À conversa com... Alexa L D

26/06/2016 17:22

Olá a todos!! :)

 

Depois de ter AMADO “A Bela e os Lobos”, trago-vos uma entrevista com a autora, Alexa L D, que se mostrou sempre disponível e simpática, devo dizer-vos.

 

É uma pessoa super acessível e humilde! Para além de muito talentosa, como se viu! :) Eu já fiz esta entrevista há bastante tempo (~3 meses)!! E tenho pedir desculpa à autora, bem como a vocês, por não a ter publicado mais cedo! Mas, como sabem, o tempo anda escasso e passar o vídeo a texto leva sempre algum…

 

 

Vamos às perguntas, não é mesmo?

 

Em primeiro lugar, gostaria de a questionar acerca da leitura. Que livro está a ler neste momento?

“Casamento de Conveniência”. É relativamente recente… É uma leitura interessante, mas não é assim.. Não é muito o meu género! Eu gosto mais de literatura fantástica e isto não tem nada a ver com o que eu sigo.

 

Não conhecia… Aproveito para perguntar se tem algum autor de eleição.

Autor de eleição? J K Rowling. A autora do Harry Potter acompanhou a minha adolescência, ou melhor, eu acompanhei os livros da saga. E gosto muito da sua escrita.

 

Curioso! Neste momento, estou a ler Harry Potter e a Pedra Filosofal, que comecei esta tarde. (depois de a própria autora me perguntar, muito simpática, sobre a minha opinião, etc., eu falei um pouquinho sobre isso, mas vocês já sabem a resposta, não é? :) ).

Para mim, os livros são melhores do que os filmes. Sempre! Vi os filmes também, mas nada se compara aos livros, que, para mim, são espetaculares. Por isso, acho que é uma “boa aposta”.

 

Gostava agora de ir à escrita, que me desperta alguma curiosidade. Gosta de planear tudo antes de escrever, ou se deixa a escrita ir “ao sabor do vento”.

Antes de escrever, eu tenho na minha cabeça um plano! Mas, na realidade, quando começo a escrever, a escrita vai fluindo e, quando reparo, já não tem nada a ver com o que eu tinha pensado. Foi o que aconteceu com este livro: eu tinha um plano completamente diferente. Tenho ainda o rascunho do primeiro original que escrevi, mas depois mudei, porque não estava ao meu gosto. Fui deixando a escrita fluir e acho que é melhor assim.

 

Portanto, tem o hábito de reescrever textos?

Ha… Sim. Por exemplo, comecei a escrever este livro quando tinha 15 anos. Neste momento, tenho vinte e cinco! Foram dez anos… A escrita inicial estava pouco aprofundada e, com o tempo, foi amadurecendo. A escrita evolui connosco.. Tive que “editar” o livro todo desde o início, que já não era compatível com o meio ou com o fim. Parecia que era outra pessoa a escrever: tive que mudar tudo.

 

Alguns autores escrevem quando se sentem mais inspirados, já outros conseguem “forçar” pelo hábito. Qual é o seu caso?

Eu todos os dias, eu escrevo um pouco. Estou agora a escrever a continuação de “A Bela e os Lobos”. E mesmo que não tenha aquela vontade, que não sinta inspiração, fico em frente ao ecrã com aquilo que já escrevi. Leio um bocadinho e, a partir daí, parece que começa a fluir novamente… Quando vou a ver, passam horas e escrevo uma data de páginas!

 

 

Falando em inspiração, em que parte do dia prefere escrever?

À noite! Acho que nessa altura, tenho mais inspiração. Não sei por quê. É quando está tudo mais calmo e, quando reparo, são 3 e tal da manhã e estou ainda ao computador. Porque é o momento em que sinto que tenho mais espaço, privacidade. Para escrever, não pode estar ninguém comigo, tenho de estar sozinha. E a noite é esse tempo.

 

Quando começou a escrever, já tencionava fazer disso carreira?

Eu lia num site, o Fanfiction, no qual me inscrevi aos 12 anos. A partir daí, comecei a escrever e a ganhar-lhe o gosto. Depois de ler, que comecei bem cedo. Sempre gostei muito de ler. O escrever veio muito mais tarde, mas, ainda assim, relativamente cedo. Tornou-se uma espécie de refúgio: durante a adolescência, quando os meus pais se divorciaram, por exemplo. E era a escrita que me permitia fantasiar e pensar noutras coisas e criar outros mundos onde os problemas que habitavam na minha cabeça pudessem desaparecer, nem que fosse durante esses momentos. Nunca pensei fazer disso carreira. Nunca. Mas talvez seja ideal para mim, porque não sou muito sociável, gosto de estar no meu cantinho e não me importo de estar sozinha…

 

Qual considera que tenha sido o seu primeiro ato literário, de escrita, que tenha sido mais decisivo para a sua vida?

Foi quando uma amiga minha leu um excerto do que eu tinha escrito neste livro e me disse “Tu devias ser escritora!”. Na altura, nunca tinha pensado nisso. Era uma ideia que até me agradava e foi quando comecei a enviar o livro para algumas editoras, já que queria saber a opinião de alguém da área, se eu tinha capacidade para tal. Hoje em dia, diz-se que todos podem escrever um livro. É verdade, mas nem todos têm o dom de cativar as pessoas. E queria criar algo que prendesse as pessoas e não “escrever só por escrever”, algo que elas gostassem. Felizmente, é isso que tem acontecido…

 

É verdade! Eu, confesso, que devorei o seu livro! Portanto, foi um objetivo conseguido, pelo menos, comigo!

Que bom! Quando vi o livro, pensei: este é o livro que eu gostaria de ler! Eu gosto desses livros, que não têm tantos detalhes, que lemos sem dar pelas horas, do qual queremos sempre mais, mais, mais… E eu tentei escrever esse tipo de livro! Pareceu que fui bem sucedida, até agora tenho recebido críticas positivas! Espero que aconteça o mesmo com a continuação…

 

Então, em termos de projetos futuros, podemos esperar continuação para “A Bela e os Lobos”!

Estou a trabalhar nela! Espero que esteja pronta já na época do Natal…

 

 

Vou procurá-lo-ei nessa altura, então! :) Estou tão ansioso!!

 

Bem, o que acharam da autora? Simpática, não? Agradeceu o interesse e, no final, já nos tratávamos pot “tu”… :) Depois, ainda estivemos à conversa mais um pouco, mas penso que isto é o essencial acerca dela (e já vai longa…).

 

Boas leituras!! ;)