Resenha: "Harry Potter e a Câmara dos Sgredos"

Resenha: "Harry Potter e a Câmara dos Segredos"

04/09/2016 20:03

 

 

 

  Editora: Editorial Presença

  Autor: J K Rowling

  Edição: 29

  Número de páginas: 280

 

 

 

Sobre a autora

J K Rowling é autora de algumas obras (poucas), das quais se destaca a coleção de sete volumes, "Harry Potter", incluindo também  o livro "Morte Súbita", este para adultos. A coleção fez desta escritora a primeira pessoa a tonar-se bilionário por escrever livros, tendo atingido fortunas impensáveis!!

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

J K Rowling não desilude.

 

Sem qualquer dúvida, este livro entra para a minha estante de favoritos! Terminei há pouco a leitura e ainda me encontro ligeiramente boquiaberto, em frente do computador…

 

Mas como? Como é que ela tem assim uma cabeça, uma criatividade, uma capacidade para isto…

 

Bem, em primeiro lugar a história… Antes de o segundo ano em Hogwarts começar, um elfo doméstico aparece-lhe em casa dos Dursleys avisando-o de que não deve voltar à escola, porque poderá correr perigo… E fará de tudo para o levar a desistir.

 

Depois de passar algum tempo em casa dos Weasley, é hora de regressar para mais um ano de aprendizagens e aventuras, mas plataforma não se abre para Harry e Ron, o que os faz usarem um carro mágico, causando muitos problemas aos pais de Ron e correndo o risco de serem expulsos.

 

Mas um mistério surge em Hogwarts e o trio habitual tentará desvendar o mistério da Câmara dos Segredos, que tem causado grandes problemas na escola e que remonta ao passado, a 50 anos antes.

 

 

Tudo isto e muito mais se junta nesta história maravilhosa e bem construída, onde cada detalhe tem um peso, uma ligação com a acção principal. São mesmo diversos acontecimentos que se associam e intercalam neste livro maravilhoso e perfeito.

 

Escusado será dizer que as personagens são muito bem construídas e que existem imensas reviravoltas nestas páginas, que nos deixam “Oh!”. Existe ainda ligação com certos episódios do volume anterior e são deixadas algumas pontas soltas que fazem querer atacar o próximo volume de imediato!

 

Repito: o estilo da autora fascina-me imenso! A sua escrita, a forma como cria aquele mundo, de uma forma simples, descontraída (ainda que com um crescendo ao longo do livro e algumas passagens de tirar o fôlego). A verdade é que ela é capaz de me fazer irritar profundamente com certas personagens e rir a bandeiras despregadas em outras situações.

 

Resumindo, é um livro BRILHANTE! E aconselho todos a lerem a colecção (pelo menos, estes dois volumes)… As próximas resenhas não tardam!! Ahah

 

Boas leituras!! ;)

 

 

Volumes publicados da coleção:

HP e a Pedra Filosofal

HP e a Câmara dos Segredos

HP e o Prisioneiro de Azakaban

HP e o Cálice de Fogo (resenha em breve)

HP e a Ordem de Fénix

HP e o Príncipe Misterioso

HP e os Talismãs da Morte

 

Quidditch Através dos Tempos (extra)

Animais Fantásticos e Onde Encontrá-los (extra)

Contos de Beedle, o Bardo (extra)