Resenha: "Percy Jackson e a Batalha do Labirinto"

14/09/2018 20:33

 

 

 

  Editora: Casa das Letras (Leya)

  Autor: Rick Riordan

  Edição: 4

  Número de páginas: 372

 

 

 

Sobre o autor

Nascido no Texas, em 1964, onde vive com a mulher e os filhos, ensinou Inglês e História em São Francisco. O primeiro livro da sua série “Percy Jackson” obteve milhares de prémios, vendeu 2 milhões de exemplares e este mais de 100 semanas no topo do NYT.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Quatro livros de cinco, lido! Apenas me falta um para terminar a coleção e concluir o desafio “De Uma Ponta a Outra”! E continuo a gostar muito das histórias de Rick Riordan…

 

Percy começa as aulas num colégio absolutamente conceituado e elegante. Mas o dia de apresentação foge novamente ao controlo do nosso protagonista, visitado por monstros da mitologia grega, que o levam a um novo perigo, uma nova aventura.

 

A verdade é que, com o exército de Crono a ganhar força a cada dia que passa, a certeza de que estes invadirão a Colónia em primeiro lugar para enfraquecer os deuses é mais forte do que nunca. E o único caminho viável é através da porta do mágico  Labirinto que se estende por baixo de todo o território americano. E, para os impedir, os nossos amigos precisarão de encontrar o seu criador, Dédalo… Sem se perderem nas loucuras e armadilhas do Labirinto.

 

 

O autor consegue reafirmar claramente a sua criatividade, a começar pelas personagens, criaturas e regras, que vão dinamizando este mundo, construído aos nossos olhos com grande vivacidade, o que inclui alguns sonhos sobre o passado das personagens que se encaixam no final.

 

Para além de se estabelecerem algumas ligações com o livro anterior (mostrando que alguns dos detalhes já se encontravam planeados), neste livro, adentramos num mundo de Percy Jakson inegavelmente mais sombrio e obscuro…

 

Mas este clima não invalida a escrita leve e descontraída (ainda que não menos cuidada) de Rick, a qual até aqui combinava idealmente com a narração de Percy, a qual incluía algumas ironias e piadas feitas pelo jovem, fazendo uso das circunstâncias. No entanto, esta última característica, por vezes, acaba por se apresentar desenquadrada.

 

 

As personagens conseguem cativar-nos verdadeiramente, e com um processo de construção próprio do autor. O tom mais obscuro acaba por se estender a algumas delas… Ah, e houve algo que me incomodou: se bem se lembram, disse-vos que Annabeth estava a meio de um processo de construção no contexto da história quando este se pausou aquando da sua ausência quase total no terceiro volume; o que acontece é que, mesmo presente, a personagem não viu este processo desenvolvido…

 

Continuo a deliciar-me com o modo de exploração da mitologia grega do autor, ao conciliar o ensino de histórias e nomes mitológicos com a construção criativa de personagens com base na exploração de uma ou outra característica.

 

Como não poderia deixar de ser, termino com o que ao final diz respeito! A reviravolta final foi razoável, ainda que ligeiramente desilusiva depois das minhas expectativas. Todavia, a cena final cumpriu responsavelmente o seu trabalho, puxando-nos para a leitura do final desta coleção!!

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Resenha: "Percy Jackson e a Batalha do Labirinto"

Resenha

Data: 25/09/2018 | De: Jennifer

Oii! Eu apenas assisti os dois filmes do Percy Jackson, mas como ouvi de muitos fãs de que os livros são muito melhores e totalmente diferentes do filme, fiquei curiosa pra conferir a série de livros haha. Adorei saber a sua opinião e parece que a história só melhora com o avançar dos livros. A sua resenha está ótima.Obrigada pela dica.

Comentário

Data: 21/09/2018 | De: Fábrica dos convites

Sou apaixonada por esta série, e mesmo este volume tendo ficado um pouquinho abaixo do que eu esperava, eu me vi presa nas páginas da trama.
Bjs Rose

oi

Data: 18/09/2018 | De: Clayci

Preciso retomar a minha leitura da série. Eu AMO demais a escrita desse autor e a forma que ele constrói os personagens e a história.

Comentário

Data: 18/09/2018 | De: Haulisson Radynny

Olá!
Ainda não tive o prazer de ler a série do Percy, mas tenho muita vontade. Tenho alguns livros do Rick e já li eles, e são ótimos. Fico admirado com a criatividade que ele tem. Espero que goste do último livro da série.
Abraçks.

Comentário

Data: 18/09/2018 | De: Larissa

Olá,
Eu li essa serie até o terceiro livro que é o meu preferido da serie até agora, mais eu abandonei a serie não me lembro o motivo , mais estou curiosa para saber mais sobre esse livro e as aventuras de Precy.

Comentário

Data: 17/09/2018 | De: Beatriz Andrade

Eu morro de vontade de ler os livros dessa série, eu assisti ao filme e logo me encantei com o universo, mas preciso muito ler os livros porque sei que vou gostar muito mais.

Adorei ver que esse é um pouco mais sombrio, eu gosto de livros assim hahaha

Comentário

Data: 17/09/2018 | De: Alice

Oiiieee

Eu adoro essa série, do Rick Riordan é a minha favorita, acho o Percy extremamente cativante e carismático e os outros personagens tb brilham. As tramas são sempre bem amarradas e cheias de emoção, bateu saudade de ler esses livros.

Beijo

www.derepentenoultimolivro.com

Resenhas da Viviane

Data: 17/09/2018 | De: Viviane Almeida

Oi, tudo bem? Eu estranhei a capa do livro porque, todos que eu vi fora publicados por outra editora mas, achei essa mais bonita.

Olha, eu tenho uma tristeza muito grande com essa série porque todas adaptações foram muito mal produzidas e tiraram a minha vontade de realizar a leitura desses livros. Apesar disso, eu amo tudo que envolve mitologia greco-romana e estou adorando acompanhar as suas resenhas.

Espero que os próximos livros sejam tão bons quanto esse.

Beijos e Abraços Vivi
<a href="https://resenhasdaviviane.blogspot.com.br">Resenhas da Viviane</a>

Percy Jackson

Data: 17/09/2018 | De: cila

Olá, tudo bem?
Não reconhecia a capa do livro, aí que percebi que a edição é de outra editora. Você acredita que até hoje não li nenhuma série do autor? Eu sou fã de mitologia, mas o que chamou minha atenção foi seu comentário sobre a criatividade do autor para criar um universo e personagens tão incríveis. Essa trama de labirinto e suas armadilhas deve ser emocionante. Não vejo a hora de ler.
beijinhos.
cila.
https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

Comentário Sobre a Resenha

Data: 17/09/2018 | De: Ana Luiza

Olá!
Eu gosto muito da mitologia grega e acho que por isso tenho um fraco por essa série rs. Gosto de acompanhar a evolução dos personagens, de aprender um pouco mais sobre a história de forma dinâmica, e admito que essa aventura me prendeu muito! Quero ler os próximos 5 livros para saber mais sobre os personagens!

Beijos,
Ana | Entre Páginas
www.entrepaginas.com.br

1 | 2 >>

Novo comentário