À conversa com... MBarreto Condado!

24/01/2016 18:10

Olá a todos!

 

Hoje, trago-vos algo diferente… uma conversa com uma autora! Mas não uma autora qualquer. Uma conversa com a nossa já conhecida MBarreto Condado!

 

Espero que gostem!

 

 

1 Começando pelo princípio... De onde veio o seu gosto pela leitura/escrita?

Desde miúda que sempre adorei ler, devorava tudo o que apanhava à mão. Ainda hoje o faço. Vivo as estórias dos livros de outros autores como se tivessem sido escritas para mim.

Desde sempre que adoro criar situações, locais, pessoas com as quais de algum modo me identifico. Quando escrevo é quase como se um filme se desenrolasse dentro da minha cabeça. No final, passar estes acontecimentos para o papel surge tão naturalmente como respirar.

 

2 Como funciona o seu “processo criativo”? Em que parte do dia prefere escreve? Escolhe um determinado local para o fazer? Planeia o enredo antes de se dedicar ao projeto ou deixa, simplesmente, a escrita fluir?

Escrevo por impulso, em qualquer momento, em guardanapos de papel, no telemóvel, enfim naquilo que tenha à mão. Mas confesso que o período em que me dá mais prazer faze-lo é durante a noite e madrugada. Gosto de estar sentada na minha sala rodeada de todos os meus animais, adoro aquela sensação de conforto e tranquilidade que me transmitem. Talvez por esse motivo, as personagens existentes nas minhas duas sagas têm os seus nomes. 

É raro planear o enredo, a ideia inicial surge-me sempre de uma sensação, algo que vivi, de alguém que vi na rua e que de algum modo me inspirou, por algo que fez, que disse.

Contudo, em “Lua do Lobo”, foi um pouco diferente, achei que tinha chegado a altura de homenagear da melhor forma que me era possível as amizades que fiz no colégio onde andei em miúda e que se mantém até hoje. Sei que as visadas no livro já o leram e estão a adorar o que para mim é a maior gratificação que poderia obter. Muitas vezes perguntam-me o porquê de escrever só sagas. Julgo que se deve ao motivo de ter tanto para dizer e não o conseguir fazer em poucas páginas.

 

3 Como tem sido o feedback em relação às suas obras?

Foi com grande satisfação que fui recebendo diversas críticas. Muitas delas fizeram-me repensar o percurso dos MacCumhail, posso confirmar que o terceiro livro da saga “Profecia do Sangue” mudou bastante devido a essas mesmas opiniões que me vão chegando. Adoro a sensação de saber que os meus livros têm chegado a tanto lado e que têm sido acarinhados como até então só eu o fazia. Os MacCumhail e os Krieger passaram a fazer parte do imaginário de vários leitores e esse motivo por si só enche-me de orgulho. Como diriam os MacCumhail: “Slainté!”

 

4 Como se sentiu ao tornar-se uma autora publicada?

Pode parecer um chavão, mas foi mesmo a realização de um sonho. Só acredito que não estou a dormir quando as pessoas que me seguem e que já leram os meus livros vêm ter comigo para trocar impressões sobre as estórias. Nada me poderia dar mais prazer pois adoro este contacto com os leitores.

 

 

5 Qual considera ser o papel da blogosfera na literatura/divulgação literária?

É aquele precioso empurrão que projeta o nosso trabalho e nos ajuda dessa forma a chegar mais longe, a mais pessoas. É a ajuda fulcral em qualquer etapa do nosso caminho. Não somente para nos dar a conhecer, mas para perceber o que fazemos e porque o fazemos. É ainda a fantástica ponte que se constrói ao fomentar o diálogo entre o autor e os leitores e permitir desse modo o diálogo e as críticas que nos ajudam a melhorar, a continuar, a crescer. Quero poder corresponder a essa ajuda que me dão com a certeza de que estarei sempre acessível e responderei sempre a tudo e a todos.

Desde já o meu sentido agradecimento.

 

6 Pode revelar-nos alguns planos editoriais futuros? Qual o seu próximo “objetivo literário”?

No dia seis de fevereiro, vai sair mais uma coletânea da editora Lua de Marfim onde constará mais um texto meu. Se tudo correr como planeado, em março deste ano publicarei o segundo livro da saga “Profecia do Sangue” e talvez ainda antes do verão o segundo da saga “Irmandade da Cruz”, tenho mais algumas surpresas reservadas na manga que terei todo o prazer em comunicar ao blog No Conforto dos Livros em primeira mão assim que tiver a sua confirmação. Mas posso garantir para já que ainda vão ouvir falar muito de mim.

 

 

Claro que sim! Esperamos que tenha o maior sucesso!

 

Agradeço desde já à autora que mostrou grande disponibilidade para que esta “entrevista” se tornasse possível! O nosso muito obrigado!

 

Espero que tenham gostado! Foi realmente uma publicação diferente que nos permite conhecer melhor esta autora!

 

Outras conversas serão aqui publicadas, pois é interessante conhecermos melhor os autores por trás das obras... :)

 

Boas leituras!! ;)