Filme: "Inside Out"

27/11/2018 21:34

Duração: 95 min  -  País de origem: USA  -  Ano: 2015

Avaliação: 6/10

 

Olá a todos!! :)

 

Para quem não sabe, “Inside Out” é um filme de animação que tenta, através de uma pequena história, retratar o funcionamento da mente humana, numa visão psicológica pretensamente inovadora.

 

Riley é uma rapariga sempre feliz, que gosta de jogar hóquei e ama a sua família mais do que qualquer outra coisa no mundo. Bem, a família e… a sua terra-natal.

 

Assim, quando se vê obrigada a mudar-se para São Francisco por causa do emprego do pai, as suas emoções – alegria, medo, raiva, náusea e tristeza – entram em conflito, e Alegria tem de viajar com Tristeza pela mente de Riley para devolver as memórias fundamentais da menina à Torre de Comando, ao mesmo tempo que os outros três, sem o seu auxílio, deixam a vida de Riley cair num cenário absolutamente desconcertado.

 

 

Não posso dizer que não achei interessante o modo como tudo nos foi apresentado, criando um mundo complexo que inclui as emoções, as ilhas que servem de pilar para a nossa vida, a forma fantasiada como as memórias são armazenadas, triadas, excluídas e até repescadas.

 

No entanto, esta apresentação é claramente demasiado complexa para crianças a partir dos seis anos, especialmente com tão poucas explicações. Além do mais, pressupõe-se que o espetador domina um conjunto de temas relacionados com esta ciência que definitivamente crianças desta idade não dominam, pelo que são incapazes de entender as relações e referências presentes em todo o filme.

 

Claramente, um dos maiores problemas deste filme é a lamentável falha de direção: não existe um público-alvo ao qual o filme se dirija. Por norma, os filmes de animação encontram um bom meio termo, deleitando as crianças e não deixando os adultos de fora. “Inside Out”, pelo contrário, deixou ambos de fora, uns porque não conseguiram alcançar a verdadeira mensagem, outros porque não encontraram nenhuma piada mais desenvolvida, a seu género, ou mesmo uma escrita não tão puramente infantil.

 

 

Seja como for, não se pode tirar o brilho a um ou outro momento mais engraçado e devidamente construído no seu contexto… Bem como à verdadeira depressão em que outras cenas nos fazem mergulhar. A tristeza, a compaixão, a saudade… As emoções desempenham um papel fundamental no meio de tudo isto.

 

E também as personagens, ainda que por vezes parcamente construídas, conseguem evoluir e deixar-nos a pensar em algumas questões, enquanto nos vão entretendo com a sua história simples…

 

E com este amadurecimento, o final traz-nos uma mensagem (conseguida para quem a entendeu), num claro apelo à saúde emocional, numa espécie de equilíbrio e igual valorização dos diferentes sentimentos.

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Filme: "Inside Out"

Comentário

Data: 08/12/2018 | De: Jéssica Melo

Olá Diogo, lembro que já assisti alguns pedaços do filme, mas aina não assisti ele completo. Concordo com você ao mesmo tempo ele consegue ser complexo para crianças e não tão fluido para adultos, mas mesmo assim consegue trazer uma mensagem bacana com um enredo divertido =) Adorei sua resenha.

Comentario

Data: 08/12/2018 | De: Tânia Bueno

O início da sua resenha já fui confiscada para o filme porque eu realmente gosto tema, mas penso que seja algo complexo demais para crianças de 6 anos. Eu assistirei ao filme porque é da minha área de trabalho e penso que poderá me ajudar.

Bjo
Tânia Bueno

comentário

Data: 04/12/2018 | De: Nina Spim

Oi, tudo bem? Nossa, você é a primeira pessoa que vejo criticar negativamente esse filme. Ainda não o assisti, mas por ter bastante afinidade com a Tristeza, fico curiosa para assistir ao filme. Acho que os filmes de animação hoje em dia estão cada vez mais complexos justamente para serem assistido com a família. Por mais que uma criança de seis anos não vá entendê-lo completamente, essa criança pode perguntar aos pais e, assim, ter uma interação familiar que, talvez, não tivesse sem esses filmes, sabe? Acho que é fundamental esse tipo de filme, especialmente para as crianças, pois suscita nelas as perguntas, coisa fundamental (de novo) para o crescimento e o entendimento pessoal. Mas achei muito legal perceber a sua opinião, pois ainda não tinha visto ninguém pensar assim :)

Love, Nina.
www.ninaeuma.blogspot.com

Comentário

Data: 04/12/2018 | De: Beatriz Andrade

Aqui no Brasil o filme tem o título de Divertidamente e eu adoro, já vi tantas vezes que até perdi a conta hahaha
MEu filho também gosta, eu acho que ele passa uma mensagem importante através de cenas descontraídas e quando precisa também é intenso e nos arranca lágrimas.

Resenhas da Viviane

Data: 01/12/2018 | De: Viviane Almeida

Ah, eu amo esse filme! Olha, eu sei que esse filme foi lançado faz um tempão, mas eu consegui assisti-lo há poucos dias e, não tenho como negar meu amor por ele. Mas, concordo com você, crianças não conseguiriam compreender toda a complexa situação em que a Riley estava passando, justamente pela falta de explicação, acredito que o filme seja mais voltado para os adultos do que para as crianças.

Beijos e Abraços Vivi
<a href="https://resenhasdaviviane.blogspot.com.br">Resenhas da Viviane</a>

filme

Data: 01/12/2018 | De: marijleite

Olá, eu e meu marido vimos esse filme recentemente na tv e gostamos muito dos personagens, serviu como uma distração e também nos passou reflexões interessantes sobre as emoções, mas eu não sei como uma criança se sentiria a respeito dele.

Filme

Data: 30/11/2018 | De: Dayhara

Concordo contigo, apesar de nunca ter visto o filme por completo, vi alguns trechos e me ficou muito confuso qual seria a faixa de idade para a animação, o tema me parece muito adulto mas ainda assim, há algumas sacadas infantis, o expectador se sente perdido.

Crítica

Data: 30/11/2018 | De: Saga Literária

Olá, tudo bem?

Eu não conhecia esse filme/animação e gostei da suas impressões e sinceridade. É uma pena que seja tão complexo para crianças pequenas, faltou um poco de tato.
Abraço!

Comentário

Data: 29/11/2018 | De: Fábrica dos convites

Ainda não parei para assistir esse filme, apesar do meu interesse. Foi bom conhecê-lo um pouco mais, inclusive o que esperar dele.
Bjos Rose

filme

Data: 29/11/2018 | De: jaque reis

Ontem eu assisti este filme e fiquei pensando exatamente isso que você falou, realmente é um filme cheio de falhas, que só prestando muita atenção pra entender a mensagem que a leitura tenta passar. Mesmo assim, eu gosto do filme e da ideia mesmo que não tenha sido tão bem desenvolvida.

Novo comentário