Quero aumentar o volume de leituras!!

07/02/2019 17:18

 

Olá a todos!! :)

 

Eis que chega aqui o primeiro artigo diferente do ano, aqui no blog! E, dada a necessidade de completar tantas metas ao longo do ano, o que vos trago são dicas que nos ajudarão a todos a aumentar o nosso volume de leituras!

 

Como qualquer outro leitor, sentimos sempre uma necessidade quase física de conhecermos o maior número de histórias possíveis, de baixarmos a pilha dos livros que comprámos ou recebemos para rechear tão belamente a nossa estante.

 

Assim… consegui reunir alguns pequenos hábitos que podem significar grandes diferenças e ganhos de produtividade:

 

(A minha pilha atual, das recentes chegadas que ainda não consegui ler... Vejam de quanta ajuda preciso!! :P)

 

1. Trazer sempre um livro connosco…

Esta ideia não é desconhecida de ninguém, mas é também um pequeno detalhe da minha rotina que me tem ajudado a ler mais, especialmente em períodos nos quais o tempo livre escasseia. Cada vez mais, nos tempos que correm, as oportunidades de longo tempo dedicado à leitura escasseiam-

Deste modo, basta que levemos um livro (devidamente protegido :P) guardado numa carteira ou mochila, ou mesmo debaixo do braço (tão eu…), para que consigamos ler pelo menos umas 20 páginas num dia que garantia ser lotado. Existem sempre pequenas pausas, viagens de transportes ou mínimos vazios inesperados  - e que passamos a estar prontos para agarrar!

 

 

(Neste campo, os livros de bolso e os ebooks podem ser úteis, mesmo que não seja propriamente fã de nenhum deles. Seja como for, ajudam a libertar-nos de algum peso durante o dia).

 

2. Metas

Nada como um desafio pessoal para nos mobilizar, aguçando a nossa determinação a níveis nunca antes vistos! E eu dividiria esta dica em duas…

 - as metas quantitativas (como a do Goodreads, por exemplo), nas quais podemos estabelecer um número de livros para lermos por ano, mês ou até semana!

 - as metas de categorias, que são muito mais subjetivas, e que auxiliam particularmente os que têm pela frente livros de géneros literários variados. Porém, as categorias que estabelecemos podem antes passar por autores, editoras, ou até capas!

 

2019 Reading Challenge

2019 Reading Challenge
NoConforto has read 0 books toward their goal of 50 books.
hide

 

3. Maratonas e desafios

Não é segredo para ninguém que eu adoro participar em maratonas! Caso contrário, o blog não geriria um grupo de Maratonas Literárias no Goodreads para leitores interessados. E, se as adoro tanto, é porque elas significam frequentemente um boost de leituras espantoso. É claro que nem todos funcionam bem sob a pressão da competição, mas, regra geral, é um ótimo recurso.

Os desafios prendem-se essencialmente com a definição de objetivos a cumprir num curto espaço de tempo. Eu faço-o através do “De Uma Ponta a Outra”, desafio que me permite ler coleções inteiras num intervalo de tempo menor do que seria habitual. Por falar nele… Estejam atentos às novidades! :)

 

(numa só maratona, lembram-se?) :)

 

4. Alternância

Confesso que este método não funciona comigo, mas a verdade é que não são poucos os leitores que atribuem o mérito do seu sucesso nas leituras à alternância entre as leituras, interrompendo livros a meio para terminar outros.

O único processo que me vai ajudando é a simples intercalação entre diferentes géneros literários, ou até entre livros mais complicados e leituras leves (mas sempre levando todas as leituras até ao fim, sem interrupções).

 

 

Treinar foco e velocidade

É certo que, quanto maior o nível de concentração e a velocidade a que conseguimos ler, maior será o número de páginas que somos capazes de ler para o mesmo tempo; ou seja, maior será o volume de livros que leremos para uma disponibilidade semelhante.

No entanto, a minha opinião é a de que devemos cultivar estas capacidades de forma natural, nunca forçando, para que jamais esqueçamos a essência do ato de ler, a vivência da história e de vidas exteriores à nossa e que, por segundos, minutos ou horas, se tornam a nossa própria vida. Por isso, é importante não perder a noção dos detalhes e dos sentimentos apenas em prol de um ritmo quase alucinante.

 

 

Bem… e é isto! Espero que a publicação vos tenha sido bastante útil e que tenham descoberto algo capaz de vos ajudar a ler cada vez mais!

Pois esse nunca deixará de ser um dos nossos objetivos!

 

Boas leituras!! ;)

(PS: esperem até ao fim de semana...!!) :)

Tópico: Quero aumentar o volume de leituras!!

Oi

Data: 17/02/2019 | De: Bruna Costabeber

Oi, tudo bem?
Adorei a sua postagem e acho que você abordou muito bem as questões podem influenciar na produtividade e na velocidade com que lemos os livros.
Eu adoro fazer metas e participar de maratonas e costumam dar um belo gás nas leituras!
Adorei a postagem!
Beijos

Comentário

Data: 15/02/2019 | De: Ana Caroline Santos

Olá, tudo bem? Que dicas maravilhosas! Algumas dela já tenho na minha vida literária justamente para me ajudar a manter um ritmo de leituras, e outras não conheciam porém tentarei implementar. Adorei a postagem, e que traga mais conteúdo assim também <3
Beijos,
diariasleituras.blogspot.com

LEitura

Data: 15/02/2019 | De: Saga Literária

Olá, tudo bem?

Eu confesso que nunca procurei dicas para ler mais e achei extremamente valiosas as suas dicas, vou até pesquisar se há outras formas de conseguir ler mais e mais rápido.
Abraço!

comentário

Data: 12/02/2019 | De: jaque reis

adorei as dicas!
Uma das coisas que mais me ajudaram a ler mais com certeza foi criar metas. Assim me desafio a sair mais do celular para ler e acabo lendo mais. Também gosto de alternar as leituras

comentário

Data: 11/02/2019 | De: lilian farias

Quando o assunto é literatura, me interesso por qualidade, então não me atrai a ideia de ler mais e sim de ler bem

Comentário

Data: 11/02/2019 | De: Beatriz Andrade

Olá, como vai?
Eu acho esse negócio de colocar metas uma furada, pode até funcionar para alguns, mas para mim é como se eu ficasse me pressionando e ler assim não flui, gosto de ler por prazer e estabelecer metas me desanimaria. Mas eu faço mais ou menos o seguinte, escolho alguns livros para ler ao longo do mês e tento seguir essa listinha (quase nunca dá certo kkkkk), mas não me prendo a ela, por veze seu tiro livros e coloco outros.

Uma coisa que funciona muito para mim é alternar os gêneros. Se li um policial, quando termino ele eu pego um romance ou uma fantasia, aí parto para o terror, depois distopia... procuro diferenciar bastante pelo menos até ter terminado a resenha hahaha

Comentário

Data: 11/02/2019 | De: Anajara

Olá!

A leitura é essencial para nossas vidas além de trazer várias possibilidades de aumentar o vocabulário e autoconhecimento através do mundo fantástico da leitura.

Beijos!

www.apenasumvicio.com

Data: 11/02/2019 | De: Andressa

Adorei as dicas! Meu trabalho está me sugando toda energia ultimamente, e mesmo sempre levando livro pra todos os lugares e tentando isso de alternar leituras estou lendo bem menos que o normal. Mas vou tentar as suas outras dicas!
beijos

Resenhas da Viviane

Data: 09/02/2019 | De: Viviane Almeida

Olá, tudo bem? Eu coloquei várias metas de leituras esse ano e, estou participando de muitos projetos e Leituras Conjuntas para deixar as leituras mais animadas. Gostei muito das suas dicas para aumentar o volume de leituras mas, acredito que se o leitor estabelecer períodos de leitura, durante o dia ou noite ajude muito mais. Eu por exemplo, separo três periodos de 30 minutos por dia e, consigo me concentrar com mais facilidade.

Beijos e Abraços Vivi
<a href="https://resenhasdaviviane.blogspot.com.br">Resenhas da Viviane</a>

Comentário

Data: 07/02/2019 | De: Mirelly

Oii, tudo bem?

Adorei as suas dicas, e compartilho de quase todas elas.
Eu faço a alternância de livros, mas não para conseguir aumentar o volume de leituras, mas sim porque quando eu tenho vários livros para ler, eu acabo ficando doida, e quero ler tudo ao mesmo tempo kkk e sempre que termino um capítulo de um, começo o capítulo de outro.

Beijinhos!!

Novo comentário