Resenha: "A Cidade das Almas Perdidas"

20/01/2019 15:30

 

 

  Editora: Planeta

  Autor: Cassandra Clare

  Edição: 1

  Número de páginas: 382

 

 

 

 

Sobre a autora

Judith Rumelt, conhecida por Cassandra Clare (pseudónimo), é uma escritora americana. Viajou pelo mundo e é especialmente conhecida por esta coleção, que tem aclamado o seu nome além-fronteiras.

 

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Eis que finalmente me resolvo a ler o quinto livro de “Caçadores de Sombras”. A pausa foi grande, mas agora que terminei “A Cidade das Almas Perdidas”, estou decidido a avançar para o derradeiro volume da coleção.

 

Depois da cerimónia com a demónio Lilith, Jace desapareceu, pelo que se organizaram buscas envolvendo Nefelins e Habitantes do Mundo à Parte. Clary só espera voltar a ver o namorado, mas é possível que o reencontro não seja nada como esperado…

 

Sebastian continua vivo e tem planos grandes. Grandes e perigosos. Depois da cerimónia, ficou demoniacamente vinculado a Jace, o qual perdeu a sua vontade para a dele. Com as forças dos dois reunidas, não será difícil concretizar a estratégia louca de Sebastian para chacinar a humanidade…

 

 

Continuo a pensar que a coleção deviater terminado logo no terceiro volume. Parece que tudo foi planeado para ser uma trilogia e, de repente, o quarto volume lança uma nova injeção (mais fraca) de história, sem que este volume consiga ir buscar nada mais atrás do que o anterior. E, ainda que algumas cenas tenham significado, outras parecem criadas apenas para continuar, e até um pouco forçadas…

 

As personagens são cativantes, mas tenho vindo a notar um decréscimo de energia. É como se faltasse um pouco de personalidade ao enredo, compreendem? Seja como for, acabamos envolvidos nos problemas dos personagens do início ao fim…

 

A escrita é um ponto positivo do livro. Apesar de não ser particularmente poética ou diferenciadora, permite uma leitura bastante fluida. E, acima de tudo, visual! É mesmo muito fácil ver as expressões das personagens, os seus movimentos ou simplesmente os locais descritos com um detalhe cuidado.

 

 

Também o estilo tende a ser mais cuidado no que toca à organização e à finalização das cenas. Às vezes, parece mesmo que estamos a ver uma série ou a um filme, com aquele toquezinho de ligeiro suspense a terminar o que acabamos de ver.

 

Algo que não pode ser retirado à autora é a sua criatividade! E o mais interessante é a forma como Clare transforma citações autorais e bíblicas para sustentar o seu mundo num tom sombrio e prateado que não nos deixa confundir a sua obra com nenhum outro autor.

 

Enfim… Para quem leu até ao quarto volume, o melhor é terminar a coleção! Se gostaram do começo da coleção, então lerão certamente os restantes com a sede habitual…

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Resenha: "A Cidade das Almas Perdidas"

Amei

Data: 25/01/2019 | De: Grazi

Oie amoreca,

Já faz um tempo que to de olho nesse livro, aliás nessa série!
Adorei sua resenha!


Beijokas!

comentário

Data: 23/01/2019 | De: Thainá

Oiee!

Não me julgue, mas estou tentando ler o 1º livro dessa série a anos e nunca termino kkkkk
Apesar de que li a trilogia que vem antes, Peças Infernais e me apaixonei;

Beijos

Oi, tudo bem?

Data: 23/01/2019 | De: Maria Luíza Lelis

Confesso que sou um pouco suspeita para falar, porque amo essa série, mas fiquei feliz pelo fato da série não ter terminado no terceiro livro. Apesar de gostar de Cidade de Vidro, eu achei o final bem previsível e teria ficado decepcionada se tivesse parado ali. Eu não gosto de Cidade dos Anjos Caídos, mas esse e o sexto são meus favoritos da série.
De qualquer forma, gostei de conhecer sua opinião sobre a obra e espero que você goste mais do sexto, pois são feitas muitas revelações importantes.
Beijos!

Comentario

Data: 20/01/2019 | De: Helana

Oi querido.. Quanto tempo..
Vamos lá, Cassandra Claire não me impressiona, ate ao seus livros cristivos, mas ela força as vezes e honestsmente acho desncessário continuar uma série sendo que a história fica fraca sabe..

comentário

Data: 20/01/2019 | De: Fábrica dos Convites

Acho horrível isso, esticar sem necessidade uma série. O leitor acaba sentindo-se enganado.
Bjs, Rose

Novo comentário