Resenha: "Viver Depois de Ti"

Resenha: "Viver Depois de Ti"

03/08/2016 22:21

 

 

  Editora: Porto Editora

  Autor: Jojo Moyes

  Edição: (junho 2016)

  Número de páginas: 424

 

 

 

 

 

Sobre a autora

Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres. Estudou Jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent até 2002, quando publicou o seu primeiro romance, Retrato de Família, e resolveu dedicar-se à escrita a tempo inteiro. Foi uma das poucas autoras a ganhar por duas vezes o prémio Romantic Novel of the Year.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Depois de ser bombardeado por resenhas positivas, solicitei este livro à Porto Editora, que o enviou prontamente (o primeiro fruto deste apoio). Gostei muito do cuidado, já que este chegou na versão mais recente, em perfeito estado (e rapidamente!).

 

Agora, falando sobre o livro, fiquei surpreendido! As minhas expectativas até eram altas, mas mais viradas para um livro simples mas que faria chorar…

 

E não foi bem assim, aliás, eu quase não verti lágrima… Mas isso não interessa nada! Pelo contrário, foi uma história linda, marcada por uma complexidade psicológica e por uma beleza narrativa inexplicável.

 

Já perceberam que este livro me marcou bastante… E deixou-me a pensar! Já quase todos devem conhecer a história, mas para os outros aqui vai um cheirinho. O café de aldeia onde Louisa Clark trabalhou nos últimos anos fecha e esta procura um emprego e, depois de várias tentativas falhadas, encontra trabalho por 6 meses a cuidar de um tetrapelégico.

 

No entanto, começa a afeiçoar-se a ele… E mais! Descobre no final desse tempo ele terá morte assistida, por vontade própria. Aí, ela procura dissuadi-lo das mais diversas formas… Mas será que vai conseguir?

 

 

Este é um livro que nos deixa de coração bem apertadinho, com vontade de saber o que aconteceria a seguir, como evoluiria a relação entre os personagens e se a missão de Lou será bem sucedida ou não.

 

Adorei a escrita da autora, a narrativa leve e fluida, que merece ser apreciada até à última linha. Gostei mesmo!

 

Para além disso, as personagens são apaixonantes, e muito bem construídas! E, acima de tudo, reais, o que sempre aprecio. Nada de perfeitinhos por aí, que ninguém é... E só existiram duas que definitivamente odiei…

 

Mais do que uma belíssima história, este livro traz-nos uma mensagem: vive a vida enquanto podes! Aproveita o que tens e consegue mais, mais felicidade, mais experiência de vida, horizontes alargados!

 

Assistimos ainda a uma mudança das personagens, a uma mudança, um amadurecimento, com influência desta mensagem, sempre mutuamente.

 

 

Aviso que não é uma daqueles livros em que a acção corre! É bem lento, mas faz parte do tipo de romance que é. Ainda que, em certos momentos, os acontecimentos nos deixem aflitos, quase sem fôlego.

 

Apenas um único senão: o livro é muito detalhado, e a história tem diversos eventos que até poderiam ser “desnecessários”. Eu gosto de temas e histórias bem aproveitados, mas considerei um pouco exagerado.

 

Mas, de resto, é um bom livro! Adorei o estilo e as personagens, essencialmente. E, claro, a lição de vida que dele podemos extrair.

 

Aviso-vos só para não perderem o LIVRO nem o FILME que o adaptou ao grande ecrã e que eu quero ver também: estreia a 11 de agosto! :)

 

 

A minha próxima leitura é "Quatro", depois do meu sofrimento em Divergente! :)

 

 

Boas leituras!! ;)

 

Volumes da coleção:
Viver Depois de Ti
Viver Sem Ti

 

Oferta de: