Resenha: "Forças de Mercado"

15/04/2018 17:00

 

 

 

  Editora: Saída de Emergência

  Autor: Richard Morgan

  Edição: 1

  Número de páginas: 444

 

 

 

 

Sobre o autor

Nascido no Reino Unido, em 1965, Richard Morgan é um escritor de ficção científica e fantasia, com uma carreira literária iniciada com o bem-sucedido “Carbono Alterado”, que foi recentemente passado a série pela Netflix.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Como sabem (ou provavelmente já nem se lembram, como será de esperar…), eu recebi este livro já há MUUUITO tempo, mas ainda não tive oportunidade de ler e escrever uma opinião para vocês. Coisa que (rufar dos bombos!!) finalmente aconteceu.

 

Neste livro, tudo acontece em cerca de 2050, num mundo onde o capitalismo e o liberalismo são levados ao extremo. Numa realidade na qual a subida na hierarquia se faz mediante um combate mortal dentro de carros. O vencedor é o que mata, evitando a sua morte.

 

Neste contexto, Chris é admitido na conceituada Shorn, trabalhando em Investimentos em Conflitos, onde conheceu o novo grande amigo Mike Bryant. Mas o modo como ele leva a vida não agrada à sua esposa, Carla, o que leva a relação dos dois a deteriorar-se a olhos vistos, moendo e moendo até não sobrar quase nada.

Ah, e num mundo regido por estas regras (ou sua ausência), os inimigos terão muitos meios para o atacar…

 

 

Devo dizer que, ainda que me tenha desiludido com este livro, a verdade é que, a nível de criatividade, não tenho nada que apontar. E isto inclui o modo de funcionamento da sociedade, com diversos significados e ligações às teorias neoliberais e capitalistas. Quanto a isso, tudo OK.

 

O que falhou (para mim) foi mesmo a história. Em primeiro lugar, tenho de advertir-vos para o facto de o livro ser francamente lento. À exceção de algumas cenas mais ativas, as restantes são demasiado longas (e muitas vezes sem grande significado para a história). A dada altura, parecia que o autor se tinha perdido em “pequenas tramas” da personagem sem desenvolver nenhuma de forma conclusiva, esquecendo-se do foco principal.

 

As personagens são relativamente bem construídas. Mas a realidade é que não conseguem cativar. Apenas um ou dois o fazem (e apenas durante um curto período de tempo no livro, estragando a imagem depois, com ações egoístas ou sem sentido).

 

 

A escrita do autor é de cortes rápidos nos momentos mais intensos, mas consegue a fluidez e naturalidade dos diálogos, com as pausas também perfeitamente no devido lugar. A meu ver, foi o ponto mais alto do livro. Só achei escusada a quantidade infindável de palavrões em tudo o que é fala de personagem.

 

A parte física do livro é do meu agrado, com destaque para a capa (não está tão fixe??). Já o interior é de opinião mais ambígua… Capítulos curtos e com sentido, aberturas de capítulo bonitas. Mas com letras demasiado pequenas e que dificultam a leitura.

 

Para rematar, é uma leitura que certamente agradará aos que gostam do estilo, não se importando com a lentidão numa história que consegue fazer uma ponte bem interessante e inteligente entre o mundo criado e aquelas que são as teorias económicas da concorrência…

 

Boas leituras!! ;)

 

------------- PODEM COMPRAR O LIVRO AQUI OU AQUI ------------

 

Tópico: Resenha: "Forças de Mercado"

Adorei a resenha

Data: 25/04/2018 | De: Pedro Silva

Não conhecia essa obra do autor, na verdade acho que ainda não foi traduzida para o Brasil. Conheço Carbono Alterado, inclusive pela série da netflix que possui um enredo maravilhoso. Espero um dia poder ler essa obra. Pra mim lentidão não é problema. haha

abraços

Resenha

Data: 23/04/2018 | De: Jennifer Silva

Oii! Eu ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita do Richard, mas após assistir Altered Carbon na netflix, fiquei curiosa para conferir as suas obras haha! Ele parece gostar muito de utilizar como tema o mundo distópico e futurístico, e ao mesmo tempo fazer críticas a sociedade de uma maneira bem interessante. A sua resenha está ótima, pena que a história se desenrola de maneira lenta. Mas isso não me impediu de ficar curiosa haha, obrigada pela dica. Bjss!

Liivro

Data: 23/04/2018 | De: Dayhara

Realmente, quanto a capa não há nada que deixe a desejar, ela é sensacional! Livros que são um pouco lentos tendem a me desestimular e eu certamente teria abandonado essa leitura já, o que é uma pena porque o autor parece que tinha os elementos certos, só nao soube manusea-los.

Oi

Data: 23/04/2018 | De: Bruna Costabeber

Oi, tudo bem?
Eu ainda não conhecia esse livro, mas gostei de ter lido sua resenha antes, pois deu pra perceber que será um livro que não vai me agradar, sabe? Eu não gosto de obras mais lentas e essa parece carecer em vários sentidos.
Vou passara dica.
Beijos

Olá!

Data: 21/04/2018 | De: Camila de Moraes

Achei interessante essa premissa e mesmo tendo uma lentidão na narrativa fiquei curiosa com essa leitura.
A capa é muito bonita, mesmo o gênero não sendo o meu preferido gostei de conhecer suas sinceras impressões com essa leitura.
Beijos!

.

Data: 21/04/2018 | De: Juliana Xavier

Que pena que foi uma boa ideia, bem construída na parte da criatividade, mas executada de forma tão ruim, com personagens que não cativam e desenvolvimento lento... Não fiquei com vontade de ler.

Comentário

Data: 20/04/2018 | De: Fábrica dos convites

Pela capa tinha ficado empolgada, achando que seria uma leitura muito boa, mas essa história do enredo ser lento não adianta.
Bjs Rose

Comentário

Data: 20/04/2018 | De: Alice

Oiieee

A capa ficou bem legal mesmo, pena que o conteúdo tenha te decepcionado. Realmente parece ser um livro original, com uma ambientação futurista interessante, mas quando a história falha, ai fica dificil mesmo. Espero que tuas próximas leituras te agradem mais.

Beijo

www.derepentenoultimolivro.com

resenha

Data: 19/04/2018 | De: marijleite

Olá, do autor eu já i Carbono Alterado e tinha gostado bastante. Ainda não conhecia esse outro livro, pela resenha ele parece não ter sido muito bom.

Fala sério.

Data: 19/04/2018 | De: Cabine de Leitura.

Realmente é uma distopia bem criativa, mas enredo lento me desanima totalmente e o próprio autor se perder com as tramas criadas só comprovam que não vale muito a pena essa leitura para mim, pois odeio ponta solta. Agora vocabulário chulo... ninguém merece. passo a dica.

1 | 2 >>

Novo comentário