabéns pela resenha, e pelo espaço no geral. É bom ter um espaço desses para gerar debate e discussão, principalmente quando a iniciativa parte de alguém jovem.
Abs!

Faces Em Livros

Data: 09/03/2017 | De: Amanda Melo

Muito bacana sua forma de resenhar e mostrar pontos específicos da obra. Apesar de que eu não costumo ler sobre politica, e sim pelas guerras causadas por ela. É um assunto muito complicado porque divergem opiniões.

Resenha

Data: 03/02/2017 | De: Elaine M. Escovedo

Oie!!!
Não sou de ler biografias e muito menos as autobiografias, pois penso que as pessoas tendem a querer engrandecer os próprios atos ao escrevê-las e pelo descrito em sua resenha foi precisamente o que aconteceu com este livro.
Gostei muito de sua sinceridade para consigo mesmo e com o leitor de seu blog, afinal algumas eituras nos agradam e outras não.
Mil Bjinhos ;)

Oi

Data: 01/02/2017 | De: Camila

Oi, tudo bem?
Eu até gosto de biografias quando é de alguém do meu interesse mas não é o caso desse livro por conta dá ideologia do autor mesmo.
Fica para a próxima dica .
Bj

Não me interessei

Data: 26/01/2017 | De: Michele Lopez

Olá,
Desconhecia a obra e achei interessante saber mais sobre ela. Porém, não consegui ficar curiosa para fazer sua leitura pelo fato de também não gostar muito de biografias e seus comentários acerca do tamanho (que poderia ser mais sucinto) me desanimam bastante. Sem contar que também não sou grande fã de História, então provavelmente a obra me faria dormir rsrs

<a href="https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/">LEITURA DESCONTROLADA</a>

Resenha

Data: 25/01/2017 | De: Larissa

Olá!
Não conhecia o autor, e sinceramente acho que não gostaria nem um pouco desse livro, pois não gosto de biografias, principalmente as longas, e além de achar o desing da capa ser bem feia, vou passar a dica dessa vez.
Beijos,Lari.
Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

Resenha

Data: 25/01/2017 | De: Larissa

Olá!
Não conhecia o autor, e sinceramente acho que não gostaria nem um pouco desse livro, pois não gosto de biografias, principalmente as longas, e além de achar o desing da capa ser bem feia, vou passar a dica dessa vez.
Beijos,Lari.
Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

Olá!

Data: 25/01/2017 | De: Priscila Alexandre

Toca aqui! o/ também não sou muito fã de biografias =/

Ainda mais uma tão longa assim, pelamor!

Que pena que não gostou da leitura! (eu também não teria gostado! XD)

Abraços!
www.asmeninasqueleemlivros.com

Olá!!!!!!!!!

Data: 24/01/2017 | De: Pamela

Olá, tudo bem?

Acho que talvez a leitura não tenha fluído da forma com a qual imaginava por se tratar de uma biografia. Na maior parte das vezes, o excesso de descrições e minuciosidades acaba tornando algo maçante.

Beijos

http//fascinadaporhistorias.blogspot.com.br/

Data: 24/01/2017 | De: Rafaelle Vieira

Olá, tudo bem?
Não conhecia o livro e acho que não é o tipo de leitura que me agradaria. Gosto quando as narrativas são fluidas porque prendem mais minha atenção. Mesmo assim, gostei de sua resenha.

Beijos!

1 | 2 | 3 >>

Novo comentário