Resenha: "A Seca", de Neal e Jarrod Shusterman

27/08/2019 16:19

 

 

  Editora: Saída de Emergência

  Autor: Neal e Jarrod Shusterman

  Edição: 1

  Número de páginas: 320

 

 

 

 

Sobre os autores

Neal Shusterman é conhecido pela escrita de livros para crianças, adolescentes e adultos. Assim como o filho Jarrod, escreve ainda para o cinema e para a televisão. Ambos estão a trabalhar na adaptação deste livro ao cinema.

 

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Então, como está esse mês de agosto?? O meu está a tentar ser aproveitado para ler, porque apenas agora começaram as minhas verdadeiras férias. E não durarão muito…

 

Mas, bem, vamos falar sobre este menino… “A Seca” é um livro que nos chama a atenção para um problema verdadeiramente preocupante da atualidade: a escassez de água. Já há uns tempos que a água corre com menor intensidade nas nossas casas do que antes, verdade? Isso não é por acaso…

 

Nesta história, somos levados à zona sul da Califórnia, a uma situação de seca extrema. A água deixou de pingar das torneiras dos habitantes deste Estado e a situação torna-se verdadeiramente desesperante. No meio das consequências chocantes e catastróficas de um mundo possivelmente não tão longínquo do nosso, a protagonista vê-se sem os pais, numa luta pela sobrevivência.

 

 

Bem… Este livro parecia prometer muito mais do que aquilo que verdadeiramente nos traz.

 

A ideia está lá, e a premissa é deveras cativante, para além de necessária para a humanidade frequentemente despreocupada que habita o nosso planeta a esgotar de recursos. Sinceramente, gostei da forma como os impactos da escassez de água foram explorados pelos autores, começando pelo dia-a-dia da população.

 

A escrita também é muito boa, e a principal responsável por me manter na leitura até ao final. Normalmente vai direta ao ponto, e mantém uma racionalidade confortável, ao mesmo tempo que dá forma a um conjunto de momentos de leve reflexão. Sem esquecer as comparações, tão peculiares quanto perfeitamente adequadas.

 

 

O principal problema foi a falta de organização e planeamento. Senti que a história começou a descambar antes mesmo de se afirmar resolutamente nas nossas cabeças. O rumo dos acontecimentos por vezes não fazia sentido nenhum para o leitor. E o final foi bastante fraquinho. Sem contar com os momentos em que as páginas se alongavam com conteúdo desnecessário, o que inclui alguns dos instantâneos exteriores às personagens que eram atirados para a história em capítulos inteiros.

 

Fora isso, o campo das personagens é bastante ambíguo. A princípio, até nos conseguimos ir ligando às personagens (ainda que sintamos que a protagonista consegue ser algo chata/plana). Só que depois, entendemos que a sua construção se baseia em estereótipos e não em verdadeiras personalidades.

 

De qualquer das formas, foi uma leitura agradável, e que me fez sentir MUUUITA sede. Acreditem, fiquei bem hidratado! XD

Felizmente, esta história é capaz de nos fazer valorizar cada gota de água que utilizamos, e pensar em como devemos diminuir o desperdício. E creio que esse era o seu verdadeiro propósito! Por isso, check! Bom trabalho!

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Resenha: "A Seca", de Neal e Jarrod Shusterman

Hey! :)

Data: 10/09/2019 | De: PS amo leitura

Eu acho que é a primeira vez que vejo a resenha deste livro. Ele, pelo jeito, tem uma premissa bem interessante e atual, mas uma pena que não tenha sido bem estruturada. Gostei da sua sinceridade e da sua resenha.

Beijos,

Assunto

Data: 06/09/2019 | De: Janaína

Ooi,

Nossa, muito importante para os dias de hoje ler um livro nesse contexto, obrigada pela dica.

eu amo shusterman

Data: 06/09/2019 | De: milca abreu

eu amo shusterman, mas sinceramente não conhecia esse trabalho dele. Sem duvida é um asssunto importante e super atual, além de nos alertar para algo que pode acontecer a qualquer momento.
Gostei bastante da sua indicação.

Comentário

Data: 02/09/2019 | De: Joanice Oliveira

Olá

Pensei que o Neal só tinha escrito os livros publicados pela Seguinte e Valentina e fico feliz que tenha outros, porque adoro as obras dele.
Mesmo com suas pontuações que são bem relevantes, lerei a obra.

Beijos

Comentário

Data: 31/08/2019 | De: Carol Nery

Eu gosto do autor. Li dele Fragmentados e quero muito ler mais sobre a série. Foi uma das minhas melhores leituras de 2016.
E estou aqui com O Fundo é Apenas o Começo... quero muito ler em breve.
Esse livro da resenha eu ainda não conhecia, e nem tinha ouvido falar!!
Que pena que não foi um livro 100%. Mas, ficarei de olho. Abraços

Comentário

Data: 30/08/2019 | De: Alice Lacerda Montiel

Oiieee

Eu tenho esse livro em espanhol, e adquiri porque o Neal Shusterman tem sido um autor que sempre me tem surpreendido com suas histórias, a escrita dele é simplesmente maravilhosa. Uma pena que neste o final tenha sido fraquinho e alguns acontecimentos não convencem, ainda assim o fato de já nos ajudar a refletir sobre um problema real que enfretamos na atualidade já conta muito em favor do livro. Quero ler logo, quem sabe eu goste, como vc disse muito bem, a leitura é válida porque a narrativa é boa.

Beijos, Alice

www.derepentenoultimolivro.com

A Seca

Data: 29/08/2019 | De: Marijleite

Oi, gostei de saber da existência desse livro, a questão da escassez de água é bem real e importante, pena que o final não foi tão bom.

Olá

Data: 29/08/2019 | De: Clayci Oliveira

Que interessante!
Eu adoro a escrita desse autor e conhecei através de um livro que fala sobre esquizofrenia. Gostei da proposta desse e vou ficar de olho <3

Novo comentário