Resenha: "Batalha Final", de Robert Muchamore (+ ANIVERSÁRIO!!) :)

21/08/2019 21:36

 

 

 

  Editora: Porto Editora

  Autor: Robert Muchamore

  Edição: 1

  Número de páginas: 336

 

 

 

 

Sobre o autor

Robert Muchamore nasceu em 1972, em Londres. Desde que escreveu “O Recruta”, em 2003, a sua popularidade e sucesso literário (especialmente entre os mais novos) cresceu. O último livro da CHERUB foi publicado em 2016.

 

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

É agora! É este o último livro de Henderson’s Boys, pelo que chega ao fim o nosso desafio “De Uma Ponta a Outra”! E agora? Bem, vão poder contar com a publicação-resumo do desafio, mas, para já, concentramo-nos apenas neste último volume.

 

Ahahah! Enganei-vos!! XD Primeiro, temos de falar sobre o nosso aniversário... É incrível como já se passaram 4 anos... 4 anos!!! 4 anos em que conseguimos parcerias e vencemos desafios! 4 anos de muitos livros lidos e, acima de tudo, 4 anos de partilhas. Desta vez, decidi não me alongar. Tudo o que vos quero dizer é algo que parece não caber (mas que se resume perfeitamente) numa palavra:

Obrigado!

 

Estou-vos imensamente grato por este caminho!

 

Agora, sim, vamos ao livro...

A II Guerra Mundial está quase a terminar. Estamos no verão de 1944, e os agentes de Henderson encontram-se ainda na França ocupada e destruída, onde os Aliados se preparam para desembarcar.

 

Agora, na sua missão final, os jovens agentes têm de destruir o batalhão de tanques alemães que se prepara para impedir o plano Aliado, numa altura em que os nazis estão mais determinados do que nunca. Sem mantimentos ou munições, a sobrevivência é o maior desafio…

 

 

Esta é mais uma história ao estilo dos últimos livros de Henderson’s Boys: uma sucessão infindável de cenas de ação, pontuadas por alguns momentos calmos em que se formulam os motivos das lutas e carnificinas.

 

A violência é, de facto, muita. É claro que os (pré-)adolescentes de hoje já se encontram perfeitamente acostumados a ela, mas alguma cenas ultrapassam o limite do arrepiante, não existindo nenhum tipo de abordagem moral quanto às atitudes tomadas (sentimento de remorso, por exemplo). Fora isso, os perigos constantes obrigam-nos a virar as páginas a uma velocidade estonteante.

 

Outra questão inadequada ao público-alvo é a inclusão de logísticas algo complexas para uma mente daquela idade, especialmente estratégias particulares e fluxos entre regiões, etc. Mesmo existindo um mapa no início.

De qualquer das formas, é demonstrada uma preocupação da parte do autor em mostrar quais eram as técnicas utilizadas na altura, pelo que normalmente as páginas escondem uma certa investigação em pequenos detalhes que normalmente passam despercebidos (o que é ótimo, para não cansar os leitores mais novos).

 

 

A verdade é que a descontração da escrita despretensiosa de Muchamore faz com que estes livros sejam sempre as minhas leituras mais fluidas de sempre. Contudo, a leveza pontual que ajuda neste processo (e é uma peça fundamental neste tipo de livro e público) foi longe demais, desta vez…

 

Numa tentativa exagerada de evitar a profundidade, o autor acabou por deixar passar alguns momentos essenciais à trama, especialmente quando a morte trágica de um membro da equipa acaba por não conhecer nenhum tipo de desenvolvimento sentimental decente, nem por parte do irmão… E isto impede as personagens de serem tão cativantes quanto antes, ao que acrescem as atitudes idiotas de Henderson no final da história.

 

E agora é a altura de falar do PONTO ALTO do livro!! A meu ver, são estas páginas que cumprem o propósito da coleção, estabelecendo as ligações entre esta coleção e a principal da CHERUB. O registo deste epílogo é biográfico, apresentando-nos o futuro de cada personagem desta coleção, mas eu senti taaaanto… É que conseguiu ligar com tanta naturalidade e realismo as histórias de cada um à dos outros e ao futuro longínquo em que se cruzam com a CHERUB ou membros da organização...

 

Só por isso, já vale tudo!!! Adorei mesmo relembrar os elementos da minha infância e senti-los com raízes tão antigas e improváveis… Simplesmente perfeito!

 

Boas leituras!! ;)

 

PS: A partir de agora, estejam atentos!!! O nosso passatempo de aniversário pode aparecer a qualquer momento!! (Desta vez, decidi deixar a rotina e fazer-vos uma surpresa um dia destes... :) )

 

Oferta de:

Tópico: Resenha: "Batalha Final", de Robert Muchamore (+ ANIVERSÁRIO!!) :)

Personagens

Data: 11/12/2021 | De: FTL-222

Será que me podia dizer as personagens que se encontram na obra? Obrigado

Comentário

Data: 09/09/2019 | De: Ana Caroline Santos

Não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa, ainda mais por esse ponto alto citado. Adorei! Ah e parabéns pelo aniversário de blog, realmente é um longo tempo <3
Beijos,
https://diariasleituras.blogspot.com

Olá

Data: 26/08/2019 | De: Clayci Oliveira

Parabéns <3 muito sucesso sempre.
Eu não conhecia os livros O.O

Comentário

Data: 26/08/2019 | De: Alice Lacerda Montiel

Oiieee


Uau, 4 anos de blog, parabéns e que tu continue com essa energia boa trazendo tantas opiniões de livros pra nós. Este não conhecia, não saberia dizer se está publicado por estes lares, mas achei a história bacana, gosto dessa narrativa ligeria e descontraida, acho que seriam leituras que desfrutaria os livros dessa série.

Beijos, Alice

www.derepentenoultimolivro.com

Adorei!

Data: 23/08/2019 | De: Mari

Olá!

Parabéns pelos 4 anos!! Passa rápido ne? Que venha bem mais!

Gostei de saber o desfecho dessa série, parece ser ótima
Anotei a dica

comentário

Data: 22/08/2019 | De: lilian

Caramba, quatro anos, bastante tempo, parabéns e que venha mais e repleto de sucesso e reconhecimento por seu trabalho. sobre os livros, não conhecia e adorei saber mais e espero ter oportunidade de ler.

Parabens

Data: 22/08/2019 | De: Joel

Parabens!!! Tenho adorado acompanhar o blog ao longo do tempo! E o livro tambem li!

Novo comentário