Resenha: "Os 100"

11/10/2016 17:59

 

 

 

  Editora: TopSeller (2020)

  Autor: Kass Morgan

  Edição: 2

  Número de páginas: 288

 

 

 

 

Sobre a autora

Licenciada pela Universidade de Brown (EUA) e com mestrado de Oxford, trabalha como editora e vive em NY. Esta trilogia foi adaptada a série.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Hoje tvenho com a resenha do primeiro livro da trilogia “Os 100”, que nos foi oferecido pela editora 2020, a nossa recente parceira.

 

Trata-se de uma visão futurística na qual o nosso planeta foi evacuado de emergência, devido a problemas nucleares, provocados pelo Homem. No tempo da ação, já se passaram uns séculos desde que os humanos sobreviventes (uma pequena fracção, claro) passaram a viver no espaço, em três naves diferentes, mas ligadas entre si (a Colónia).

 

Mas, como os menores culpados de crimes eram mantidos até aos 18 anos (altura em que seriam executados), o governo repressivo que mantém a ordem decidiu que enviariam 100 desses jovem em missão à Terra, com o intuito de verificar se é possível uma colonização. Concederiam aos sobreviventes (caso existisse algum) a perdão dos seus crimes. Realmente, quem melhor do que aqueles que seriam mortos de qualquer forma?

 

"Podia apenas imaginar como seria para os outros, que tinham sido trazidos das celas e enfiados na nave antes de terem tempo de processar o que se passava, de perceberem que eram enviados para um planeta desconhecido, que nunca fora mais para eles que uma palavra cujo verdadeiro significado se perdera"

 

Devo dizer que estava muito curioso com este livro e, por isso, a fasquia encontrava-se elevada.

 

 

As narrações alternam entre 4 personagens: Clarke (reclusa - os seus pais foram mortos pelo mesmo motivo); Wells (ex-namorado de Clarke, e filho do chanceler, que provoca a sua prisão, para a proteger); Bellamy (a sua irmã foi selecionada e ele força a sua entrada na missão); e Glass (foge da missão para encontrar o namorado). Através desta última, vamos percebendo o que se passa na Colónia, os problemas que o governo não pretende revelar…

 

Este é o típico livro que prende pelos acontecimentos que vão sucendendo, com algum suspense, e ainda pelas relações entre as personagens e, acima de tudo, pelos segredos do seu passado (que vão sendo revelados no momento certo).

 

E a autor mostra um talento indiscutível neste “jogo”. O leitor fica preso para saber o que acontecerá e o que aconteceu antes (o que os levou a ficarem presos, a razão dos sentimentos nutridos por certos personagens – surgem imensos flashbacks). Isto constitui uma grande riqueza na história. As personagens vão sendo construídas aos poucos, à nossa frente, como se os fossemos conhecendo na realidade, e conseguem sempre cativar. Grande ponto positivo, aí! :)

 

Sem esquecer que todas são personagens reais, não há nem “bonzinhos” ou meros “vilões”.

 

 

A escrita é boa, objetiva e fluiu a bom ritmo, ainda que tenha faltado algo… Custou, em certas partes, a “visualizar as cenas”.

 

Senti apenas que faltava algo, uma ação maior.. Tensão! Não me "tocou" tanto quanto pretendia, para além de que o romance toma mais papel do que pensava que teria.

 

De resto, irrepreensível! A capa também está maravilhosa, a diagramação intocável. Enfim, um bom livro para se ler num fim de semana (se for durante a semana poderá tirar-nos horas de sono, especialmente a partir da metade…) depois não digam que não avisei!

 

Acima de tudo: o final foi GENIAL! Um fortre suspense em todo o lado! Todos os personagens vivem algo que me faz morrer de curiosidade pela continuação, que penso que será imediata (passar-se-á logo nos momentos seguintes!). Estou a delirar, aliás, terminei a leitura com a garganta seca e o coração a bater incessantemente.

 

Na sexta feira, contem com a primeira opinião de série! :)

 

Boas leituras!! ;)

 

Volumes publicados da coleção:

Os 100

Os 100: 21 Dias Depois

Os 100: O Regresso a Casa

 

 
Patrocinado por: