Resenha: "O Ano da Morte de Ricardo Reis"

16/08/2017 18:48

 

 

 

  Editora: Porto Editora

  Autor: José Saramago

  Edição: (outubro 2016)

  Número de páginas: 496

 

 

 

 

Sobre o autor

Nascido em 1922 numa família de camponeses, José Saramago publica o seu primeiro romance, Terra do Pecado, em 1947. Foi diretor adjunto do Diário de Notícias. Mais tarde, partilhou residência entre Lisboa e a ilha de Lanzarote, até à sua morte, em 2010, não sem antes receber o Nobel da Literatura, em 1998.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Este livro foi lido por ser uma obra estruturante para a disciplina de Português, no 12º ano. Agora já não é “O Memorial do Convento” o livro de leitura obrigatória. Já o Saramago, esse mantém-se sempre no coração dos alunos (o que quer que isso queira dizer em cada caso). ;)

 

Bem, não tendo tocado no “Memorial do Convento”, alegro-me por a escolha ter caído sobre “O ano da Morte de Ricardo Reis”, já que (mesmo que não tenha propriamente adorado) foi o livro de Educação Literária que mais me agradou nestes últimos dois anos.

 

Bem, Fernando Pessoa morreu em 1935. No entanto, Ricardo Reis (um dos seus pseudónimos, médico, na altura de 48 anos) ainda não. E é nisso que Saramago se concentra neste livro, dando-lhe o final que este não teve. Após voltar a Portugal (do Rio de Janeiro), Ricardo Reis vê-se rodeado por um regime repressivo e uma Europa autoritária.

 

 

É neste clima que se hospedará no Hotel Bragança, se envolverá carnalmente com uma empregada de hotel e emocionalmente com uma jovem de Coimbra, filha de um advogado, que perdeu a sensibilidade (e movimento) numa das mãos. E tudo isto ao mesmo tempo que se vai encontrando com o fantasma de Fernando Pessoa.

 

Confesso que achei Saramago bastante criativo ao construir esta história, especialmente ao nível dos símbolos utilizados (e estou certo de que muitos me passaram completamente ao lado). Já a ambientação não me pareceu a mais eficaz (pelo menos, comigo)…

 

De qualquer das formas, o leitor é introduzido num Portugal controlado nos meios de comunicação e nos modos de viver, nos informadores e polícias à paisana. Assim como uma Europa nazi e fascista, que nos chegam através dos jornais lidos, em diversos momentos, por Ricardo Reis.

 

 

As personagens desempenham a sua função, existindo mais pelo que significam do que pela intriga propriamente dita. Ainda assim, a maioria consegue ser cativante, mesmo que um tantos irritantes ou sombrios. O próprio Ricardo Reis é que me pareceu demasiado desligado, egoísta até.

 

Quanto à narrativa, esta segue fluidamente. Pelo menos, a partir das cinquenta páginas, altura em que estilo do autor deixa de ser estranho para se entranhar. Os diálogos separados por vírgulas e a inexistência de pontuação a não ser a vírgula e o ponto final conseguem ser bastante confusos, a princípio.

 

Em suma, o livro utiliza o propósito de dar um final a Ricardo Reis para desenhar o cenário de Portugal três anos após a aprovação da Constituição do Estado Novo. Não foi uma leitura que me tenha prendido do início ao fim, mas vale pelo menos por este retrato (e para os que apreciam o estilo do autor).

 

 

Sigamos para a pergunta da Maratona Quiz, que vos habilitará a ganhar um destes três livros:

 

 

Boas leituras!! ;)

 

Tópico: Resenha: "O Ano da Morte de Ricardo Reis"

Olá

Data: 19/08/2017 | De: Liziane Goulart

Oi!!
Eu amo Ensaio sobre a cegueira do autor. Eu não conhecia esse livro e não fiquei muito empolgada em procurar para ler.
Beijão!

Hey

Data: 19/08/2017 | De: Sofia

Só li um livro deste escritor e gostei. Mas eu sou suspeita porque leio tudo o que vem à mão e geralmente fico satisfeita pelas leituras pois gosto de ter diferentes perspetivas.

Comentário

Data: 19/08/2017 | De: Neyla

Eu só li um livro do Saramago até hoje e, apesar de ter gostado, acabei não me interessando em ler outros.
Uma pena o livro não ter te prendido tanto, mas pelo menos valeu a pena pelo aprendizado que te deixou.
Beijos

Comentário

Data: 18/08/2017 | De: Déborah

Oie!
Eu só li alguns poemas de Fernando Pessoa e o livro Mensagem.
Tenho muita curiosidade de ler mais coisas e esse parece ser um livro que muito me agradaria.

Olá

Data: 18/08/2017 | De: Aline Furtado

Não conhecia essa obra do Saramago mas fiquei bastante interessada. Só fico com um pouco de receio por conta da inexistência de pontuação e os diálogos separados por vírgulas. Li Ensaio sobre a cegueira e apesar de ter adorado a obra, tive um pouco de dificuldades para ler devido a isso.
Mas com certeza anotarei a dica.
Beijos.

www.leiturasdapaty.com.br

Data: 18/08/2017 | De: Paty Souza

Nossa, acredita que nunca li Saramago!!
Mas depois de ler sua resenha, sei que não devo começar por esse, mas por que os personagens sejam cativantes a proposta não chamou minha atenção.

comentário

Data: 17/08/2017 | De: Fábrica dos Convites

Não li nada do Saramango ainda, mas confesso que este livro dele não me atraiu muito não. Tem outros dele que me interessam mais, ainda mais quando você diz que o enredo não te prendeu tanto.
Bjs, Rose

Boa Tarde

Data: 17/08/2017 | De: elisa esteves

Gostava de ler.

Adorei

Data: 17/08/2017 | De: Morgana

Lembro-me quando eu tive leituras obrigatórias e sinto uma imensa saudade, essa obra eu não conhecia do autor, mas não descartaria a vontade e oportunidade de lê-lo depois dessa sua resenha. Dica anotada.
Beijinhos

Olá

Data: 17/08/2017 | De: Marilina Fernandes

Na verdade nunca li nada de José Saramago. Sendo da área das ciências, na escola nunca calhou ter de ler alguma coisa da sua obra.
Confesso que com esta opinião fiquei curiosa com este livro.
;)

Novo comentário