Resenha: "Tempos Interessantes: Uma Vida no Século XX"

17/01/2017 20:42

 

 

 

  Editora: Campo das Letras

  Autor: Eric Hobsbaum

  Edição: 1

  Número de páginas: 552

 

 

 

Sobre o autor

Nascido em 1917, no Egito, Eric Hobsbaum teve nacionalidade britânica, vindo a falecer em 2012. Dedicou a sua vida à política, do lado do comunismo, tendo escrito esta biografia.

 

A obra

Este livro é uma biografia de Eric Hobsbaum (a introdução ao livro é a nota “Sobre o autor”, acima). No fundo, assistimos aos seus passos no caminho da vida.

 

Começamos com Eric criança, depois jovem e progressão política… Atravessando quase todo o século XX e os seus acontecimentos políticos essenciais.

 

E isto, numa perspetiva pessoal e simultaneamente demasiado crítica e irónica, chegando mesmo a ser rude.

 

Não vou esconder, foi um livro que não me marcou muito até porque 1. não gosto de biografias, e 2. ainda que goste de História, achei demasiado… A verdade é que são quase 600 páginas..! Considero que poderia ser mais sucinto (sendo mais histórico do que reflexivo, e tendo que em conta que é muito opinativo e “influenciado” pelas suas ideologias).

 

 

Temos muitas reflexões sobre diversos aspetos e mudanças: mentalidades, crenças, lideranças, etc. Para além de que o autor (Ponto positivo aqui!) consegue alternar rapidamente entre uma perspetiva histórica (objetiva, fria) e outra mais ternurenta, subjetiva e sentimental.

 

Devo confessar que a leitura não foi muito fluida, até porque a escrita é bem trabalhada e não “corre” tão bem, até porque as frases são demasiado longas, permitindo que nos percamos a meio.

 

A parte gráfica do livro não é lá muito boa, não acham?

 

Enfim, uma vida cheia e uma boa ideia, mas é uma pena que não tenha ficado do meu agrado, mas muito gostaram, e outros tantos gostarão!!

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Resenha: "Tempos Interessantes: Uma Vida no Século XX"

Resenha

Data: 23/01/2017 | De: Débora Vicente

ooooi, como vai?
Ter um "sobre o autor" é ótimo!
O fato de não dar spoiler é ótimo pra quem não ta informado sobre os eventos, você incluir uma aproximação do numero de paginas é uma coisa que eu gostei muito.
Ter sido honesta com a opinião dela é a melhor!
Ah! E gostei que voce citou sobre como o autor muda o estilo de escrever
Beijos ✿

Oi, tudo bem?

Data: 22/01/2017 | De: Tamires Marins

Não conhecia esse livro, na verdade nunca nem ouvi falar do autor. Eu até me interesso por política, mas tô fora de ler algo que fale também sobre o comunismo, minha visão política é muito diferente dessa.
Que pena que a leitura teve essas pequenas ressalvas e que não te agradou muito. a mim também não agradaria!

Beijos

~Resenha

Data: 22/01/2017 | De: São Tantas Coisas

Realmente a parte gráfica do livro deixa a desejar. Mas sobre o enredo em si, por ser autobiografico, acredito que seja bem gratificante de ser acompanhado. Afinal as histórias traçadas parecem ser bem interessantes. A sua luta, deve ser bem preciosa de acompanhar.

Resenha

Data: 22/01/2017 | De: Brooke S.

Oi, tenho que confessar que nada nessa obra me atraí. Não conhecia ela até o momento e como não gosto de biografias e muito menos de História, só me faz realmente não ter interesse. E se você que gosta da segunda parte não aproveitou tanto, quem dirá eu... Mas achei legal poder conhecer mais sobre e se o assunto já não me fizesse fugir, 600 páginas com toda a certeza faria! Mas foi bom para saber mais sobre uma obra que até então desconhecia.
Um beijo
www.brookebells.com

Resenha

Data: 22/01/2017 | De: Ana

Definitivamente não é meu tipo de livro, corajoso o ato de iniciar a leitura de uma biografia - não gostando delas - e uma tão grande.
www.belapsicose.com

www.atraentemente.com.br

Data: 21/01/2017 | De: Evandro

Ao contrario de vc, eu gosto bastante de biografia, mas confesso que prefiro as não autorizadas heheh acho mais verídicas. Nesse caso realmente a quantidade de páginas assusta, imagino que realmente deve ter sido um pouco cansativo até pelo teor político envolvido, mas que dependendo da forma desenvolvida pode ser interessante. Vou tentar conferir. Boa dica.

Olá

Data: 21/01/2017 | De: Larissa - Srta. Bookaholic

Oi, tudo bem?
Eu confesso que não sou muito fã de biografias e que não conheço o Eric, logo não fiquei muito animada, sabe? Além disso, são muitas páginas, eu não arriscaria, pois não é uma obra que chamou a minha atenção mesmo. Enfim,dispenso a dica, mas gostei de ler seus comentários.

Beijos :*

www.apenasumvicio.com

Data: 21/01/2017 | De: Andressa

Eu também não gosto de biografias, e saber que o livro é imenso desse jeito também não contribuiu para que eu queira ler, realmente passo a dica, hahaha.
Beijos

Comentário

Data: 20/01/2017 | De: Cat Barbosa

Oii!
Bem, só tenho a concordar com você! Não gosto de biografias, acho-as muito enfadonhas e não tenho paciência nem interesse por lê-las, por isso, não me interessei por essa, me desculpe.
Ademais, devo concordar também que a capa não é instigante, também.
Acredito que biografias são para aqueles que realmente gostam e apreciam o estilo.
Beijos :*

crislane.ba.o@gmail.com

Data: 19/01/2017 | De: Crislane Barbosa

Olá!
Não conheço esse autor. E obras de biografia não me chamam atenção e pela sua resenha, acho que esse livro também não ia me agradar.
Beijão!
https://www.lagarota.com.br/
https://www.asmeninasqueleemlivros.com/

<< 1 | 2 | 3 >>

Novo comentário