Resenha: "O Mar Infinito", de Rick Yancey

29/07/2020 18:49

 

 

  Editora: Editorial Presença

  Autor: Rick Yancey

  Edição: 1

  Número de páginas: 272

 

 

 

 

Sobre o autor

Nascido em Miami, Rick Yancey teve formação em Comunicação e acabou a dar aulas de Inglês, bem como a atuar e dirigir peças em teatros locais. Contudo, foi na escrita que se distinguiu realmente, acabando por ver o seu livro “A 5ª Vaga” adaptado ao cinema.

 

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Mas o que raio se passou com Rick Yancey? Estava tudo bem com ele durante a escrita de “O Mar Infinito”?

 

Vocês sabem que eu estava verdadeiramente entusiasmado com a leitura deste livro, depois do quanto adorei “A 5ª Vaga”. Mas, agora, uma parte de mim só quer bater no autor com muuuita força! O que é que te deu, pá?

 

Mas já vos explico tudo. Primeiro, deixem-me contextualizar-vos: tudo se passa durante uma invasão alienígena à Terra. Mas nada de cliché ou exagerado, o autor soube torná-la algo criativo e absolutamente realista. Neste livro… as personagens continuam a tentar sobreviver.

 

 

Antes que pensem que o livro é mau, deixem-me desenganar-vos. Ele não é mau. Apenas mediano. Só que tinha tanto potencial para ser verdadeiramente bom… E o autor acostumou-nos a uma história incrível, caramba!

 

Mas vamos lá perceber do que é que estou a falar… Desde logo, a história começa de forma confusa. Não me refiro à inexistência de uma contextualização da ação e das personagens, porque, felizmente, li o primeiro livro há umas semanas. Refiro-me, sim, à dificuldade constante em perceber a história nos primeiros capítulos. Em particular, para um adolescente, deve ser verdadeiramente complicado.

 

Depois, temos uma fraca estruturação da história, que afetou a leitura inteira. Cassie perde o protagonismo, mas isso não é propriamente mau, porque as restantes personagens são igualmente fortes e determinadas a terminar com a raça dos invasores. O que acontece é que, a meio do livro, deixamos de ter o foco no núcleo de personagens que temos vindo a acompanhar e passamos a viver sob a pele de Ringer, entretanto capturada pelos invasores. E isto até ao final…

 

 

Por outro lado, existem dimensões do livro que continuo a apreciar. E a escrita do autor é uma delas, sem dúvida. Yancey sabe fazer-nos visualizar a ação e sentir cada palavra do seu texto. E acompanha a história de significados que sabe explorar no momento certo…

 

As personagens são bastante cativantes e têm uma força inabalável! E é isso que nos ajuda a manter-nos na leitura, apesar dos momentos mais mortos (ou das várias cenas de flashback ou construção dura das personagens). Acima de tudo, estas personagens permanecem reais, vulneráveis… humanas.

 

Talvez o facto de não ter gostado tanto da leitura se tenha devido às elevadas expectativas que guardava dentro de mim. Ou talvez os argumentos que apresentei sejam objetivos o suficiente para me fazerem pensar de forma diferente.

Apesar de tudo, depois do final do livro, sinto uma enorme necessidade de terminar a trilogia muuuito em breve!

 

Boas leituras!! ;)

 

 

Oferta de: