Resenha: "O Cobrador"

11/09/2018 20:26

 

 

 

  Editora: Topseller (2020)

  Autor: Seth C Adams

  Edição: 1

  Número de páginas: 304

 

 

 

Sobre o autor

Tendo crescido sob influência de banda-desenhada da MARVEL e de ficção de horror, Seth C Adams soube desde cedo que a sua vocação era contar histórias. Na escrita dos seus livros, tem sempre em mente a crença de que a vida é frequentemente mais estranhe (e mais assustadora) do que a ficção...

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Depois de encarar com a capa e a misteriosa sinopse do livro, embrenhei-me na leitura do mesmo, já com as expectativas razoavelmente elevadas. E não posso dizer que me desiludi!

 

“O Cobrador” conta-nos a história de um rapaz que, há umas quantas décadas atrás, mudou de casa para uma pequena localidade no Arizona. E, com o passar do tempo, vamos acompanhando os amigos que ele vai fazendo até que se forma o Clube dos Intrusos.

 

Mas algo repentino e terrivelmente maligno acaba por afetar estas firmes amizades: o Cobrador. Sempre descrito como uma assustadora criatura da noite, o Cobrador vai persegui-los, ignorando bens e vidas para lhes cobrar o que devem.

Esta é a noite.

Esta é a hora.

 

 

Devo dizer que, nas primeiras cem páginas, comecei a pensar que o livro não me ia trazer o mistério e o suspense prometidos, visto que apenas assistíamos ao protagonista a estabelecer amizades, mesmo que já com alguns problemas a começarem a despontar.

 

Só com a segunda parte é que fiquei verdadeiramente preso à leitura, após o aparecimento do Cobrador e de todos os perigos que dele advêm. A história em si não tem elementos propriamente inovadores; no entanto, a visão semi-obscura e imaginativa da criança-protagonista permite uma construção criativa de todo o mundo.

 

Esta visão, capaz de transformar personagens maus em verdadeiros fantasmas e criaturas malignas a roçarem o sobrenatural, alia-se fortemente às descrições sombrias, construindo um ambiente único e nevoento, especialmente através das comparações e metáforas criativas.

 

 

No entanto, ainda que estas descrições sejam um dos pilares da obscuridade do livro, não raras vezes tornam-se excessivas. E o abuso da descrição acaba por ter os seus efeitos no ritmo da ação.

A escrita do autor é bastante precisa no que toca a vocabulário, e sem perder totalmente a noção de ritmo narrativo.

 

Faltam apenas as personagens, que nos ficam gravadas na memória pelas suas características especiais, bem desenvolvidas especialmente ao longo da primeira parte. Apenas no último capítulo me zango com todas, devido ao final quase deprimente que o autor nos apresenta (e que, não obstante, acaba por se ligar inteligentemente à história).

 

Resta-me aconselhar a leitura de “O Cobrador” a todos os que procuram uma história relativamente plana com um tom sombrio e personagens jovens (mas cujo narrador é o protagonista já adulto, que relata as suas memórias sem conseguir abster-se de um outro comentário que nos deixam curiosos com o que virá a seguir...).

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Resenha: "O Cobrador"

Sobre o cobrador

Data: 13/09/2018 | De: Vanessa

Olá!
Gosto bastante de suspense, ao estilo Harlan Coben, por exemplo.
Pela sua resenha, achei muito parecido com a visão que eu tenho de "It, a coisa.". Um ser misterioso, atormentando um grupo de crianças... Só não entendi muito bem de que tipo de criatura de trata, e isso me deixou curiosa. Se é um homem, se é um bicho.
Não é uma leitura que eu pegaria para o momento, mas não descarto totalmente ler em alguma hora.
Parabéns pela resenha!

Comentário Sobre a Resenha

Data: 13/09/2018 | De: Ana Luiza

Olá, tudo bem?
Confesso que esse não é o meu tipo de livro, não leio terror/horror e sou beeem seletiva quanto aos suspenses devido ao medo haha. Mas que bom que foi uma leitura pra você! Realmente livros que não nos prendem logo de cara são aquele banho de agua fria né? Mas que bom que esse melhora!

Olá

Data: 12/09/2018 | De: Clayci

Não conhecia a história. Gostei da capa e da sinopse (nos deixa curioso para conhecer a trama e os personagens). Gosto de mistério, suspense e investigação e sinto que gostaria de ler essa indicação, sim. Vou procurar mais sobre o autor. Obrigada pela sugestão de leitura

Beijos

comentário sobre a resenha

Data: 12/09/2018 | De: Karini

Tudo bem?
Gosto de histórias que trazem suspense e mistérios, são uma das minhas favoritas.

Não ententi bem o que seria esse clube dos intrusos. Você não entrou em grandes detalhes.
Li seus elogios quando surge o Cobrador e quando o desenrolar começa, mas me senti um pouco confusa quanto ao que de fato esperar desta obra, que não sei se tem um tom sobrenatural ou se trás apenas um suspense.

Quando você diz que falta personagens memoráveis, bem delineados e depois diz que se zanga com o que ocorre na última parte, que é um final deprimente, mas inteligentemente ligado a história, fico mais uma vez confusa, se o deprimente se refere a algo mal escrito, mal conduzido ou apenas triste, depressivo.

Ou seja, afinal você gostou ou não do enredo, os pontos que ressaltei eu realmente não consegui identificar com clareza sua opinião.

Então não posso sequer ter uma ideia se seria algo que eu gostaria ou não de ler, pois achei algumas de suas opiniões confusas.
Desculpe.

www.alempaginas.com

Re:comentário sobre a resenha

Data: 12/09/2018 | De: No Conforto dos Livros

Olá!! :)

Eu não entrei em detalhes quanto ao Clube para não estragar a leitura. Trata-se de um grupo de amigos que prometem ficar juntos em todas as adversidades.

Traz, sim, um toque sobrenatural, mas apenas na construção dessa personagem.

O final é efetivamente triste, deprimente devido ao rumo que toma.

Relembro que, se há coisas que não digo, isso acontece sempre com um propósito..

Ainda assim, sempre que sentires essas dúvidas, podes questionar-me por aqui ou por mensagem no Facebook. Estarei sempre disponível.

Boas leituras!! ;)

A resenha

Data: 11/09/2018 | De: Pamela Carolina

Olá, histórias com um toque de tom sombrio/ mistério me chamam bastante a atenção, e o livro que resenhou não foi diferente.
Gostei bastante da sinopse impactante e principalmente de como a vida do protagonista irá mudar por causa da mudança de cidade.
Para quem ama histórias que tem um pouco de mistério, fica com aquela curiosidade de começar a ler o livro resenhado.
Adorei.

<< 1 | 2

Novo comentário