Resenha: "A Cidade dos Ossos"

23/10/2016 19:47

 

 

  Editora: Planeta

  Autor: Cassandra Clare

  Edição: 5

  Número de páginas: 416

 

 

 

 

Sobre a autora

Judith Rumelt, conhecida por Cassandra Clare (pseudónimo), é uma escritora americana. Viajou pelo mundo e é especialmente conhecida por esta coleção, que tem aclamado o seu nome pelo mundo.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Hoje trago finalmente a resenha de “Cidade dos Ossos”. Vocês sabem o quanto eu queria começar esta coleção!! Nunca li nada da autora e é o seu “magnus opus”, tão elogiado.. :)

 

Resumindo, trata de uma rapariga, Clary, que, depois da mãe desaparecer, vê-se no meio de um grupo de Caçadores de Sombras (que protegem a humanidade dos demónios), no meio de um mundo de fantasiam, que a leva a por em causa tudo aquilo (ou aqueles) em que(m) sempre acreditou.

 

Os caçadores de sombras são descendentes do Anjo Raziel e de seres humanos. Contudo, mesmo na fantasia, existem revoltas e segredos… E mais não digo! :)

 

 

Enfim, não me arrependi de fazer a leitura. Ainda que esperasse um pouquinho mais… Não sei bem, provavelmente uma ação mais forte no início do livro.

 

A melhor “vertente” do livro é, sem dúvida, o universo imaginado. “Cria um mundo onde eu adoraria viver”, afirma Stephenie Meyer. E eu assino por baixo..! :) A autora consegue introduzir cada elemento no momento certo.

 

Adorei o estilo da autora, a narrativa, simultaneamente calma e viva, diferente do que li até agora. Consegue cativar, fazendo-nos querer mais e mais. No entanto, senti uma certa dificuldade em avançar, por dois motivos: não ser muito fluido e os capítulos serem demasiado longos (a diagramação)… E uns probleminhas com a tradução, segundo me pareceu.

 

As personagens são todas misteriosas, e as que menos parecem sê-lo acabam por se revelar os mais enganadores. Nossa, isso vale muito para mim! E, para além disso, são imensamente cativantes. Amei quase todas!

 

 

No final, o problema da “pouca ação/tensão” resolve-se. A segunda metade é mais rápida, especialmente as últimas 80 páginas, nas quais morremos de curiosidade. Revelações e reviravoltas mudam tudo desde o início, amo isso!

 

Achei bem engraçado que em cada parte (e no início do livro), tenhamos uma citação em latim relacionada com o assunto (de uma forma bem inteligente).

 

O livro mexe com os nossos sentimentos, indubitavelmente! São risadas, nervos, apertos de coração, suspiros, esgares enraivecidos.

 

O livro já teve direito a duas adaptações: filme e série. Não assisti a nenhuma, mas penso que a série será a melhor opção, pela complexidade e tamanho do livro, em termos de ação.

 

Em suma… reviravoltas, fantasia, personagens cativantes e uma história bem encantadora… Quem gosta, que leia também!! :)

 

E não vou esperar muito para ler o próximo livro...

 

Boas leituras!! ;)

 

 

Volumes publicados da coleção:

A Cidade dos Ossos

A Cidade das Cinzas

A Cidade de Vidro (em breve)

A Cidade dos Anjos Caídos

A Cidade dos Almas Perdidas

A Cidade do Fogo Celestial

 

 

Oferta de: