Resenha: "O Espião Português"

11/03/2018 14:26

 

 

 

  Editora: Topbooks

  Autor: Nuno Nepomuceno

  Edição: (fevereiro de 2015)

  Número de páginas: 372

 

 

 

 

Sobre o autor

Nascido nas Caldas da Rainha, em 1978, Nuno Nepomuceno é licenciado em Matemática. É muito conhecido pela trilogia de espionagem “Freelancer”, cujo primeiro volume lhe valeu o prémio literário “Note!”.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Após ter feito a leitura de “A Célula Adormecida”, fiquei com curiosidade em ler aquele que foi o livro de estreia de Nuno Nepomuceno e o tornou um “autor revelação”. Agradeço-lhe a oferta do primeiro volume de “Freelancer”! Obrigado!!

 

André Marques-Smith, filho de um diplomata português e o mais recente (e jovem) diretor do Gabinete de Informação e Imprensa do MNE português, é também um agente secreto da sigilosa (e internacional) Cadmo, que utiliza as suas viagens de trabalho para levar a cabo as suas missões com a necessária discrição.

 

Mas as missões em que André tem participado vêm a revelar-se surpreendentes, e com reviravoltas inesperadas. Pistas que escondem uma verdade maior, a qual o nosso protagonista terá de descobrir, uma verdade tão poderosa que leva o próprio pai de André a esforçar-se por manter o segredo do filho…

 

 

Como não posso (nem quero! :P ) dizer-vos mais, apenas avanço que aqui há lugar para mentiras, esquemas e traições… E que André enfrentará tudo isto, ao mesmo tempo que tenta superar uma história de amor mal resolvida.

 

Enfim, gostei bastante de conhecer esta história, que me fez viajar um pouco ao mundo da espionagem, que sempre me fascina… No entanto, tenho pena que a organização da agência e o tipo de missões existentes, etc., não tenha sido tão bem aproveitada como esperaria (ainda que apresente a sua originalidade).

 

Quanto às personagens, tenho a dizer que elas são bem exploradas e construídas, inclusivamente através de flashbacks ou de resumos da vida das personagens. No entanto, grande parte não consegue cativar como deveria, e até o próprio protagonista me fez achá-lo sem grande personalidade (ou amor-próprio).

 

 

De qualquer das formas, achei o design bastante interessante. Simples e passando-nos para o estilo da obra. No entanto, esta descoberta sobre a mentira da vida do protagonista apenas se processa bem mais para o final.

 

O estilo do autor acaba por ser semelhante ao d’”A Célula Adormecida”, mas ainda menos sombrio (o que está relacionado com o facto de ser o primeiro livro do autor). A escrita é feita de paragens frequentes, às quais me acostumei mais ou menos na página 50.

 

Neste livro, são-nos apresentadas várias cenas de ação (em famosos cenários europeus), numa espécie de “amálgama” de ideias que normalmente um escritor em primeiro livro pretende incluir na sua história. As revelações são satisfatórias (mas eu já desconfiava de algumas delas. Já outras me deixaram bem surpreendido!).

 

Termino, dizendo-vos que, se querem experimentar ler um livro de espionagem (com romance pelo meio), "O Espião Português" é uma boa aposta, especialmente aproveitando o facto de ser um livro nacional! Não tenho dúvidas de que quero ler os volumes seguintes, preciso de saber o que acontecerá com André depois de tudo isto.

 

Boas leituras!! ;)

(Já conhecem o livro "Pecados Santos", o mais recente do autor?? Eu já quero ler!!)

 

Oferta de:

Tópico: Resenha: "O Espião Português"

Comentário

Data: 16/03/2018 | De: Saga Literária

Olá, tudo bem Nuno?

Eu já vi esse livro nas livrarias diversas vezes e sempre fico instigado, curioso e interessado em realizar essa leitura, gosto do gênero literário, espero poder ler "O Espião Português" esse ano!
Abraço!

Olá, tudo bem?

Data: 14/03/2018 | De: Maria Luíza Lelis

Eu ainda não conhecia esse livro e nem o autor, mas achei a premissa do livro interessante. Gostei de saber que os personagens são bem construídos, apesar de você não tê-los achado muito cativantes. Além disso, fico feliz que o livro não seja tão sombrio, pois não gosto muito de livros mais pesados.
Adorei a resenha e já anotei a dica.
Beijos!

Dica

Data: 14/03/2018 | De: Anna Caroline

Olá, tudo bem?
Mesmo não tendo sido explorado como poderia alguns aspectos, a leitura parece ser bem fácil e bem estruturada. O legal de se ler o primeiro livro de um autor é que o crescimento dele como escritor se torna perceptível e dessa forma, vamos conhecendo melhor o autor em questão e temos a certeza que as obras deles tendem a melhorar ainda mais com o tempo.
Beijos

.

Data: 12/03/2018 | De: Jessie

Oi oi!

Tudo bem? Então, eu não estou numa vibe de livros de espiões (aliás, nem sei se já estive) então não consigo me interessar pela história de O Espião Português :(

Bom saber que o autor construiu e explorou suas personagens de uma forma que te agradou e não deixou nada superficial. Odeio quando isso acontece.

Vou passar a dica desta vez, mas fico feliz que a leitura tenha sido agradável pra você.

Beijinhos
www.paraisoliterario.com

Comentário

Data: 11/03/2018 | De: Helana

Oi, um livro do Nuno sempre me deixa curiosa, O Espião Português é exatamente o tipo de livro que gosto de ler.Espionagem e suspense são minha praia

Novo comentário