Resenha: "Os da Minha Rua"

08/03/2018 21:08

 

 

 

  Editora: Bis

  Autor: Ondjaki

  Edição: 1

  Número de páginas: 125

 

 

 

 

Sobre o autor

Nascido em Angola, Ndalu Almeida é um autor de quarenta anos, que estudou Sociologia em Lisboa e vive no Rio de Janeiro. Já escreveu diversas obras em vários géneros, e prémios a reconhecerem o seu trabalho não lhe faltam…

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Eu li este livro numa tarde. Foi uma leitura calma, a saborear com o tempo, a entrar pelas memórias da infância do autor, que nos soube conduzir na narrativa até à última página.

 

Ndalu viveu a maior parte da sua infância na rua de Luanda onde ficava a sua casa, a grande rua que incluía família e amigos, a mesma rua onde habitam todos aqueles que fazem parte da sua vida e que ele não quer abandonar.

 

Para além de tios, avós, amigos e vizinhos, são-nos apresentadas histórias sobre momentos marcantes na escola ou em pequenas festas que foram construindo o passado do sujeito.

 

 

Um dos pontos positivos é que o autor até nos vai conseguindo introduzir na história com calma e cuidado, para que absorvamos tudo; no entanto, faltam alguns detalhes que poderiam fazer a diferença.

 

As personagens, à exceção do protagonista, não cativam muito. Para balançar, o próprio deixa-nos entrar no mais profundo do seu ser, ou, pelo menos, na maior parte da obra faz-nos ver pelos seus olhos de criança inocente e pensar com a sua cabeça pura; amar com o seu coraçãozinho mole.

 

O estilo permite uma leitura fluida (mesmo que não seja português de Portugal), mas acaba por dececionar no finalzinho do livro. De qualquer das formas, a estrutura de cada capítulo/pequeno conto é bem conseguida na maioria das vezes. E deixa-nos algo em que pensar…

 

A capa e a diagramação desta edição não é a melhor, não posso dizer o contrário. Quanto aos sentimentos (e mesmo que seja bom acompanhar a visão por vezes caricata que uma criança tem do mundo que a rodeia), a verdade é que “faltou algo mais”, algo mais real, mais intenso, para aumentar a classificação.

 

Bem, mas não podemos pedir que todos os livros sejam marcantes… Alguns são mesmo assim, apenas para desfrutar do momento…

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Resenha: "Os da Minha Rua"

comentário

Data: 13/03/2018 | De: Lilian

olá. conheço o autor, mas, infelizmente, ainda não tive oportunidade de ler sua produção literária, o que é uma pena para mim. sobre a capa que você não apreciou tanto, eu gostei e espero também gostar da história.

comentário

Data: 12/03/2018 | De: Tahis

Olá!
Não sou muito de livros de memórias ou biografias! São monótonos ainda mais quando não conheço o autor e não sinto uma necessidade de saber mais sobre sua vida e tal. Que bom que gostou!

beijos!

.

Data: 11/03/2018 | De: Juliana Xavier

Não sou muito fã de livros de memórias, principalmente se tratando de um autor que eu não conheço. Considerando o fato de que você ainda achou que faltou algo, não me interessei pela leitura.

comentário

Data: 10/03/2018 | De: Fábrica dos Convites

Não conhecia o livro, e estou meio que fugindo de biografias ultimamente, mas obrigada por apresentar o livro e dizer o que achou dele.
Bjs

Resenha: "Os da Minha Rua"

Data: 10/03/2018 | De: Isabela

Oiê! Confesso que o livro não me cativou, ainda mais sabendo que houveram tantos pontos que poderiam ter sido mais bem desenvolvidos. Mas é como você falou, nem todas as leituras irão nos tocar profundamente, algumas servirão apenas ao propósito de nos entreter.
Beijos

Resenha

Data: 09/03/2018 | De: ana souza

A que legal!
Não conhecia o autor ou a obra, mas leituras fluidas e rápidas assim, são ótimas para passar o tempo, ou dar uma quabrada na rotina... Adorei a dica!
Super anotado!!

Beijinho!

#Ana Souza
https://literakaos.wordpress.com

"Os da Minha Rua"

Data: 09/03/2018 | De: Gilvana Rocha

Olá, esse tipo de livro eu chamo de livro passageiro, é gostoso de ler no momento, mas não marca. Obrigado por compartilhar sua opinião. Adorei seu blog.

Novo comentário