Resenha: "Engenhos Mortíferos"

14/02/2019 21:04

 

 

  Editora: Editorial Presença

  Autor: Philip Reeve

  Edição: 2

  Número de páginas: 264

 

 

 

 

Sobre o autor

Nascido em Brighton, em 1966, Philip Reeve foi livreiro durante vários anos e esteve ligado ao mundo do teatro. Antes de se dedicar à escrita (a qual lhe valeu uma invejável diversidade de prémios e sucessos), teve ainda oportunidade de se lançar à ilustração de mais de 40 livros infantis.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Já há séculos que queria ler esta história! É claro que a saída do filme para os cinemas (e a sua nova capa – não é tão perfeita??) catapultou o meu interesse na sinopse arrojada de um livro que considerei absolutamente inovador. Pelo menos, até descobrir que esta ideia pós-apocalíptica já tinha sido publicada pelo autor pouco após 2000, o que torna essa conceção ainda mais valorizada e à frente do seu tempo!

 

Depois de uma guerra que destruiu a civilização como a conhecemos num míseros 60 segundos, as cidades negaram a imobilidade em terra e ergueram-se sobre rodas e motores, onde podem escapar a doenças e à radioatividade. Desde então que estas se caçam umas às outras para sobreviverem, com o predomínio das grandes metrópoles neste ambiente impiedoso do Darwinismo Municipal.

 

No meio de todo este cenário, Tom interrompe o seu trabalho de baixa posição no museu londrino para assistir à caça de uma pequena cidade devorada pela sua metrópole. O que não espera é encontrar o presidente do Grémio dos Historiadores, o herói dos livros que relê todas as noites… Muito menos, que este o tente matar quando o rapaz conhece o nome da rapariga que o tenta matar por vingança… Um fantasma do passado que poderia por em causa os planos cruéis do frio presidente Crome para a cidade.

 

 

Bem, o início deste livro é absolutamente fantástico! O autor introduz-nos no seu mundo com uma facilidade admirável, incluindo na sua reimaginação criativa da cidade de Londres, com edifícios e praças reconstruídos pelo meio dos diversos pisos ligados por enormes elevadores metálicos enferrujados. Tudo naquela realidade (interior e exterior a Londres), os lugares, as relações e dinâmicas entre os seus elementos, com espaço para problemas como a escravatura ou o genocídio, estão perfeitamente definidos e simplesmente apresentados.

 

E a criatividade não ficou de fora na construção das personagens, pelo menos inicialmente… Apresentadas de forma despretensiosa, entram imediatamente para o nosso coração. Contudo, com o passar do tempo na história, as personagens que vão surgindo soam cada vez mais superficiais.

 

Depois, a aventura começou. A uma generosa fatia de ação, recheada de lutas e riscos até ao final, sem dar tréguas aos conflitos, junta-se alguma reflexão, adicionada na medida certa.

 

 

Quanto à escrita, encontro-me seriamente dividido… O ritmo e conjugação de palavras faz-me considerá-la suave e deliciosa. Por outro lado, dado ser tão trabalhada, dificulta a visualização de algumas cenas, especialmente por efeito acrescido do vocabulário particular e aperfeiçoado.

 

A única coisa que posso apontar a esta história é que os sentimentos quase não passam de uma sugestão. Enquanto leitor, percebi o que o autor queria dizer e fazer-nos sentir. Mas a verdade é que não o senti realmente. É como se estivéssemos no meio de uma névoa de sentidos, na qual as emoções não passam do campo intelectual.

 

Mas isso não me impede de vos aconselhar a leitura do livro! Tudo o resto é irrepreensível. Ah, e o final vale muito a pena! Apesar de não existir um plot twist, a ação fica mortalmente frenética e só paramos na última pagina, que encerra uma reflexão anteriormente sugerida ao longo do livro…

 

Enfim, depois disto, só posso é ver o filme! E, claro, esperar para ler o segundo livro desta coleção, O Ouro do Predador, já com uma capa nova a condizer com a deste volume.

 

Boas leituras!! ;)

 

Oferta de:

Tópico: Resenha: "Engenhos Mortíferos"

Livreando

Data: 01/03/2019 | De: Tammy

Eu a gostei bastante do enredo, parece ser uma distopia com elementos bem interessantes, uma pena o autor não ter conseguido passar todos os sentimentos e emoções durante a narrativa, isso é fundamental para ter a conexão com a história.
Bjim!

comentário

Data: 25/02/2019 | De: jaque reis

Olá!
Uau sua resenha me deu mais vontade ainda de ler antes de ver o filme também, apesar de suas ressalvas, pois adoro uma leitura cheia de ação

Comentário

Data: 25/02/2019 | De: Karine Fernandes

Não é uma história que me chame a atenção para ler ou assistir, mas confesso que o enredo realmente é bem interessante e elaborado, obrigada pela dica.

Beijos

comentário

Data: 23/02/2019 | De: lilian farias

Parece um ótimo livro que não conhecia e saber da adaptação para o cinema me deixou mais curiosa pela obra, espero gostar tanto quanto você.

Comentário

Data: 20/02/2019 | De: Elidiane - Leitura Entre Amigas

Oi, tudo bem?

Eu sou muito fã de livros que nos transportam para um mundo diferente, e repleto de ação e aventura, não conhecia o autor, mas gostaria de conhecer a sua escrita, principalmente os seus personagens para saber se iria gostar ou não.

Beijos,
Eli - Leitura Entre Amigas
https://www.leituraentreamigas.com.br/

comentário

Data: 20/02/2019 | De: milca abreu

esse livro deve ser muito bom, adoro distopias, mas olha, nao conhecia nem o livro muito menos o filme
fiquei curiosa agora hein
obrigada pela indicação

livro

Data: 18/02/2019 | De: marijleite

Olá, acho muito interessante essa ideia das cidades que se movem e toda a ambientação da história, pena que ela não manteve um bom nível do começo ao fim pelo que vi na resenha. Mas é uma leitura que tenho vontade de fazer assim como ver o filme.

Olá

Data: 18/02/2019 | De: Clayci

Olá Diogo, como está?
Realmente não curti muito essa capa rs, achei que poderiam ter criado algo melhor. Mas vamos focar na história! Ainda não li, não sabia da adaptação e gostei da premissa.

Comments

Data: 18/02/2019 | De: Carol Nery

Confesso que não conheço nem o livro, e nem ouvi falar do filme...
Não entendi muito bem se é um estilo de distopia, ou de sci-fi. Mas, eu gosto muito de autores que inovam na sua contação da história. Bom, ficou a curiosidade. Grande abraço.


www.coisasdemineira.com

Dica de leitura

Data: 18/02/2019 | De: cila leitora voraz

Oi Diogo, tudo bem?
Depois do trailer do filme, fiquei louca para ver, mas quero justamente ler o livro antes. Que pena, não sabia que os personagens soaram um pouco superficiais durante a leitura. Acho então, que vai valer pela aventura e pela criatividade. Sua resenha ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.

1 | 2 >>

Novo comentário