Regresso com TAG! ;) <3

23/02/2020 21:01

Olá a todos!! :)

 

Finalmente volto a escrever esta frase que tantas vezes me passou por baixo dos dedos nos últimos dias, sem ter onde a gravar. Finalmente volto a dizer-vos “olá” depois do tempo que tive de me afastar por não conseguir escrever-vos com a mínima tranquilidade, apesar de a saudade pesar com maior culpa a cada dia que passava.

 

Mas, bem, a verdade é que finalmente conseguir pegar nas rédeas da minha vida e voltar a vocês, para vos deixar este “Olá” que hoje é particularmente sorridente! :) Este é uma “Olá” de alegria, de quem espreita por trás da porta com as borboletas ansiosas na barriga, prontas para espalhar o calor pelo corpo. Mais do que isso, é um “Olá” firme, decidido, de quem não tem dúvidas de que voltou para ficar, as certezas já alimentados pela sensação de conforto do regresso a casa…

 

Peço desculpa a todos, por não ter conseguido continuar a alimentar este pedacinho de “nós”. Acreditem que não me foi mesmo possível. Caso contrário, não teria falhado. Mas agora estou de regresso para os que quiserem continuar. Preparado para um regresso que para mim tem um significado muito particular.

 

 

Neste momento, a minha vida pauta-se por alguns reborns, uns mais intensos do que outros... E o blog não é uma exceção. Este tempo de pausa ajudou-me a perceber que estávamos a cair numa rotina, a perder a novidade… E é por isso que sinto a necessidade de trazer algumas coisas diferentes. Não necessariamente super originais, mas que permitam uma maior naturalidade. Talvez uma publicação de desabafo sobre uma leitura que está a ser particularmente custosa, apesar de não ser uma “resenha” no seu formato original; um texto de reflexão baseado em coisas que me vão passando pela cabeça… E talvez até mais entrevistas e TAGs que permitam partilhas sem grande porquê. Também no Instagram quero que se sinta uma diferença, porque nunca fui verdadeiramente ativo nas redes (Ops, julguem-me… XD). Pequenos pensamentos literários podem sempre ser partilhados, sem que surja um mote específico. É sempre boa altura para sermos nós! ;)

 

Espero que gostem!! <3

 

E para começar com atos em vez de promessas vãs, aproveito a época de Carnaval para vos falar sobre livros, mas sem um motivo paticular… Vou responder à TAG “Carnaval Literário”, e sem máscaras! :P Regresso que é regresso, acaba por se tornar festivo!

 

 

1. O maior bloco do mundo (inspirado no Galo da Madrugada): aquele livro de que todos gostaram e de que tinhas medo de ler e não gostar… só que caíste na folia e adoraste!

Inesperado, eu sei, mas... “Harry Potter”! Eu sei que estou sempre a falar da série pelos melhores motivos e que já tenho imensos objetos deste universo a juntar-se à minha coleção de livros. Contudo, no princípio, eu receava mesmo ler e não gostar. Se bem se lembram, quando me lancei à coleção, todo o fenómeno em si já tinha terminado. É claro que continuava sempre um certo burburinho, mas esse nunca vai dissipar-se… Enfim, entrei a receio e saí de varinha na mão, pronto a lançar uns quantos feitiços, talvez mais do que aqueles que me aconselharam a coleção seriam capazes de fazer.

 

 

2. Sambódromo: é toda uma folia, mas, de vez em quando, no sorteio, a tua escola é a última a apresentar-se na noite. Um livro que leste, leste, leste, e parecia nunca chegar ao fim.

Fácil! “Os Maias”. Desculpa, caro Eça, mas foram raros os momento em que verdadeiramente apreciei a tua obra.

Reconheci-lhe valor em alguns momentos, mas havia muito mais texto do que o necessário. Detalhes atrás de detalhes, cenas mornas atrás de cenas mornas (para mim, claro!) movidas apenas por umas personagens caricatas e situações irónicas… Sem dúvida, insuficiente para me fazer avançar pelas milhentas páginas que se encontravam entre mim e o clímax da história, lá no finalzinho que parecia nunca mais chegar...

 

 

3. Camarote: és uma figura VIP. Um livro que leste antes de virar moda do povo.

É nesta altura que eu percebo que uma parte de mim nunca chega a ler livros de “febre”… e que a outra parte é influenciável ao ponto de basicamente todas os livros de moda que li foram devorados apenas depois do boom de fama. Bem, tenho que lidar com esse facto!

Na melhor das hipóteses, posso considerar os livros de “Caçadores de Sombras”, tendo em conta que sofreram um nova força há relativamente pouco tempo, aquando da adaptação a série pela Netflix.

E, com isto, lembrei-me que ainda tenho o último volume da coleção por ler… Espero ainda me lembrar do que aconteceu nos anteriores! Ops…

 

 

4. Todo o Carnaval tem seu fim: a série que mais odiaste por ter acabado.

Não há amor como o primeiro! Esta foi a primeira saga que me marcou com toda a intensidade que um adolescente pode sentir no auge do dramatismo e criatividade realista. Se fechar os olhos, ainda sou capaz de rever umas quantas cenas que vivi no corpo de Katniss, dos sentimentos confusos que Effie Trincket originava em mim e da intensa raiva de que o frio presidente Snow era alvo na minha cabeça. Lembro-me de adorar o segundo volume e de sofrer com os acontecimentos do último volume, apesar de mais lento. Recordo ainda algumas das palavras que fecham esta trilogia cujo mundo ainda vai ser explorado pela autora. Um final que soube muito mais a doce do que estava à espera… Mas que trouxe uma calma que o meu coração aflito nunca teve ao longo da série!

 

 

5. Todo mundo muito louco: Um livro que te disseram que era “a tua cara” e que foi uma verdadeira deceção…

Stephen King… Este livro é apenas um dos vários do autor, mas foi o que conheci, após sucessivos conselhos de amigos para experimentar. Quando pensava em King, esperava algo diferente, mas apenas me deparei com um “policial” mais ou menos conseguido. Gostei de uma certa densidade e textura de algumas personagens, mas o ritmo não foi o melhor dado o constante adiamento da história. Pareceu-me uma história demasiado plana para o que se esperava de um número 1. Desde o princípio que o final estava à vista.
Mas pode ser que ainda venha a dar uma segunda oportunidade, tenho é de atentar ao livro que escolho da próxima… Se tiverem dicas, avisem! ;)

 

 

6. Ressaca: o último livro que te deixou de ressaca literária.

“As Crónicas de Nárnia”, no geral… Muitos foram os que me aconselharam a coleção, acima de tudo pelo género literário em que se enquadra. No entanto, rapidamente percebi que isso não era, de todo, verdade. A imagem do filme que guardava na memória foi lamentavelmente destruída pela construção de Lewis. :( A estruturação frásica ainda percebo, e até a abordagem aos mais novos também (dado o desfasamento temporal), mas agora as mensagens subliminares deturpadas, a falta de ritmo, as personagens mortiças e banais…

Como podem perceber, ressaquei bastante depois disto!

 

 

E foi isto, por hoje! Tendo em conta que não fechei o último ano com um balanço à altura, gostava apenas de partilhar convosco o número de livros que planeei ler este ano, numa perspetiva bastante realista.

 

2020 Reading Challenge

2020 Reading Challenge
NoConforto has read 0 books toward their goal of 40 books.
hide

 

Quanto ao resto, decidi não estabelecer pequenas metas em todo o lado como já cheguei a fazer antes. Rapidamente me iria acabar por desorientar no meio de tanta coisa. E, no final, perderia o que estou certo de ser o mais importante: genuinidade!

Vou ler o que achar que devo ler em cada altura. E venho falar-vos sobre essas leituras com a mesma transparência com que me mostro a mim! ;)

 

Boas leituras!! ;)

 

(PS: Estejam atentos! Novidades are coming soon! :O)

Tópico: Regresso com TAG! ;) <3

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário