Filme + PASSATEMPO: "Como Falar Com Raparigas em Festas"

27/06/2018 21:09

Duração: 102 min  -  País de origem: UK  -  Ano: 2018

Avaliação: 3/10

 

Olá a todos!! :)

 

Depois de ter lido a maravilhosa obra de arte que é a tão bem ilustrada história inventada por Neil Gaiman, não pude deixar de cumprir a promessa que vos fiz antes de entrar em época de exames e sofrer por não poder escrever nadinha…!! Enfim, agora que estou de volta, vi também o filme “Como Falar Com Raparigas em Festas”, o qual estreou o mês passado!

 

Infelizmente, a história de dois rapazes que vão a uma festa cheia de raparigas diferentes vindas de outras galáxias complicou-se verdadeiramente e tornou-se em algo totalmente diferente. E assim o agradável se transformou em perturbador.

 

Transferindo os dois amigos para os anos setenta, o filme traz-lhe um novo membro e reveste os três de uma tentativa de afirmação punk que vai perdendo consistência…

 

 

Sabia perfeitamente que seria completamente impossível que um livro tão curto não tivesse de ser desenvolvida e explorada em diversas (e novas) facetas antes de vir a ser um filme, com, no mínimo, 90 minutos. O que não esperava era um contraste destas dimensões.

 

Focando-se especialmente na dimensão ficcional-científica, o filme centra-se nas colónias (de onde vieram não apenas raparigas), as quais nos fazem pensar acerca da diferença no ser humano, mas apenas num momento… Ainda assim, nem mesmo esse mundo foi bem explorado. Quase nada se sabe sobre ele, ou as suas regras, tudo aquilo que nos poderia fazer acreditar (pelo menos durante os momentos que o dura o filme) que aquilo é real.

 

Baseado num acumular de pequenos clichés com uma apresentação descabidamente exagerada, o filme entra não raras vezes no âmbito do perturbador, o que quase nunca coincide com o cómico. Simplesmente aperta-nos o estômago e provoca-nos uma certa agonia a coçar-nos desconfortavelmente as entranhas.

 

 

O romance ganha terreno, especialmente quando uma das extraterrestres se apaixona pelo protagonista e procura viver fora do seu mundo, descobrindo o universo punk de Enn e dos amigos. Infelizmente, nem uma análise do movimento é conseguida com dignidade. E aos extremos alia-se a ausência de lógica entre os momentos da ação… Para além de faltarem o desenvolvimento das personagens e os seus relacionamentos.

 

No entanto, devo dizer que, não obstante todos estes inconvenientes, é de realçar que o filme não está totalmente desprovido de significados. Sem esquecer que os atores são bastante expressivos.

 

O que vos digo é muito simples… Não vejam o filme! LEIAM O LIVRO! Não percam tempo com uma adaptação que estraga o bom e que não consegue concretizar aquilo que pretende levar a cabo. LEIAM E DESFRUTEM da fantástica banda desenhada…

 

O livro, esse sim, vale muito a pena!!

 

 

 

E é por isso que a Bertrand Editora vai oferecer um maravilhoso exemplar a um leitor do blog!! E só têm de responder a duas perguntas!!

 
 

 

Têm até dia 30 de junho!! Os que acertaram a primeira questão entram para a seleção, baseada na segunda questão. A melhor resposta será a merecedora deste livro LINDO!! <3

 

Vá participem!!

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Filme + PASSATEMPO: "Como Falar Com Raparigas em Festas"

Oi Diogo, como está?

Data: 09/07/2018 | De: Renata Cezimbra (Lady Trotsky)

Não conhecia nem o filme e muito menos o livro, mas gostei da proposta do livro e acredito que com certeza o leria! Pois já li Neil Gaiman e sei que o nome dele denota MUITA qualidade!
Abraços e beijos da Lady Trotsky...
https://www.galaxiadeideias.com/
https://osvampirosportenhos.blogspot.com

comentário

Data: 04/07/2018 | De: cila leitora voraz

Olá, tudo bem?
É a primeira vez que ouço falar do filme e confesso que não conhecia o livro também. É uma pena que tenha sido uma decepção. Se o livro é curto, poderiam ter apenas se baseado nele como ponto de partido e trabalhado mais no enredo. Gostei da sua crítica sincera.
beijinhos.
cila.
https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

Livro é melhor!

Data: 01/07/2018 | De: Debyh

Olá,
Eu realmente prefiro a versão escrita a adaptações, geralmente elas perdem muito para o original.

Debyh
Eu Insisto

Olá, tudo bem?

Data: 30/06/2018 | De: Maria Luíza Lelis

Confesso que nunca tinha ouvido falar sobre o filme e nem sobre o livro. Achei o enredo um pouco confuso e não sei se faz meu estilo.
Mas achei uma pena que o filme tenha ficado tão distante do livro. Pelo que você falou, parece que realmente não vale muito a pena assistir e deu para perceber que é um filme que não me agradaria mesmo. Mas vou anotar a dica de livro para conhecer futuramente.
Beijos!

Comentário

Data: 29/06/2018 | De: Fernanda Barroso

Olá! Confesso que até então eu nunca tinha ouvido falar sobre esse livro e filme. Talvez nem tenham aqui no Brasil ainda, por isso a minha não descoberta, ou talvez eu só não tenha me informado mesmo. De qualquer forma, não foi um enredo que me chamou atenção (talvez o livro me chame mais atenção).
Abraços

Comentários

Data: 29/06/2018 | De: Karini

Tudo bem?!
Eu tenho esse livro e já li.
Achei ok.
A edição está bem bonita.
Esse lance de filmesxlivro é sempre complicado.
Muitas vezes o filme não chega aos pés do livro. Exemplo disso, na minha opinião, sempre "cagam" os filmes baseados nos livros do King. Mas em alguns casos funciona.
Como em Pequenas Grandes Mentiras. O seriado ficou incrível.

Beijos.

www.alempaginas.com

Adorei

Data: 28/06/2018 | De: Larissa Dutra

Olá, tudo bem? Não conhecia o livro nem o filme ainda, mas adorei conhecer e fiquei curiosa para ler o livro, já que o filme não é lá grande coisa. É bem ruim quando o filme estraga a proposta do livro, e infelizmente acontece bastante. Ótimo post!

Beijos,
<a href="https://duaslivreiras.blogspot.com.br/">Duas Livreiras</a>

Novo comentário