Resenha: "O Sobrinho do Mágico", de C S Lewis

14/05/2019 20:59

 

 

 

 

  Editora: Editorial Presença

  Autor: C S Lewis

  Edição: 1

  Número de páginas: 148

 

 

 

 

Sobre o autor

Professor de Literatura Inglesa em Oxford e Cambridge, C S Lewis foi um conhecido escritor e teólogo britânico, falecido em 1963. È particularmente conhecido pelos seus trabalhos de ficção, sendo o seu magnus opus a coleção Crónicas de Nárnia.

 

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Eu já sei o que me vão dizer… Não, não estou a falar do típico “Já não tens idade para esses livros”, porque nunca aceitaria uma declaração tão infundada. Refiro-me, claro, ao comum “Esse já foi muito badalado… E só agora, depois de tantos anos, é que te lembraste de o ler?”. Okay, isso já compreendo. Mas continuo a contrariar! :P

 

E só agora vos apresento a primeira crónica de Nárnia, a qual nada tem que ver (pelo menos diretamente) com os quatro irmãos que lá chegaram através de um guarda-fatos antigo numa certa sala vazia… Esta história passa-se muitos anos antes, e é capaz de explicar alguns dos detalhes da conhecida história adaptada aos ecrãs.

 

Digory e Polly conheceram-se casualmente e tornaram-se amigos com a facilidade habitual de duas crianças em idade de brincar às descobertas. Mas as aventuras dos dois acabam viradas do avesso quando o tio do rapaz, um feiticeiro louco e malvado, os envia como cobaias para outro mundo… Ou um conjunto deles. Até que uma Nárnia diferente vem surgir diante dos seus olhos… Uma Nárnia nova, viva e com uma manto de flores no lugar de neve.

 

 

Devo dizer que esta história foi um pouco indiferente para mim. E, como é óbvio, isso não tem nada de bom, especialmente quando o leitor é alguém que procura sempre que os livros façam diferença na sua vida (nem que seja em resultado da vivência de uma nova aventura).

 

Algo não poderei negar: Lewis constrói o mundo envolvente com lógica e algum passe de mágica. Só é pena que a grande criatividade na apresentação das ideias e espaços não seja quase desenvolvida, nem por meio de mecanismos que façam avançar a história. Talvez tenha sentido isso pelo facto de os personagens terem viajado de mundo em mundo, o que levou sempre a uma apresentação demasiado superficial de cada um deles.

 

No entanto, também outros campos literários foram prejudicados por esta redução simplista. Ainda que apresente as personagens e situações de forma calma, e por vezes engraçada, Lewis peca pela falta de envolvimento do leitor. Sinceramente, senti necessidade de sentir qualquer coisa, nem que fosse alguma empatia pelas personagens.

 

 

O ritmo de escrita balouçante e suave ajuda a terminar a leitura com alguma facilidade, mas o diferencial relativamente ao tempo de publicação poderá estar na causa de alguns problemas nos diálogos, os quais, ainda que fluidos, não parecem nada naturais. Acima de tudo, parece-me que Lewis não se consegue colocar verdadeiramente no lugar do outro e tornar as personagens minimamente reais, atribuindo-lhes defeitos e motivações. Mas talvez fosse esse o estilo de livro infantojuvenil na época…

 

Seja como for, acabei por concluir que não deveria ter começado com “O Sobrinho do Mágico”. Para quem não sabe, eu explico: a coleção foi publicada pela ordem cronológica da história. No entanto, esta não coincide com a ordem de publicação. O segundo volume, por exemplo, foi o primeiro a ser publicado (o clássico e primeiro a ser adaptado ao cinema). Este livro foi escrito mais tarde como prequela, pelo que tem mais interesse para os fás da história principal que querem saber mais sobre o nascimento de Nárnia.

 

De qualquer forma, darei outra oportunidade à coleção. Até porque me lembro de ter visto o filme (há uns bons anos) e de ter gostado muito. Espero não me desiludir…

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Resenha: "O Sobrinho do Mágico", de C S Lewis

Comentário

Data: 18/05/2019 | De: Beatriz Andrade

Eu li o volume único com todas os livros então eu acho que foi uma experiência mais completa e me apaixonei por cada uma das partes do livro. Espero que você possa, sim, dar uma outra chance à Nárnia!

Comentário

Data: 16/05/2019 | De: Nilda de Souza

Eu amo os filmes, mas tenho que confessar que ainda não livro os livros. Eu sempre imaginei que a escrita dessa autor não é um das mais cativantes. Adorei ler tua opinião.

AB

Data: 15/05/2019 | De: Janaína

Olá,

Que pena que a história não te conquistou, vou seguir q sua dica e não começar por esse. Faz tempo que quero começar a ler e tenho expectativas altas haha'

Beijos

abobrinhacomchocolate.com.br

Olá

Data: 15/05/2019 | De: Clayci Oliveira

Eu amo Narnia, mas não li todos os volumes. Gostei da sua resenha

Comentário

Data: 15/05/2019 | De: Bianca Ribeiro

Poxa, eu amo Narnia! Eu nunca achei aqui pra comprar as edições dos livros de forma separada, eu tenho só aquela grandona de volume unico, que tem todas as histórias e eu tô me coçando pra ler porque sempre amei narnia, apesar de ter conhecido esse mundo pelos filmes. Sem contar que li alguns dos outros livros do Lewis e até fiz um trabalho sobre ele, ele é realmente fantastico.
Adorei a resenha!

Comentário

Data: 15/05/2019 | De: Viviane

Olá Diogo, eu li toda a coleção, mas naquele volume único lançado no Brasil. Os primeiros volumes, os que tem filme, realmente são os melhores. O final me deixou meio triste, mas amei a leitura. espero que também gostes.
Bjos
Vivi
Blog Duas Livreiras

Novo comentário