Resenha: "Casos do Beco das Sardinheiras"

Resenha: "Casos do Beco das Sardinheiras"

04/07/2016 19:27

 

 

  Editora: Porto Editora

  Autor: Mário de Carvalho

  Edição: 9 (1 na Porto Editora)

  Número de páginas: 88

 

 

 

 

Sobre o autor

Mário de Caravlho nasceu em 1944, em Lisboa. Ainda em serviço militar, foi preso por oposição ao regime ditatorial imposto por Salazar. Tem publicado bastantes livros de variados géneros (romance, fantasia, contos, teatro,…).

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Tenho lido este livro há algum tempo… Bem sei que o livro é muito pequeno, mas o meu tempo de leitura tem sido ainda mais escasso!

 

Este livro apresenta-nos algumas histórias do Beco das Sardinheiras, que se situa algures entre Alfama e a Mouraria. Os seus moradores não poderiam ser mais tipicamente portugueses.. Só me fazem lembrar aqueles filmes portugueses que agora têm saído.

 

Bem, não posso falar muito sobre esses “casos”, já que são muito pequenos e as histórias, embora tenham pequenas ligações entre elas, são abordadas individualmente. Cada capítulo, cada história.

 

 

Apenas vos digo que são diferentes, engraçadas, descritas de forma leviana e rápida, nada pormenorizada… Acima de tudo, inusitadas e inesperadas! Completamente escanifobéticas. Parece ao leitor que o narrador é também um português como eles, senão mesmo um dos moradores do Beco, com a sua coloquialidade e língua destravada…

 

Sim, porque estas são duas das características das personagens, para além do carisma, muito acentuados! Deixam ainda cair um ou outro palavrão (achei um pouco desnecessário, ainda que dê um toque diferente à construção das personagens).

 

Resumindo, achei um livro engraçado, mas não foi mais do que isso: não me marcou de alguma maneira, não me “pegou” muito,…

 

A verdade é que não há mais a dizer… Não posso falar da história (pois são vários contos) e o livro é bastante curto. Por isso, dou por terminada a resenha, afirmando que achei o epílogo, no mínimo, curioso!

 

 

Quanto à próxima leitura, lanço-me a "Um Copo de Veneno"! Esperem resenha sexta feira!! :)

 

 

Boas leituras!! ;)