Resenha: "A Sereia"

17/02/2018 18:31

 

 

  Editora: Marcador

  Autor: Kiera Cass

  Edição: 1

  Número de páginas: 270

 

 

 

 

Sobre a autora

Kiera Cass nasceu e cresceu em Carolina do Sul. Graduou-se em História pela universidade de Radford e foi, com esta trilogia que se lançou nos tops do NYT.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Depois d’”A Seleção” e respetivos contos, decidi aventurar-me por uma nova história de Kiera Cass, mas fora desse mundo distópico. E o resultado não foi bem o que eu esperava…

 

Bem, n’”A Sereia”, conhecemos uma jovem rapariga, Kahlen, a qual, aos dezanove anos, foi apanhada por um naufrágio causado pelo canto de um grupo de sereias… Poderia ter morrido, mas Oceano decidiu salvá-la e torná-la também a ela uma sereia…

 

Contudo, para que possa viver o resto da sua vida, Kahlen precisa de viver como sereia durante cem anos. Um século durante o qual é obrigada a causar naufrágios para alimentar Oceano… e proibida de sentir amor por qualquer humano. Isto não está a funcionar com Kahlen, que se apaixona por um rapaz, oitenta anos depois da sua transformação…

 

 

Bem, esta história é acompanhada pelas amigas de Kahlen, que estão submetidas às mesmas regras. Mesmo que não as tenham tido de contornar da mesma forma, as outras três/quatro sereias estarão sempre prontas para a apoiar.

 

A ideia é bem interessante e a abordagem criativa. No entanto, a temática poderia ter sido muito melhor aproveitada (há muito por onde explorar, e certas questões ficam por responder até ao final do livro).

 

As personagens são bem cativantes, à exceção da própria Oceano, e, infelizmente, de certa maneira, a protagonista/narradora, que revela uma falta de “força interior” e determinação que poderiam jogar a seu favor. Para grande pena minha, Akinli (a paixão de Kahlen) possui traços demasiado semelhantes aos de Maxon, o príncipe d’”A Seleção”…

 

 

A escrita da autora pareceu-me, no início do livro, ligeiramente mais imatura, mas a situação reverteu-se perto da metade do livro, e a restante narrativa seguiu deliciosamente fluida, envolvendo-nos nos pensamentos e problemas de Kahlen.

 

Mas nem isto nos impede de sentir que a segunda metade da história parecia apenas encher o papel, não avançando muito e mantendo-nos de volta do mesmo problema, basicamente o mesmo de toda a história… E o final, esse, deixou bastante a desejar, no que toca ao destino das personagens.

 

Mesmo assim, a autora conseguirá fazer os apreciadores de romances torcerem pelas personagens e por um final feliz para o romance entre os dois. Um homem e uma sereia: no meio deles, só uma Oceano furiosa e possessiva… Será Ela capaz de acabar com tudo?

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Resenha: "A Sereia"

comentário

Data: 20/02/2018 | De: Fábrica dos Convites

Oi, conheço o livro, mas não cheguei a ler, talvez por conta dos comentários nem tão positivos que eu li a respeito dele, mais ou menos o que você veio a reafirmar na sua resenha. Uma pena.
Bjs, Rose

Amooo!!!

Data: 20/02/2018 | De: Grazielli

Sou apaixonada pelos livros da Kiera e esse está na lista de desejos a algum tempo já.
Lendo sua resenha fiquei ainda mais curiosa pra ler.
Excelente resenha!

Beijokas!

Olá!

Data: 19/02/2018 | De: Camila de Moraes

Eu tenho esse livro na minha estante e ainda não li. Na verdade quando comprei, foi justamente pela boa impressão que a autora passou com A Seleção.
Pelo visto o enredo tem alguns desajustes mas quero conferir ainda esse ano.
Beijos!

A Sereia

Data: 19/02/2018 | De: Anna Caroline

Aqui no Brasil a Kiera Kass é super hiper mega elogiada, porém não li nada da autora até o momento. Histórias que tem por origem mitologias são sempre bem-vidas, porém é necessário que as mesmas sejam bem exploradas e bem escritas e, sem contar que a história se arrasta muito em determinados pontos... não é o tipo de leitura que penso em fazer no momento. Uma pena que você tenha se decepcionado...
Abraços

Coments

Data: 18/02/2018 | De: Helana

Oie, esse livro da autora li e achei até interessante, usar a mitologia das sereias em uma história é legal.
E até concordo contigo, o final deixa a desejar realmente

A Sereia

Data: 18/02/2018 | De: Isabela

Oiê! Esse é um livro que está há tempos na minha lista de leituras, mas sempre acabou lendo outros livros na frente. Na verdade, queria ler os dois ultimos livros da saga A Seleção primeiro, os que contam a história da filha da América e do Maxon. É uma pena saber que a autora não soube aproveitar todo o potencial da obra, mas ainda continuo curiosa para conferir o livro. Rs
Beijos

Novo comentário