Resenha: "Antologia Poesia Portuguesa"

31/07/2018 20:06


 

 

 

  Editora: asas poesia

  Autor: (vários)

  Edição: 1

  Número de páginas: 430

 

 

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Como já tinha tido oportunidade de vos dizer, eu não costumo ler livros de poesia. Um ou outro poema avulso até pode vir a calhar, mas só me lanço a um livro completo quando se trata de uma oferta. O que foi o caso.

 

Bem, este livro procura dar a conhecer alguns poetas e poemas nacionais, apresentando-nos um pequeno universo de poemas de temas e estilos diversos, conjugando amostras dos mundos de cada um dos autores.

 

 

Este livro não foi mesmo nada de especial. Tenho de ser sincero, nenhum poema me deixou maravilhado, a maioria era simplesmente mediana, e o pior é que encontrei alguns que eram verdadeiramente maus.

 

É difícil falar muito sobre estes livros, sejam uniões de contos ou de poemas, especialmente quando se reúnem poetas que nada têm que ver com os outros. Mas a verdade é que o tema predominante dos poemas foi o cliché: o amor e a amada.

 

Um dos pontos fracos do livro no geral é a falta de organização, tendo em conta que os autores são apresentados por uma ordem meramente alfabética, sem nenhum fio condutor (por temas, por exemplo)…

 

 

Algo que devo frisar como sendo um ponto positivo é a apresentação dos poetas através de uma pequena biografia, antes de termos acesso aos três poemas do respetivo autor. Assim, mesmo que não tenhamos interesse em ler todas as biografias (como aconteceu comigo), podemos sempre ter acesso a uma pequena descrição do criador de um poema que nos tenha agradado especialmente.

 

(Realço apenas o facto todos os textos se encontrarem ainda traduzidos em inglês na página seguinte, de modo a poder apresentar estes nomes da poesia portuguesa a leitores estrangeiros).

 

Enfim… Aconselho-vos a lerem este livro sem grandes expectativas, e apenas no caso de estarem à procura de novos poetas e estilos de poesia.

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Resenha: "Antologia Poesia Portuguesa"

Comentários

Data: 13/08/2018 | De: Fábrica dos convites

Uma pena que o livro não tenha te agradado e entendo a dificuldade em resenhar contos ou poemas, pois tenho a mesma dificuldade.
Bjs Rose

Oi

Data: 06/08/2018 | De: Bruna Costabeber

Oi, tudo bem?
Eu já não curto ler livros de poesias e saber que esse não tem nada de especial e que não te tocou, me deixou menos curiosa ainda para ler. Acho que esse tipo de livro não é pra mim, infelizmente :(
Adorei a sua sinceridade, mas vou passar a dica.
Beijos!

Comentário

Data: 06/08/2018 | De: Nina

Oi, tudo bem? Sinto falta de ler poesia, a última antologia que li foi da Florbela Espanca, que também não me deixou com ótima impressão. Desta nunca ouvi falar e, sinceramente, não tenho muito interesse. Tô mais empenhada em ler a poesia brasileira, encontro dificuldade em gostar da portuguesa. Também não entendi por que a antologia não é temática, não entendi o critério de escolha dos autores. São contemporâneos? Clássicos? Enfim, que bom que você foi sincero sobre não ter gostado tanto, é sempre bom saber :)

Love, Nina.
www.ninaeuma.blogspot.com

comentário

Data: 05/08/2018 | De: Lilian

Que pena que o livro não te agradou, lamento. Queria ter lido algumas poesias do livro na postagem. sobre expectativas em relação a livros, raramento eu as crio, sempre leio com respeito ao gênero e a estética, se for arte, eu me jogo, se for apenas texto panfletário para indústria do livro, mostro desinteresse. Enfim, espero ter a oportunidade de ler.

www.apenasumvicio.com

Data: 05/08/2018 | De: Andressa

Gosto bastante de poesias, mas algumas coisas que você falou sobre a obra não me deixaram muito afim de ler.
Não gostei de saber que eles não seguem uma lógica, como um tema e tal, essa coisa de ficar meio jogado não me agrada.
beijos

Olá!

Data: 04/08/2018 | De: Camila de Moraes

Não conhecia essa obra, mas não sou do tipo de leitora assídua desse gênero.
Gostei de conferir suas impressões e uma pena que tenha sido um tanto confusa a obra em sua composição.
Beijos!

comentário

Data: 03/08/2018 | De: Laneh Martins

Olá, tudo bem?

Não conhecia a obra. Apesar de não ser uma apaixonada por poemas/poesias, gostaria de ler mais sobre. Mas pelas suas ressalvas, não vou começar com ele.

Beijos

.

Data: 03/08/2018 | De: Juliana Xavier

Não sou fã de poesia, precisa ser algo realmente especial pra me dar vontade de ler o gênero, e não fiquei com nenhuma vontade de ler esse livro. Realmente poderiam ter usado critérios melhores pra agrupar as poesias que não a ordem alfabética por autor.

Olá

Data: 02/08/2018 | De: Ana Carolina Lopes

Oi, assim como você não sou lá muito fã do gênero e também só iria adquirir algo do tipo se estivesse em promoção, por curiosidade em relação ao autor ou então leria se tivesse ganho de presente. Não é mesmo minha praia e gostei muito da sua sinceridade no post.
Abraços

comentário

Data: 01/08/2018 | De: Cris

Oi tudo bem? Sempre gostei de poesias/ poemas, mas vou ressaltar que faz muito tempo que não leio, deu para perceber que não foi sua melhor leitura esse livro, mas mesmo assim, vou anotar a dica. Parabéns pela sua resenha, gostei da sua sinceridade, obrigado pela dica.

livrosetalgroup.blogspot.com

1 | 2 >>

Novo comentário