Resenha: "Harry Potter e os Talismãs da Morte"

26/09/2019 21:08

 

 

 

  Editora: Editorial Presença

  Autor: J K Rowling

  Edição: 5

  Número de páginas: 606

 

 

 

 

Sobre o autor

J K Rowling é autora de algumas obras (poucas), das quais se destaca a coleção de sete volumes, "Harry Potter", incluindo também o livro "Morte Súbita", este para adultos. A coleção fez da escritora a primeira pessoa a tonar-se bilionário por escrever livros, tendo atingido fortunas impensáveis!!

 

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

É agora… Este foi o tão ansiado (e temido) fim de “Harry Potter”… De certa maneira, sinto que estou atrasado aí uns 10 anos. Mas a verdade é que a intensidade que me arrebata é tanta que parece que estou no meio de tudo. Só posso tirar uma conclusão: nunca é tarde para esta coleção incrível!

 

Só de pensar que tudo começou com um rapazinho de 11 anos que deixa a casa em que é maltratado pelos tios para conhecer um fantástico mundo de magia e passar a frequentar a maior escola de feitiçaria do mundo… Bem, muito mudou desde então, não foi, Harry? Mas há muito que o teu destino já estava traçado.

 

(SPOILER dos volumes anteriores) Depois da trágica morte de Dumbledore, algo fica bem claro: as trevas chegaram. E a verdade é que rapidamente se instalaram nos pontos estratégicos do mundo mágico, com Voldemort a dominar, quer o Ministério, quer a própria Hogwarts através do seu novo diretor, Severus Snape.

 

Harry é retirado pela última vez de Privet Drive. Mas, desta vez, o seu destino não é Hogwarts nem a casa dos Weasley. Pelo contrário, o nosso feiticeiro de 17 anos tem uma missão para cumprir: a caça dos Horcruxes, pedaços da alma de Voldemort que precisam de destruídos para que Harry possa vencer. Mas o mundo está um caos e a busca não será fácil, em especial quando a cabeça do nosso protagonista anda a prémio. E que prémio…

 

 

“Harry Potter” é a combinação ótima para bons livros… Em todos os campos: criatividade, personagens, escrita, história… Mensagem.

 

O primeiro ponto não é muito difícil de explicar, e não é importante apenas num livro de fantasia. Em particular no mundo de Harry Potter, a imaginação é colossal e aparece tanto na globalidade da história como em todos os pequenos detalhes que fazem dela tão memorável. Objetos, História, disciplinas e até cenários; tudo se junta numa construção voadora nas nossas mentes.

(Ao longo deste livro, a autora foi semeando mais ou menos discretamente elementos que nos fizeram relembrar toda a história desde “A Pedra Filosofial”, o que torna tudo ainda mais mágico.)

 

As personagens são verdadeiramente marcantes. Todas elas têm personalidades e trejeitos muito particulares, gostos, gestos ou mesmo características físicas que as distinguem de quaisquer outras e garantem que se afundarão permanentemente nas nossas memórias.

Em “Os Talismãs da Morte”, temos ainda oportunidade de explorar alguns sentimentos acumulados ou posições planeadas à espera de serem reveladas. Fiquei algo surpreendido com Snape e irremediavelmente desiludido com Dumbledore quando compreendi as suas ações ao longo de toda a coleção.

 

 

A escrita de Rowling é verdadeiramente única. Tem uma calma particular que serve também para momentos de ação… É arredondada e adequada a momentos calmos em tom de madeira antiga, com palavras por vezes flutuantes que tão frequentemente emanam um sentimento morno capaz de nos fazer sentir o texto como algo igualmente mágico.

 

A história também se encontra perfeitamente planeada e de pontas firmemente agarradas no final. Ainda que em livros maiores como este possamos sentir que existem alguns elementos desnecessários, a verdade é que acabamos por seguir obedientemente (e tão avidamente) cada cena perfeitamente planeada, e que normalmente esconde um detalhe aqui e ali, onde não o detetamos. Até que somos imensamente surpreendidos no final, altura em que tudo fica perfeitamente claro.

 

E nada disto se passa sem uma mensagem. Não é algo que seja totalmente claro desde o princípio, ainda que estejam lá os seus indícios. Mas o poder do amor, dos amigos e família ganha o espaço maior neste final de atos heroicos e sacrifícios dolorosos, para que as trevas sejam derrotadas de uma vez por todas.

 

Enfim, o que hei de dizer mais??? Adoro, adoro, adoro!! Gosto tanto que estou curioso para conhecer as adaptações aos ecrãs! E sinto uma vontade enorme de reler toda a coleção.

Mas isso ficará para mais tarde. Para um dia, distante no tempo, um momento em que olhe para a coleção e sinta o arrepio calmo de vontade de viver tudo uma vez mais. Quando o sentimento compacto que deixei permanecer adormecido no meu interior um dia desperte, pronto para voltar a ser sentido…

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Resenha: "Harry Potter e os Talismãs da Morte"

Pergunta

Data: 21/11/2021 | De: Jorge Bruno

O livro está disponível para venda?

livro

Data: 28/09/2019 | De: Marijleite

Olá, que bom saber que gostou desse livro e da série, eu só li até o segundo por enquanto. Achei interessante como ficou a tradução do título original.

Resenha

Data: 27/09/2019 | De: Marcia

Olá!
Eu amei ler HP e este último me fez chorar rs
Agora tu precisa ler HP 20 anos, vale a pena apesar de algumas críticas.
Bjos

blog

Data: 27/09/2019 | De: Joana Darc

oi!
Eu adoro os livros da Saga de Harry Potter :D li todos e também assisti os filmes, são maravilhosos...

Comentário sobre resenha

Data: 26/09/2019 | De: Karini Couto

Sou uma apaixonada declarada de Harry Potter e já li cada um dos livros muitas vezes, além de ter quase todas as edições já lançadas!
Esse é um mundo fantástico que não me canso de revisitar nunca!

Novo comentário