O preço do livro no mundo

22/01/2016 19:39

 

“Os livros são caros”: esta é uma frase que se ouve muito, tanto em Portugal como no Brasil…

 

Muitos lançam a frase como uma afirmação ou verdade comprovada…. E outros deixam a pergunta a “flutuar” na cabeça, sem nunca procurarem uma resposta. E foi exatamente para sair da segunda “posição” que me decidi a pesquisar sobre este assunto!

 

E fiquei, sem dúvida, elucidado com os resultados que encontrei, conseguindo tirar deles algumas conclusões…

 

Se não sabe a resposta, continue a ler… :)

 

Aviso: Em primeiro lugar, para arranjar uma “moeda” única a todos os países, optei pelo valor percentual que o livro tem no salário mínimo de cada país. Desta forma, os preços não são distorcidos pelas taxas de câmbio, conseguindo permanecer no contexto nacional do livro.

 

As obras foram selecionadas de uma forma completamente aleatória.

 

Aqui vão os valores dos exemplos e a média (ainda que “tosca”) dos valores dos livros nesses mesmos países:

 

 

Para auxiliar a “visão” dos dados, segue agora um gráfico de barras que representa os dados da tabela anterior:

 

 

Observações:

Obviamente que os valores no México e na África do Sul são inferiores (devido à sua qualificação económica de “Países Não Desenvolvidos”). Em relação aos restantes países, é o que se vê…

 

Conclusões:

A afirmação “Os livros são caros em Portugal e no Brasil” tem muita razão… é claramente verdadeira!

 

O Brasil “sofre” mais deste problema (muito sério!), sendo que tem de fazer um esforço cerca de seis vezes maior do que um cidadão americano que disponha também do ordenado mínimo.

 

Quanto a Portugal… A verdade é que os preços poderiam equiparar-se mais aos dos restantes países europeus e ocidentais do estudo, sendo que teríamos uma situação mais homogénea! Claro que os portugueses pagam (nesta “moeda”) quase cinco vezes mais do que na Alemanha, por exemplo!

 

    

 

Bem, na minha opinião, e depois de me defrontar com estes valores, esta é uma situação triste, visto que, sem livros e cultura, onde irão parar as mentalidades? Onde está o futuro? Para além de todos os benefícios e qualidades que todos sabemos e apreciamos!

 

Lanço, agora, outra pergunta: os livros em Portugal e no Brasil não são muito utilizados/adquiridos porque são caros ou porque ninguém os quer ler?... Quantas pessoas nós vemos a gastar dinheiro “à grande e à francesa” em coisas supérfluas e não têm um único livro? Talvez, em alguns casos, o problema não seja o preço… Mas sim a falta de interesse…

 

Em uma coisa, penso que estamos todos de acordo, os livros devem ser mais baratos! ;)

 

Espero que tenham gostado!

 

Boas leituras!! ;)