Resenha: "Trono de Vidro"

Resenha: "Trono de Vidro"

22/04/2016 20:32

 

 

  Editora: Marcador

  Autor: Sarah J Maas

  Edição: 1

  Número de páginas: 400

 

 

 

 

Sobre a autora:

Sarah vive em Bucks County, na Pensilvânia. Ao longo dos anos, desenvolveu uma paixão pouco assolapada por filmes da Disney e por música pop de qualidade duvidável. Adora contos de fadas e ballet, bebe muito chá e vê muita televisão. Quando não está ocupada a escrever, pode ser vista a explorar as belíssimas zonas históricas da Pensilvânia rural na companhia do marido e do seu cão.

 

A obra

Olá a todos! :)

 

Como sabem, este é o primeiro livro da parceria com a Marcador.. E não podia ter sido melhor estreia!!

 

“Trono de Vidro” é um livro fantástico, cheio de ação, suspense e algum romance, que me prendeu da primeira página até à última!

 

Quando solicitei o livro à editora, não sabia muito bem o que esperar. Mas uma coisa é certa, superou todas as minhas expectativas!!

 

Vamos primeiro à história…

 

Celaena é uma rapariga de 17 anos que já foi a Assassina mais conhecida do mundo e que, por isso, esteve presa em Minas de Sal, como escrava, sendo muito maltratada. A história propriamente dita começa com algo inesperado: o príncipe do reino de Adarlan visita-a, com uma proposta para ela.

 

Resumindo, ela teria que passar num conjunto de provas que testariam mais de vinte concorrentes a campeão do rei (é um género de lacaio que faz todo o tipo de trabalho – sujo). Se ganhasse, e depois de 4 anos a exercer este cargo, estaria em liberdade.. Para sempre!

 

E é isto que a motiva a ultrapassar as provas.. Mas não é apenas isso! Enquanto estas decorrem, Celaena fica a viver no castelo de vidro, onde vários mistérios se desenrolam, especialmente sobre magia.. Algo que foi proibido há muito pelo rei!

 

Mas existe também algo de romance e sentimental. Para além da amizade que estabeleceu com a princesa de outro reino (que também odiava a vida de corte), estabelece-se um triângulo amoroso. O príncipe de Adarlan, o Capitão da Guarda.. Dois homens interessados nela!

 

Os maus da fita têm poder e vão fazer de tudo para que tudo lhe corra muito mal!

 

 

Quanto à opinião...

 

Este livro é fantástico! :) Nos dois sentidos… Sim, porque a autora cria o mundo da obra de uma forma muito cuidadosa! Mas em todos os aspetos, até na História e religião..! Um trabalho de tirar o chapéu!!

 

Outro ponto bastante positivo (pelo menos, para mim..) é o de que a autora nos faz pensar que A é culpado, mas depois afinal é B, ou até C! Ou seja, ela troca-nos as voltas e, de um momento para o outro, tira-nos o chão..!

 

Bem, existe ainda um crescendo subtil, que eu particularmente adoro!

 

Algo que “mexeu” muito comigo foi o seguinte: como raio é que esta mulher me faz gostar e torcer por uma assassina?!? É algo quase arrepiante e que nunca tinha experimentado!

 

Confesso que estou a adorar escrever sobre o livro, até porque desfrutei imenso de cada momento de leitura e, agora, amo elogiá-lo!! :)

 

Gostava ainda de mostrar a minha oposição a duas opinião que ouvi:

1. Foram vários os que afirmaram que “Trono de Vidro” era uma junção de outros livros conhecidos.. Discordo! Para mim, “Trono de Vidro” dispensa comparações! É algo de diferente e original.. E, tal como afirma Tor.com, é “uma lufada de ar fresco na literatura fantástica”!

 

2. Disseram-me que a narrativa era meio superficial. Nunca! Algo que achei muito inteligente no livro foi a narrativa, a início, ser “fria”, mas representa a personalidade e o caráter da personagens, bem como o seu estado depois do que sofreu nas Minas de Sal. Aliás, ao longo da obra, fui notando algo que esta ia “aquecendo”, tornando-se mais sentimental e menos prática.

 

 

Com toda a certeza afirmo que “Trono de Vidro” veio direitinho para os meus favoritos!! Não me arrependo de nenhum segundo que tenha passado com este livro, pois não foi “gastado”, mas sim aproveitado! E quero muitos mais momentos desses…

 

Quanto a isso, o resto da coleção ainda não foi publicada, mas espero ansiosamente pela continuação! Vou perguntar à editora acerca disso, pois PRECISO de ler o segundo livro mal este seja publicado!! Que esteja para breve!

 

Eu sei que não é costume eu falar da capa ou da diagramação, mas tenho mesmo de dizer que está tudo perfeito! A editora Marcador está de parabéns! E, por tudo isto e muito mais, eu considero que o livro é digno de um trono!

 

 

Foi um livro maravilhoso que me fez sair da “ressaca literária” da Maratona!

 

Boas leituras!! ;)