Resenha: "O Recruta"

28/09/2017 20:24

 

 

 

  Editora: Porto Editora

  Autor: Robert Muchamore

  Edição: 7

  Número de páginas: 368

 

 

 

Sobre o autor

Robert Muchamore nasceu em 1972, em Londres. Desde que escreveu “O Recruta”, em 2003, a sua popularidade e sucesso literário (especialmente entre os mais novos) cresceu. O último livro da CHERUB foi publicado em 2016.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Este é o primeiro livro da coleção “CHERUB”, que, como sabem, me marcou muito na pré-adolescência. É também o primeiro livro lido para o desafio “De Uma Ponta a Outra” da coleção principal deste grande sucesso de Robert Muchamore.

 

Bem, como devem calcular, gostei imenso de fazer a leitura! James voltou a entrar para a minha imaginação, com mais pormenores do que aqueles dos quais me recordava.

 

James é um rapaz um pouco problemático, que, após a morte da mãe e forçada separação da irmã, é admitido numa agência britânica chamada CHERUB. Os seus agentes secretos são crianças, órfãos que desempenham missões por todo o mundo. Desde a II Guerra Mundial que os Serviços Secretos perceberam que os mais novos dariam ótimos agentes, visto que ninguém desconfiaria deles.

 

 

No primeiro livro, James tem de enfrentar a difícil recruta, mais exigente ainda do que toda a organização e disciplina já exigidas. Nestes cem dias, os recrutas vivem nas condições mais inesperadas, pondo à prova as suas capacidades físicas e psicológicas, e têm de as superar!

 

Sem dúvida que (e quanto mais em 2003) a ideia é inédita, pelo menos nunca vi nada sobre uma agência secreta que apenas recrutasse crianças. E é mesmo muito bem desenvolvida, incluindo as missões, as peculiaridades da recruta e da organização da agência, um sistema de t-shirts, os responsáveis e professores, a organização das aulas, tudo é bem conseguido!

 

Na minha opinião, o autor consegue ser muito criativo, e sem precisar de fantasia. Ele cria um mundo próprio dentro do mundo existente, e pegando ainda em temáticas atuais (ou, pelo menos, da altura). Apesar disso, creio que poderiam ter sido exploradas situações de maior suspense.

 

À medida que ia avançando na leitura, voltei a sentir aquela vontade de entrar para a CHERUB, aquele desejo que sempre vivi ao ler a coleção, assim como todos os que conheço e que se viram embrenhados nas missões de James.

 

 

A escrita de Robert Muchamore agradou-me novamente, para além de pensar no público mais jovem, não exagerando no vocabulário e escrevendo tudo em frases curtas (mas não demasiado). A única ressalva que tenho é a seguinte: considerei que faltava um pouco mais de descrição de sentimentos, que acabam por estar mesmo assim subentendidos. Só que, às vezes, faz falta um pouco mais…

 

De qualquer das formas, adorei todas as pequenas reviravoltas e aquela sensação confortável de final, que consegue aparecer por diversas vezes ao longo da obra, com uma quente nuvenzinha a pairar dentro do leitor.

 

Finalmente, as personagens. São quase todos crianças, e bem cativantes. Poderiam estar um pouquinho melhor construídas, mas, tendo em conta que o livro é muito direcionado para os mais novos, compreendo que o excesso de detalhes se possa tornar aborrecido.

 

Resumindo, sejam crianças ou não, leiam o livro! E, se gostarem, leiam a coleção. O final não fica aberto, pelo que podem sempre arriscar! E não tenho dúvidas que ficarão rendidos a esta história!

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Resenha: "O Recruta"

recruta

Data: 09/10/2017 | De: Thayenne

Olá,

Nunca ouvi falar nesse livro, irei procurar saber se ele foi lançado aqui no Brasil. Que premissa interessante né, me lembrou muito os filmes de espião que fazia sucesso quando eu era pré adolescente. Curti muito a premissa, anotarei a dica.

Beijos,
oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

Comentário

Data: 05/10/2017 | De: Beatriz Andrade

Olá, eu não conhecia o livro e achei a premissa bem interessante, gostei de ver a sua resenha sobre a obra e conhecer um pouco sobre a trama.

comentario

Data: 03/10/2017 | De: Angélica

Oi, tudo bem?
Não conhecia o livro, mas ele parece muito interessante.
Sempre bom falar sobre histórias que nos marcaram né?
Bjs

Comentário

Data: 03/10/2017 | De: Nilda de Souza

Também achei super original essa questão de recrutar crianças para serem espiãs. Não conhecia o livro, mas fiquei interessada por causa da temática abordada. Espero ter a oportunidade de ler.

Opinião

Data: 02/10/2017 | De: Suzana Linhares

Olá! Não conhecia o livro, mas você falou de uma forma tão empolgada que deu vontade de ler. Deu para perceber que há muita ação e emoção na trama, obrigada pela dica, abraços!

Relicário de Papel

Data: 30/09/2017 | De: Jéssica

Oie,
Já faz um tempo que não leio livros voltados para o público infantil, mas confesso que adoro. Afinal de contas, é a partir de livros como esses que aprendemos a gostar de ler.
Beijos
Blog Relicário de Papel

comentário

Data: 30/09/2017 | De: Fábrica dos Convites

Também não li nada a respeito de recrutas crianças, e isso por si só já chama atenção. Sua resenha está bem empolgante, dando vontade de ler a série.
Bjs, Rose

Opinião

Data: 29/09/2017 | De: Raquel Machado

Oi Diogo,
Interessante a premissa do livro porém se não me engano tem uma outra história que abrange esse tema de recrutar criança para luta se não me engano é a 5ª onda. Acho que o pessoal mais jovem vai gostar dessa sua dica.

Opinião

Data: 29/09/2017 | De: Morgana

Oi Diogo tudo bem?
Que demais essa obra, pelo início eu percebo que muitas passam ou á passaram com isso na infância, perder a mãe e aprender a ser forte, quem sabe o autor iria me cativar durante toda a sua escrita quando eu for ler, é um tipo de livro que eu curto pra caramba, dica anotada e adorei a capa.
Beijinhos

Novo comentário