Resenha: "A Arma Secreta" de Robert Muchamore

20/04/2019 20:35

 

 

  Editora: Porto Editora

  Autor: Robert Muchamore

  Edição: 1

  Número de páginas:

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Robert Muchamore nasceu em 1972, em Londres. Desde que escreveu “O Recruta”, em 2003, a sua popularidade e sucesso literário (especialmente entre os mais novos) cresceu. O último livro da CHERUB foi publicado em 2016.

 

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Mais um livros de “Henderson’s Boys” para avançar no nosso desafio! Eu sei que há um atraso em relação ao prazo de três semanas entre as opiniões. No entanto, vocês sabem que esta demora é perfeitamente justificável. (Vá lá, perdoem-me!! XD) Eu estive ocupado a apresentar-vos um sem-número de novidades!

 

Para quem não conhece a CHERUB, pode saber mais na resenha de "O Recruta". Com esta coleção, o autor leva-nos a conhecer as suas origens, na II Guerra Mundial. Assim, depois de reunirmos os nossos jovens protagonistas fora do devastador cenário de guerra francês, em “A Arma Secreta” conhecemos a recém-formada unidade de espionagem, ainda em risco de fechar.

 

A verdade é que, lamentavelmente, o centro de operações de guerra está nas mãos bem polidas de um conjunto de aristocratas de nariz empinado, mais preocupados com os cargos militares e as suas manhosas trocas de influências do que com o efetivo esforço de guerra, para que se termine o sangrento conflito (com vitória dos Aliados). E os ventos não estão  favor dos nossos pequenos agentes, devido às inimizadas e ao ceticismo prlo responsável do centro de decisão.

 

Por isso, é necessário inverter esta situação… E com urgência! Os querubins precisam de provar o seu valor.

 

 

“A Arma Secreta” é um livro de treino e luta pela unidade dentro de território britânico. Por isso, não existe propriamente ação em terreno de guerra, nem cenário de missão infiltrada. Ainda assim, Robert Muchamore tem a extraordinária capacidade de tornar a ação verdadeiramente cativante.

 

É claro que uma parte se deve, irrefutavelmente, ao estilo descontraído do autor, o qual é capaz de prender os leitores, apanhando-os desprevenidos com a sua escrita despretensiosa e uns quantos momentos engraçados.

 

E, depois, ao mesmo tempo que a aventura dos adolescentes é garantida pelas provas nas Forças Armadas e pelo grande desafio de simulação de ambiente de guerra no final, surgem ainda algumas questões mais sociais, com um toque de drama muito grosseiro, bem à moda de Muchamore.

 

 

Surgem, claro está, novas personagens, algo diversos entre si. No entanto, sinto-me na obrigação de avançar que algumas são verdadeiramente desprezíveis! E conferem à história uma maldade não muito habitual.

 

Um dos pontos negativos deste volume de “Henderson’s Boys” é, de facto, a existência de alguns problemas por resolver ainda no final da trama. A mulher de Henderson, por exemplo, aparece numa espécie de surto violento, e não torna a surgir na história para que se “feche o capítulo” ou se compreenda o que lhe aconteceu depois.

 

O final revelou-se igualmente descuidado, ao apressar-se demasiado e não permitir uma absorção do panorama geral em relação às personagens. Todavia, não consigo deixar de aconselhar a leitura de “A Arma Secreta”, e de toda a coleção! Vale mesmo a pena! Mas só depois de conhecerem “CHERUB”!!

 

Boas leituras!! ;)

 

Oferta de:

Tópico: Resenha: "A Arma Secreta" de Robert Muchamore

HBoys

Data: 22/04/2019 | De: Helio

Boa opiniao! Li CHERUB ha uns anos, adorei, acho que agora o autor fez bem em ir a outra epoca. Ficamos a saber porque e que a CHERUB se chama assim?
Que mau que ha ai pequenos problemas no livro.

blog

Data: 21/04/2019 | De: Joana Darc

oi!
Eu gostei do livro, não conhecia o autor a historia parece ser bem interessante...

Novo comentário