Resenha: "A Provadora"

18/11/2018 20:53

 

 

  Editora: Saída de Emergência

  Autor: V D Alexander

  Edição: 1

  Número de páginas: 320

 

 

 

 

Sobre o autor

Fervoroso estudioso de História, V S Alexander orgulha-se de apresentar as suas histórias com centro em mulheres fortes que se veem no meio de sérios problemas, perigos e intrigas. Mulheres que acabam a por em causa o seu amor, ideais e até a própria essência…

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Como sabem, a minha curiosidade com a leitura deste livro era enorme! Um romance histórico à volta da misteriosa morte de Hitler… Quem sabia o que me poderia esperar…

 

Estamos em 1943. Plena II Guerra Mundial. Nazismo ao rubro, com as prisões e execuções a decorrerem ao mesmo tempo que os inúmeros bombardeamentos sobre Berlim. É neste contexto que a nossa protagonista, uma jovem berlinense, se muda da cidade-natal para o interior, a pedido dos pais…

 

Como não poderia viver na casa dos tios sem contribuir para as despesas, procurou emprego o mais depressa possível e acabou... a ser uma das leais provadora do Führer (aquele que, decididamente, não admira). E, com a tendência da Guerra a inverter-se em desvantagem da Alemanha, e com a população a viver na mais absoluta miséria, não são poucos os que, no segredo da morada de Hitler, conspiram perigosamente contra o seu poder… E Magda não consegue não envolver-se…

 

 

Bem, devo dizer que gostei de fazer a leitura. Ainda assim, alguns inconvenientes não passaram despercebidos, pelo que a pontuação não é a que sinceramente poderia ter sido.

 

A criatividade é muito interessante, especialmente na abordagem. V S Alexander conseguiu sair do cliché de narrar a realidade já mais do que conhecida dos campos de concentração e até a da população comum. Por outro lado, o autor introduz-nos na versão elitista do Reich, que contraria alguns princípios teóricos apregoados por Hitler. E também nas conspirações e secretas discordâncias na mansão do Berghof e nos búnqueres do rigoroso líder alemão.

 

A própria apresentação do sangrento Führer é, no mínimo, interessante… É indubitável a sua faceta ardilosa e manipuladora, patente em aparições e pequenas conversas particulares. No entanto, em certos momentos, o leitor conhece a sua relação com a companheira Eva Braun e quase entra na sua deturpação mental, por aproximação. Mas sempre longe da concordância com as suas ideias.. Assim espero!

 

 

O grande problema foi uma lamentável falta de sentimento… Não faltam situações capazes de nos deixar inquietos, apaixonados, tristes, desiludidos, ou mesmo revoltados. Mas a verdade é que poucos são os sentimentos que se conseguem verdadeiramente sentir. Após a narração dos factos e a (agradável) descrição dos cenários, escasseia o desenvolvimento dos estados emocionais que verdadeiramente nos fazem adentrar na história!

 

E este vazio narrativo, ainda que relacionado com o sentimento geral naquela fase do regime, impede uma certa proximidade entre o leitor e as personagens, que de forma geral são racionalmente compreendidas. Na verdade, é isso mesmo que falta: o desenvolvimento do sentimento sobre a razão…

 

Quanto ao resto, não há nada a criticar. A escrita é fácil de acompanhar, a história bastante simples e detalhadamente cuidada e adequada ao período em causa… Enfim, uma leitura que nunca será em vão para quem gosta destes mistérios e de saber mais sobre o período mais negro da Alemanha!

 

Boas leituras!! ;)

 

Oferta de:

Tópico: Resenha: "A Provadora"

comentário

Data: 17/12/2018 | De: lilian

Também tenho grande curiosidade com o livro, entretanto, ainda não tive oportunidade de ler, já vi muitas resenhas e todas elogiando a obra.

Apenas um vicio

Data: 25/11/2018 | De: Andressa

Nossa, gosto muito de livros com essa temática. Que pena saber que faltou sentimento na narrativa. Acho que com esse tema tão pesado e triste, sentimentos é o que não pode faltar, né? Mesmo assim fiquei curiosa para conferir o livro
beijos

comentário

Data: 21/11/2018 | De: Nina Spim

Oi, tudo bem? Fiquei interessada na leitura, por se tratar de um período histórico que tenho interesse, mas a falta de sentimento da qual você falou me leva a desanimar, pois nada pior do que ler um livro morno. Passo a dica, mas fiquei feliz por saber da existência desse livro :) Achei a profissão da moça bem inusitada, mas é ficção, né? Só pra confirmar haha.

Love, Nina.
www.ninaeuma.blogspot.com

Resenhas da Viviane

Data: 20/11/2018 | De: Viviane Almeida

Oi, como vai? Estou em uma vibe de comprar vários livros que falem sobre a época do Holocausto e sobre Hitler. Comprei duas biografias diferente que falam sobre a vida de Hitler, outras que falam sobre pessoas que sobreviveram ao holocausto, entre outros livros dessa época.

Eu fiquei muito interessada neles depois que li o Diário da Anne Frank e percebi que, o meu conhecimento no assunto era pouquíssimo, agora estou tentando aumentar o meu conhecimento. Esse livro que você indicou está na minha lista de compras dessa BF, espero que o preço esteja bom.

Beijos e Abraços Vivi
<a href="https://resenhasdaviviane.blogspot.com.br">Resenhas da Viviane</a>

comentário

Data: 19/11/2018 | De: viviane

Olá Diogo, acho os livros que trazem como tema a segunda guerra bem interessantes e um tanto pesados. Gostei muito da tua dica, ainda não conhecia este livro.
Bjos
Vivi

Novo comentário