Resenha: "Só No Escuro Podes Ver As Estrelas"

10/09/2016 21:02

 

 

 

  Editora: Guerra e Paz

  Autor: Cristina Boavida

  Edição: 2

  Número de páginas: 288

 

 

 

 

Sobre a autora

Cristina Boavida é jornalista desde 1988, tendo trabalhado com a RTP e , desde 2002, com a SIC, na qual se distinguiu em reportagem. Durante este tempo, arrecadou inúmeros prémios, para além de trabalhos em ficção e realização cinematográfica.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Este é um livro onde a ficção científica e o romance se encontram como nunca antes vi… Uma experiência que certamente não esquecerei!

 

Deparamo-nos com Sofia, uma jovem que tem uma vida banal, desinteressante. Mergulhada numa depressão, foge a uma relação de dia para dia mais deteriorada.

 

E é numa viagem com o namorado que a sua vida mudou! Um homem estranho aparece e, devido a um perigo que ela desconhece, este leva-a numa aventura que diz respeito a mais do que um ou dois planetas…

 

Adorei ler este livro! A protagonista cativa-nos aos poucos, integrando-nos no seu mundo obscuro (é bizarra a forma como nos identificamos!). Foi brilhante a forma como a sua vida e a sua visão do mundo se foi “clareando” até ao final.

 

O crescendo foi bem conseguido, assim como a ambientação criada neste mundo criado pela autora. As personagens foram muito bem construídas e considerei a maioria bem amigável.

 

A escrita da autora é bem “jornalística”, é impossível negar, mas fui-me acostumando ao longo do livro. E até gostei desse toque nada habitual nos livros de hoje… Mais vincada e objetiva.

 

"Era disso que eu precisava agora, de uma pequena pausa. Para respirar. Para ordenar ideias. Para digerir o que aconteceu. Para preparar o que há de vir. Infelizmente a vida não tem formato digital. Nunca para, mesmo se nos parece completamente parada. Quando damos por isso, já estamos no segundo seguinte, no minuto seguinte, na hora seguinte."

 

Devido ao estado de espírito e mesmo à personalidade de Sofia, existe uma boa quantidade de humor negro, na ironia (e mesmo sarcasmo) que lhe é habitual.

 

Só há um ponto que não me gradou tanto… Para quê tantos palavrões??!? Quer dizer, compreendo perfeitamente  que uma jovem daquela idade empregue o suficiente de asneirada, mas assim tanto? Narração incluída!...

 

Aviso que existem duas ou três cenas de sexo, mas nada explícito (graças a Deus!! Ahah)

 

Somam-se mometnos de reflexão prática, que nos permitem voltar à narração no momento certo.

 

Eu adorei cada pormenor, devorei o livro, que me conseguiu prender desde o início, especialmente com o suspense um pouco mais à frente!! Tudo para culminar num momento doce e inesperado. E mais não digo!

 

E agora… A “surpresa de hoje”! Vou identificar-me!! Bem, vocês já me conhecem (há um ano inteirinho), mas passam a poder ver-me, a saber mais um pouquinho sobre mim! O que acham, hem? Já tem na barra lateral e tudo! :)

 

 

Boas leituras!! ;)

 

Oferta de: