Resenha: "Mentes Poderosas"

17/03/2019 20:51

 

 

  Editora: Editorial Presença

  Autor: Alexandra Bracken

  Edição: 1

  Número de páginas: 370

 

 

 

 

Sobre a autora

Ñascida em Phoenix, Arizona, Alexandra Bracken cresceu a alimentar a sua imaginação por influência do mundo de Star Wars, apreciado pelo pai. Estudou Inglês e História, depois de vender o seu primeiro livro, já no secundário. Mais tarde, trabalhou na edição de livros infantis, dedicando-se agora à escrita a tempo inteiro.

 

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Depois de saber da novidade cinematográfica (agora, já não tão novidade…) e de dar de caras com a classificação elevada que “Mentes Poderosas” alcançou no Goodreads, fiquei bastante agradecido à Marcador Editora pela oferta de um exemplar.

 

Num futuro próximo, os EUA foram assolados por um terrível vírus capaz de arrasar com a população de crianças e adolescentes. Poucos foram os que sobreviveram. E os que conseguiram, viram os seus organismos acionarem um desconhecido mecanismo de defesa… De um momento para o outro, estes jovens tinham desenvolvido estranhos superpoderes, o que os colocava na mira do governo…

 

Ruby tinha dez anos quando foi levada para um Campo do governo destinado a estas crianças. Ficou presa a uma vida rotineira e de obediência extrema (bem como de trabalho forçado) durante mais de cinco anos. Tem já dezasseis anos quando uma das médicas do Campo a informa que a sua vida corre perigo e a ajuda a escapar daquele lugar para uma fuga constante e desordenada…

 

 

Tudo bem, a ideia que serve de base ao livro não é a mais original de todas… Mas a verdade é que o mundo criado por Alexandra Bracken consegue ser bastante diferente, envolvido num nevoeiro próprio e um tanto confuso-perturbador. A única coisa que tenho a apontar é que todo ele (incluindo a divisão dos miúdos em função dos seus poderes) deveria ter sido dado mais aos poucos.

 

Quanto ao resto, devo dizer que estou dividido. E que, por esse motivo, a minha opinião não se aplica ao livro todo… Sim, porque este é o típico livro que nos faz cansar e logo depois nos apanha na curva para dizermos que, afinal, até é uma boa história. O mesmo acontece para quase todas as restantes dimensões.

 

Por exemplo… Na primeira metade do livro, tudo o que tinha a dizer sobre as personagens (e relações entre elas) era que tudo estava demasiado confuso e mal delineado. Já na segunda metade, as coisas começaram a compor-se e, para além de um romance interessante, ainda consegui sentir que a protagonista (até então com bastantes falhas ao nível da sua construção) vai ultrapassando um medo profundo e cresce interiormente.

 

 

Por vezes, algumas partes iam-se perdendo e caindo no campo do cansativo, apesar das frequentes perseguições ou cenas de ação. Na verdade, aquilo que faltou foi a criação de um propósito para o leitor, desde o princípio. Depois da frenética fuga do Campo, não existe um objetivo maior no inconsciente do leitor. É como se Ruby se limitasse a andar e a conhecer pessoas.

 

De qualquer das formas, mesmo enquanto as personagens não estão ainda a conquistar, a leitura vale só pelo estilo da autora. A sua escrita e o ambiente nevoento fazem-nos continuar, para saborear só uma frase... Só mais uma palavra.

 

E, depois, temos algumas (leves) reviravoltas no final do livro… E então o final!! Enfim, terminamos a leitura com uma ambiguidade sentimental bem confusa dentre de nós… Mas, para nos manter agarrados, fica a escrita da autora. A enganar-nos a boca até à última palavra firme.

 

Boas leituras!! ;)

 

Oferta de:

Tópico: Resenha: "Mentes Poderosas"

www.apenasumvicio.com

Data: 24/03/2019 | De: Andressa Ledesma

Eu quero muito ler esse livro! Sua resenha não é a primeira que eu vejo falar sobre esses pontos mais negativos em relação a história, mas isso não me desanima, pois quero tirar minhas próprias conclusões.
beijos

Comentário

Data: 20/03/2019 | De: Jo

Que pena que não gostaste. Eu gostei, mas tambem senti que faltavam algumas coisas. É uma grande pena, porque parecia haver potencial. Não vi o filme, mas a crítica está fraca...

comentário

Data: 20/03/2019 | De: Debyh

Olá,
Tenho problemas com livros cansativos, começo a ficar entediada e tendo a não prestar atenção o que me leva a demorar na leitura. Uma pena mesmo porque parece ter um conceito que me atrai.

Mentes Poderosas

Data: 20/03/2019 | De: Bianca Ribeiro

Caraca, ainda não tinha ouvido falar nesse livro, mas gostei muito da premissa dele e sem contar que a capa é realmente muito bonita, adorei a dica, vou procurar ele pra ler!! <3

Comentário

Data: 18/03/2019 | De: Fernanda Barroso

Olá!
Fiquei tanta do lembrar de onde tinha ouvido falar desse livro, até lembrar que foi por causa do filme, o que, claro, você comentou logo de cara e eu, lenta, nem me liguei. Ainda não assisti por falta de oportunidade, mas espero conseguir. É bem complicado quando o livro é bom, mas nem tanto assim, né? Eu espero conseguir ler para ver por mim mesma como é. Espero curtir.

Abraços

Novo comentário