Resenha: "Percy Jackson"

Resenha: "Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo"

20/06/2016 19:44

 

 

  Editora: Casa das Letras (Leya)

  Autor: Rick Riordan

  Edição: 4

  Número de páginas: 326

 

 

 

 

Sobre o autor

Nascido no Texas, em 1964, onde vive com a mulher e os filhos, ensinou Inglês e História em São Francisco. Este livro já obteve milhares de prémios, vendeu 2 milhões de exemplares e este mais de 100 semanas no topo do NYT.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Depois de ler (e adorar!) Percy Jackson, venho trazer-vos a minha opinião.

 

Devorei este livro fantástico! Fui lendo a primeira metade em pequenos momentos livres. Quanto à segunda; bem, li-a de uma só vez… Fiquei superintrigado!!

 

Contando um pouco a história: Percy Jackson é um rapaz aparentemente normal, excetuando oseu défice de atenção, e a sua dislexia. Ah, e a o facto da maioria dos professores não gostarem dele. E de já ter sido expulso 5 vezes, de 5 colégios diferentes.. Bem, ele não é um rapaz assim tão normal…!

 

E descobre isso numa visita de estudo, que corre estranhamente mal… É perseguido pela professora de Matemática, que acaba por se transformar num ser estranho capaz de o matar.. E mais, depois desse episódio, ninguém se lembra dessa professora...

 

 

Vão-se sucedendo alguns acontecimentos (que não vou referir, para não dar spoiler) e ele passa a viver numa colónia de verão para mestiços (filhos de um deus e um humano), que o faz acreditar que tudo o que ouviu falar sobre mitologia era verdade (vá, nem tudo.. porque o livro traz-nos imensas novidades).

 

Depois de se ambientar e de descobrir o seu pai (uma revelação estonteante!), é-lhe entregue uma missão que evitará uma guerra entre os deuses, que poderá levar ao fim do mundo dos mortais.

 

Bem, este livro surpreendeu-me desde o início, com a maravilhosa “introdução” que me instigou à leitura:

 

 

O estilo do autor, a escrita, a narrativa, foi o que me prendeu mais! Divertido e, sem dúvida, descontraído, fazia-me querer ler sempre mais… E até com certos momentos irónicos/sarcáticos (e na dose certa!!).

 

Mas a história também foi responsável por isso! Gostei da premissa e aquelas revelações todas (e seres, deuses, heróis, mestiços,…) deixaram-me louco por mais!! Considerei as personagens principais bem construídas e cativantes..!

 

Era inevitável não reparar na quantidade de conhecimento histórico (e da mitologia grega) que o autor possui: daí que não me tenha espantado quando soube que foi presidente de História.

 

Algo muito importante foi, de facto, a envolvência do livro, fazendo o leitor acreditar e viver naquele mundo, mesmo quando não está a ler, o que mostra que a realidade está realmente bem edificada.

 

A diagramação está fantástica, na minha opinião. Apenas a capa descorou.. Mas isso não é assim tão importante! :)

 

 

O que interessa é que a editora está novamente de parabéns!! Eu preciso de ler o próximo livro o mais rápido possível… Não aguentou muito mais tempo, até porque o final me deixou intrigado (para não dizer, morto de curiosidade!!).

 

 

A minha próxima leitura será este, que tenho há algum tempo, e que, como é pequenino, vou aproveitar para ler durante a semana. :)

 

 

Boas leituras!! ;)

 

Oferta de: