Resenha: Downton Abbey (2ª temporada)

26/04/2017 20:34

Episódios: 8 (50min) + 1 (90min) -  País de origem: UK  -  Ano: 2011

Avaliação: 7/10

 

Olá a todos!! :)

 

Após ter apreciado a primeira temporada de “Downton Abbey”, não vi por que não começar a assistir a seguinte. Mas foi ligeiramente pior do que aquilo que esperava…

 

Esta temporada é dedicada à I Guerra Mundial, permitindo-nos assistir aos esforços de guerra, às reações por esta desencadeadas. No fundo, assistimos a algumas mortes no campo de batalha, aos ritos e tráficos, e também ao lado menos afetado (o daqueles que, pelo dinheiro ou estatuto, não padecem das crueldades, mas que tentam (por vezes) auxiliar as famílias dos mortos e feridos).

 

Devido a isto, e a outras práticas asquerosas cometidas na época, desta vez, é-nos apresentada uma perspetiva mais feia e triste. Mas, ainda assim, bem vinda, na minha opinião. Na verdade, a vida não era (nem é) feita apenas de coisas boas.

 

 

Certas personagens cativaram-me mais do que pensaria ser possível, e outras desagradaram notoriamente. Mas, no geral, conseguimos compreender quase todas, mesmo que pudessem estar melhor construídas.

 

Tal como anteriormente, o espectador assiste a uma descrição de práticas e costumes, de hierarquias (mesmo dentro dos criados ou dos nobres/burgueses), práticas estas que nos parecem mais “familiares” agora. Todas as atitudes, o vestuário, os cenários, tudo está escolhido ao pormenor. Esse é o ponto mais positivo na série.

 

Contudo, são apresentadas menos evoluções históricas e tudo se centra mais nas personagens. E pior, está a tornar-se lento… Parece que a história quase não se altera, excetuando dois ou três episódios.

 

 

Não há dúvida de que a escrita do guião tem os seus pontos, destacando algumas frases-chave, ao que acresce a interpretação dos atores, cuja qualidade não decai, permitindo alguns momentos reflexivos e outros mais humorados.

 

O “especial natal”, de uma hora e meia, foi, de certa forma, desnecessário. Tudo se poderia ter desenrolado nos oito episódios principais, conferindo-lhes uma maior consistência. Mesmo assim, algumas coisas ficam por resolver.

 

Não pretendo desistir da série, mas confesso que o que mais me incomodou foram alguns momentos exagerados, o facto de a estrutura ter sido um pouco descorada. Confesso que, infelizmente, me parece estar a tornar-se uma telenovela… Mas vou esperar pela terceira temporada para confirmar a tendência.

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Resenha: Downton Abbey (2ª temporada)

Série na segunda-guerra?!

Data: 07/05/2017 | De: NIZETE RIBEIRO (CIA DO LEITOR)

Olá!
Não conhecia essa série, e fiquei curiosa e ansiosa por assistir. Pois, como você disse, se passa em plena segunda guerra mundial e esse é o tema que mais gosto, tanto em livros como em filmes. Já caçando pra assistir!
Valeu a dica.
nizete
Cia do Leitor

Um Oceano de Histórias

Data: 05/05/2017 | De: Bruna Costabeber

Olá!
Ainda não assisti nenhum episódio desse seriado e não tenho vontade, confesso. Suas impressões sobre a segunda temporada me desanimaram um pouco também, principalmente, por essas partes exageradas que você disse que a obra tem.
Vou deixar a dica passar.
Beijos

Série

Data: 04/05/2017 | De: Maria Ferreira

Olá.
Apesar de tudo, é uma pena que a série esteja se encaminhando para a má qualidade de sua estrutura. É horrível quando algo que gostamos deixa a desejar na qualidade.
Gostei de saber que a série trata da I guerra Mundial, acho o assunto interessante.
Abraços.

Desencaixados

Data: 03/05/2017 | De: Desencaixados

Olá,

Confesso que não conhecia a série e fiquei bem interessado pela premissa. Eu também não gosto de nada exagerado, muito menos cenas forçadas. Mas irei procurar saber mais sobre ela e ver se darei uma chance a ela. Adorei suas impressões! ♥

→ desencaixados.com

Comentário

Data: 03/05/2017 | De: Naylane Sartor

Oie! Tudo bem?

Eu tenho e não tenho interesse em assistir essa série, acredito que eu deixaria ela bem por última opção mesmo, parece ter uma temática interessante, mas dificilmente séries sobre esses assuntos mais reais não me conquistam!

Bjss

:)

Data: 03/05/2017 | De: Carolina Ramires

Olá!
Preciso concordar com você que essa temporada se tornou extremamente mais lenta que a anterior, tanto que acabei abandonando a série na terceira temporada, porque simplesmente dormia quando ia assistir aos episódios. Então acho muito legal você não vai desistir, mas entenderia se você fizesse hahahaha
Beijos.

Série

Data: 03/05/2017 | De: Paraíso Literário

OI!

Eu não tenho o menor interesse de assistir a série, e olha que ela está disponível na Netflix se não me engano.

É uma pena que a trama se foque só nos personagens e não na guerra, seria mais legal se o contexto histórico fosse tão importante quanto os personagens.

Aninha
www.paraisoliterario.com

Downton Abbey

Data: 03/05/2017 | De: Jéssie

Oi!!

Tudo bem? Apesar de já conhecer a série ainda não tenho interesse de começa-la por enquanto (e olha que eu adoro séries históricas), mas é muito interessante que esta segunda temporada acompanhe a Segunda Guerra Mundial.

O fato de a série se focar quase que apenas nas personagens e deixar o ambiente histórico de lado também me incomodaria se estivesse assistindo

Beijinhos - Jessie
www.paraisoliterario.com

Série

Data: 03/05/2017 | De: Catarina Barbosa

Olá!
Não conhecia essa série, e pela sua descrição não é algo que teria muita paciência para assistir (risos). Facilmente enjoo das minhas séries favoritas passando um bom tempo sem assisti-las, e em saber que os episódios demoram para desenvolver algo, é realmente algo que evito. Mas cada série tem o seu público alvo, creio que não seja o meu.
De qualquer forma, obrigada pela dica!
Beijos

Cometário

Data: 03/05/2017 | De: Anne Viana

Adorooooo essa serie e sou completamente apaixonada pelos costumes,modo e vestimenta daquela época!! Uma das melhores series que já assisti!!!

https://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/04/resenha-o-sol-tambem-e-uma-estrela.html

1 | 2 >>

Novo comentário