Resenha: "1984"

17/12/2016 19:59

 

 

 

  Editora: Ulisseia/Livros Unibolso

  Autor: George Orwell

  Edição: ---

  Número de páginas: 304

 

 

 

Sobre o autor

Eric Blair (G Orwell é um pseudónimo) nasceu na Índia e é um escritor, jornalista e ensaísta inglês, que teve contacto com vários regimes e ideologias políticas e defendeu o anarquismo e o autonomismo.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Hoje, a opinião é sobre “1984”, que li por duas razões: 1. vi algumas opiniões positivas e interessou-me, e 2. O livro foi-me emprestado e não consegui evitar lê-lo!

 

Bem, para quem não sabe, este livro foi escrito em 1949 e é uma visão futurística da época, uma distopia, que se passa em 1984. Sei lá, como The Hunger Games, por exemplo, mas com uma ação bem diferente!

 

No geral, assemelha-se: governo repressivo, divergência de ideias em relação ao “universo” vivido, torturas, domínio do pensamento da população, liberdade individual vs interesse do coletivo (afinal, de uma elite), etc. O que difere são os pormenores do mundo criado e as personagens, assim como o facto de a ação ser muito mais calma!

 

Como sabem, adoro distopias! Costuma ser um género envolvente, e este livro não foi exceção! Prende-nos no universo ainda antes de conhecermos as personagens ou de existir qualquer “ação” propriamente dita.

 

 

Não tinha assim muita esperança que o livro me prendesse, mas estava enganado! O protagonista cativa e a leitura flui bem! No entanto, à exceção deste, os personagens não convencem muito…

 

Acompanhamos o caminho de “desobediência” ao Partido por parte de Winston e assistimos às consequências que este acarreta...

 

A escrita é boa para uma leitura minimamente fácil (tendo em conta os anos que o livro tem..). O autor consegue passar bem as emoções (até dor física!), o que constitui um ponto muito positivo!

 

 

Devo admitir que a leitura do livro está muito associada ao contexto histórico (2º pós-guerra, após os fascismos na Europa, e com o Estalinismo ainda a vigorar). A vertente “política” ganha um peso significativo e vivemos num ambiente influenciado pelos princípios estalinistas, mas mais exagerado ainda. Para quem conhece um pouco das fases do socialismo da Rússia, a leitura terá mais interesse ainda! Este livro está carregadinho de simbolismos e significados…

 

Mais ou menos a meio do livro, há uma parte um pouco mais cansativa… Somos inundados de informações ideológicas de um livro que Winston lê. Acho que poderia ter sido dividido…

 

Gostei imenso do final! O que significa que foi bem azedo, já sabem! Ahah

 

Bem, o livro não é perfeito, mas tem muitas qualidades e vale a pena ler!! Especialmente para quem gosta de distopias (e política)!

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Resenha: "1984"

Resenha

Data: 19/12/2016 | De: Anelise Besson

Oi!

Já li dois livros do autor e todos eles tem esse lance distópico com crítica social. Eu gostei do livro, mas também achei um pouco cansativo ali no meio. Leia Revolução dos Bichos dele, é muuuuuito bom!

bjs

Resenha

Data: 19/12/2016 | De: Nathalia Isis Oliveira

Não conhecia a obra, mas a partir dos pontos que você contou sobre: o livro associando o contexto histórico (2º pós-guerra, após os fascismos na Europa, e com o Estalinismo ainda a vigorar). Fora que gosto de livros carregados de simbolismos e significados… me bateu uma curiosidade para ler o livro.

Beijos!

Resenha

Data: 18/12/2016 | De: Manoel Alves

Olá
Eu já conhecia essa obra, afinal ela é meu o que um clássico não? Mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler, mas tem esse livro na biblioteca da escola e acho que pegarei logo logo. Enfim, que bom que curtiu o final. Até mais ver
Abraços

<< 1 | 2

Novo comentário